sexta-feira, abril 19

Por que você deve investir em um apartamento pronto para morar?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Comprar um imóvel é uma tarefa que requer muito planejamento e pesquisa, pois é um investimento alto que deve ser minuciosamente esquematizado. Dentre as alternativas de compra está a do apartamento pronto para morar, o qual oferece várias vantagens em relação às outras opções, como comprar na planta ou mesmo se manter no aluguel. Além do planejamento financeiro, é necessário refletir sobre o estilo de imóvel mais adequado para você.

Neste post, vamos abordar como é preciso se preparar para a escolha do apartamento e apontar as vantagens dessa opção de compra. Por fim, explicaremos a importância de contar com uma empresa de renome para fazer um bom negócio, encontrando o apartamento ideal para você e para a sua família.

Confira!

Como saber qual é o modelo de compra de imóvel mais adequado?

A resposta para essa pergunta está diretamente ligada ao autoconhecimento sobre o que você e a sua família realmente querem. Antes de comprar um imóvel é preciso saber a real necessidade da compra, quanto tempo podem esperar etc. Por exemplo, para famílias que desejam se mudar logo, comprar um apartamento pronto para morar é uma opção viável e acertada. Condomínios costumam oferecer segurança para famílias, além de várias opções recreativas.

Nesse caso, a compra de imóvel na planta não é aconselhada, pois, além da espera e da incerteza de possíveis atrasos na entrega, é difícil saber como realmente o apartamento será entregue. Ao contrário de comprar o apartamento pronto, que você consegue visualizar o resultado instantaneamente.

Apartamento ou casa, qual é a melhor opção?

Novamente, essa questão se responde após uma análise de seu perfil e da sua família. Nesse momento, o diálogo é fundamental para encontrar a melhor solução para todos os envolvidos. Ambas as alternativas oferecem vantagens e desvantagens. Entretanto, o apartamento tem ganhado cada vez mais espaço como moradia preferida dos brasileiros.

Os fatores são vários, como busca de maior segurança, opções de serviço coletivo e preços mais em conta, em relação ao condomínio de casas fechadas. Os pontos negativos atribuídos aos apartamentos, como a falta de espaço, são problemas que podem ser amenizados com a ocupação adequada dos espaços, de forma funcional e harmônica.

O que é um apartamento pronto para morar?

Ao contrário do imóvel que ainda está na planta e será construído, o apartamento pronto para morar é aquele que ficou pronto recentemente e proporciona ao interessado a possibilidade de visitá-lo antes de efetuar a compra. Isso facilita na escolha, já que o comprador terá uma noção real de como é o imóvel e saber exatamente o que vai adquirir.

Antes de assinar o contrato, o morador pode visitar o apartamento e conhecer seus ambientes, suas estruturas e detalhes. Esse modelo de apartamento conta com uma estrutura mínima para que o interessado possa se mudar. Esses imóveis já têm instalação elétrica e hidráulicas, com revestimentos, janelas e portas.

Quais são as vantagens de comprar um apartamento pronto para morar?

Agora que você já sabe que é necessário refletir sobre as suas próprias necessidades e preferências antes de comprar um imóvel, vamos falar sobre as principais vantagens de comprar um apartamento pronto para morar. Acompanhe!

Investimento de baixo risco

Ao comprar um apartamento pronto, você reduz o risco do seu investimento. Isso se deve, principalmente, ao fato de você conseguir visualizar o imóvel — antes mesmo de fazer a compra — com as visitas in loco, que são muito importantes e devem ser feitas mais de uma vez, quando possível.

Assim, você consegue encontrar alternativas e melhores formas de usufruir o espaço e otimizar o uso deles, aproveitando a iluminação e a ventilação natural, além de montar uma decoração que você e sua família mais se identifiquem. Tudo isso com o auxílio de um profissional experiente.

Mudança imediata

Talvez, a maior vantagem de comprar um apartamento pronto para morar esteja na possibilidade de mudança imediata, sem grandes esperas até a obra finalizar, afinal, o imóvel já se encontra disponível. Assim, comprar um imóvel pronto se torna ainda mais ideal para pessoas e famílias que anseiam por uma mudança rápida para o novo lar.

Previsibilidade orçamentária

A compra de um apartamento pronto dá a vantagem da previsibilidade no orçamento, devido ao investimento de menor risco nessa compra. Essa modalidade apresenta a vantagem de um valor de entrada mais suave para o seu bolso, além da opção de usar parte do FGTS para efetuar a compra.

Como o imóvel já está construído, as surpresas negativas em relação à necessidade de reforma, comum em apartamentos na planta, são mais raros. Para se certificar, é necessário conhecer bem o imóvel, o que nos leva à dica seguinte.

Possibilidade de coleta de informações sobre o imóvel

A coleta de informação sobre o imóvel a ser adquirido é uma das etapas mais importantes do processo de aquisição, seja na modalidade de compra de um apartamento pronto ou de um imóvel na planta. Deve-se optar por escolhas de construtoras e incorporadoras que tenham bom feedback no mercado imobiliário, evitando construtoras pouco conhecidas ou que tenham tidos problemas recentes com seus empreendimentos.

Além disso, faz-se necessário a visita in loco, tanto pelo maior interessado, você e sua família, quanto por profissionais, para averiguar as condições do imóvel. Contar com um bom profissional nessas horas pode fazer com que você se livre de transtornos e prejuízos.

Melhor planejamento da ocupação do imóvel

Como o apartamento já estará plenamente ocupado, você e a sua família terão uma noção completa a respeito do imóvel e de como ocupá-lo e modificá-lo — se for o caso, mudar revestimentos etc. Essas mudanças, nem sempre necessárias, são indicadas para deixar o imóvel com a sua cara e de sua família. Novamente, recomenda-se a contratação de um profissional capacitado para auxiliá-lo nessa etapa.

Quais os cuidados necessários ao comprar um apartamento pronto para morar?

A compra de um imóvel é o investimento da vida da pessoa. Muitos se preparam financeiramente durante anos para realizar esse sonho da casa própria. Isso porque essa é uma transação de alto valor financeiro e qualquer problema pode levar a muita dor de cabeça e transtornos aos envolvidos.

Por isso, alguns cuidados são essenciais antes de assinar o contrato da compra de um apartamento pronto para morar, para evitar situações desagradáveis. Separamos alguns pontos importantes que ajudam a diminuir os riscos de frustrações e aborrecimentos:

  • avalia sua condição financeira e anote os prós e os contras da compra;
  • faça vistoria técnica do imóvel juntamente com um engenheiro civil;
  • analise a documentação do imóvel;
  • escolha uma imobiliária de confiança;
  • estude a localização do imóvel e a segurança da região;
  • leia e avalie com calma o contrato de compra e venda do imóvel;
  • esteja certo que essa será sua melhor escolha.

Comprar um apartamento pronto para morar é uma ótima alternativa, mas é uma decisão que precisa ser tomada com cautela e planejamento. É preciso avaliar as condições gerais do imóvel e colocar tudo no papel, para analisar qual é o momento mais oportuno de fechar negócio.

O apartamento pronto para morar conta com todos os detalhes que podem ser vistos pelo comprador antes da finalização da compra. Por isso, é fundamental visitá-lo e analisar se aqueles ambientes atendem às suas demandas, além de não ter pressa para efetivar a compra.

Como funciona a compra do apartamento pronto para morar?

Comprar um apartamento pronto para morar é, geralmente, a alternativa escolhida por quem não quer se preocupar com a construção do edifício. Além disso, uma das vantagens de adquirir um imóvel pronto é que a mudança pode ser feita quase de imediato.

Contudo, esse tipo de transação é mais burocrática, principalmente por causa dos trâmites de cartório. Por outro lado, toda a documentação que é exigida oferece mais segurança para o negócio. Para comprar um apartamento pronto para morar, o comprador também precisa ter em mãos uma quantidade suficiente para oferecer de entrada.

O restante, cerca de 70% do valor, precisa ser adquirido por meio de financiamento. Como o imóvel já está construído, fica mais simples bancos e instituições financeiras avaliá-lo e liberar o valor solicitado pelo comprador. Depois que toda documentação for entregue e analisada, o contrato é liberado para assinatura e o interessado pode se mudar.

Por que contar com uma empresa especializada para comprar um apartamento pronto para morar?

Como já foi mencionado, algumas vezes, contar com profissionais qualificados é de suma importância na hora de adquirir um imóvel. Engana-se quem pensa que as contratações de profissionais acarretam apenas custos. Na verdade, a contratação de profissionais capacitados reduz a possibilidade de erro, uma vez que eles saberão indicar a alternativa que melhor se encaixa no orçamento e no perfil do comprador.

É válido considerar a contratação de uma empresa especializada para guiá-lo durante esse processo, encaminhando você e sua família ao sonho de um bom lar e resguardando o seu sonho, como auxiliar na contratação de um seguro. Seja como investimento ou para encontrar um novo lar, comprar um apartamento pronto para morar é uma opção bastante válida, que deve ser considerada e analisada com cuidado por você em conjunto com a sua família!

Gostou do post? Que tal entrar em contato conosco e obter mais informações sobre como comprar um apartamento pronto para morar? Temos experiência e profissionais capacitados para ajudar você nessa missão!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.