Vila Madalena

A Vila Madalena, ou também como ela é popularmente conhecida, a Vila Mada, é um dos bairros mais conhecidos da cidade de São Paulo. São diversos bares, galerias, restaurantes, baladas, grafites e lojas que ficam espalhados por suas ruas com nomes um tanto quanto peculiares (como a Rua Aspicuelta, que fora um padre espanhol que viveu por aqui no século 16).

Trata-se de um dos bairros nobres paulistanos e está situado no distrito de Pinheiros, na região Oeste de SP. Quem está acostumado a andar de Metrô, sabe que o final da linha Verde acaba na Vila Mada.

Desde os anos 70 o bairro começou a construir a sua fama de boêmio. Essa fama se deu devido a estadia de estudantes da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Eles moravam lá devido a proximidade do bairro para com as universidades.

Ninguém pode, jamais, reclamar de monotonia por aqui… A Escola de Samba Pérola Negra tem seu barracão firmado nesses solos. Bares e casas noturnas ditam o movimento da noite paulistana. E além disso, o nome do bairro também serviu como título de uma novela da Rede Globo nos anos 90. Apesar de agitado, é um ambiente familiar e muito gostoso de viver.

Moradores ilustres compõe a beleza da Vila Mada, como o escritor Marcelino Freire, o repórter e comediante Felipe Andreoli, o jornalista Rafael Cortez, a cantora Mariana Aydar, o músico Nick Cave e o cozinheiro Olivier Anquier.

Porque morar na Vila Madalena?

Crescendo em sentido oposto, na Vila Madalena você tende a encontrar apartamentos com grandes espaços e por isso que tem sido o destino de muitas famílias paulistanas. Isso sem contar o fácil acesso por transporte público, como pelo Metrô da Linha Verde.

O bairro fica muito bem localizado, perto dos grandes centros e acontecimentos, estando a poucos minutos da Avenida Paulista e vizinho aos bairros Pinheiros e Perdizes.

A Avenida Sumaré é a grande responsável pela tráfego de pessoas que estão o tempo todo indo e vindo do centro e da Zona Norte. Av. Rebouças, Henrique Schaumann e Brigadeiro Faria Lima fazem importantes conexões com os bairros dos Jardins e Itaim, e também são bastantes utilizadas por motoristas da região.

A Ponte Eusébio Matoso e a Ponte Cidade Universitária são as vias de acesso que ligam o bairro com o Morumbi e com o Butantã. Tudo isso sem contar as praças arborizadas e a presença de boas instituições de ensino, públicas e privadas, que estão naquela região, que a valoriza e a destaca das demais opções. Se você é adepto a transportes alternativos, saiba que o bairro contempla uma Ciclovia acionada aos domingos, principalmente. O bairro tem até um grupo de pedal para quem se interessar em levar o esporte mais a sério.

Agora que você conhece todas as vantagens, a Trisul oferece duas opções para você:

O que fazer na Vila Madalena?

Beco do Batman- Vila Madalena/SP
Beco do Batman- Vila Madalena/SP

Cada um dos estabelecimentos que lá se encontram tem uma peculiaridade, um jeito especial de tratar seus visitantes. Por aqui você encontra os botecos com temas clássicos, daqueles que tem azulejo português na parede e que oferece muito futebol, chope bem gelado e caldinho de feijão nos dias mais frios, como o  Filial e o São Cristovão. Se você está buscando algo a mais que isso, divirta-se com a Mercearia São Pedro e o Salve Jorge , sendo que este último dá desconto especial para qualquer pessoa que se chame Jorge.

Como dissemos, por aqui se encontra de tudo! Está afim de uma culinária espanhola e brasileira, mas com todos os trajes e detalhes dos bares brasileiros? Então o seu lugar é a  Casa da Maria Madalena. E só pra completar a informação: O marido de Maria, o Zé, dá origem à balada Zé Presidente, que oferece diversão além da medida, misturando o swing latino com as musicas brasileiras.

E se você é daquelas pessoas que gostam de tudo um pouco, o  Estúdio consegue suprir a sua necessidade, já que ele abrange diversos gêneros musicais! Uma dica super importante: toda a balada está cercada por bares e botecos que possuem o preço acessível… Dá pra fazer o esquenta bem tranqüilo!

O espaço cultural da Vila Madalena

É importante ressaltar que a Vila Mada é um reduto intelectual. Assim sendo, há sempre boas pedidas para quem curte um bom livro, como a Livraria da Vila. Separe alguns bons minutos para desfrutar as prateleiras sem fim e desfrute de um delicioso café no final da loja.

Feira Omaguás recebe esse nome devido a praça que ela está instalada. Ela é destinada a exposição de trabalhos originais feitos à mão de artesões qualificados. Essa feira acontece todos os domingos.

Galerias de Arte e Ateliês dão o toque de requinte e bem estar à Vila Mada. O Beco do Batman é parada obrigatória! Ele está localizado perto da curta Rua Gonçalo Afonso. É uma viela estreita cheia de pedrarias em paralelepípedo que esconde uma belíssima exposição a céu aberto de grafite onde seus muros, em ambos os lados, estão com coberturas de grafite bem coloridas e adornadas.

Ainda nesse sentido, a A Sétima reúne diversos artistas de rua e expõe suas artes num mesmo local, como um grande coletivo de arte urbana onde esses podem vender seus trabalhos, inclusive, além de ganhar conhecimento popular.

A Vila Madalena é uma típica cidade paulistana
A Vila Madalena é uma típica cidade paulistana

Você não poderá deixar de conhecer a Feira da Praça Benedito Calixto, que está localizada no trecho em que a Vila Madalena e Pinheiros acabam se confundindo. Lá você irá encontrar de tudo um pouco: antiguidades, objetos inusitados (como um binóculo antigo), coleção de discos (LPs), livros, roupas… É considerada uma das Feiras mais bonita da cidade.

E já que você está por aqui, que tal almoçar no Consulado Mineiro? Para animar o tempo de espera, pode pedir uma caipirinha e ouvir uma roda de choro que é feita no meio da praça, para animar os visitantes.

E já que estamos falando de comida, o que não lhe faltará são boas opções gastronômicas. Algumas delas estão misturadas a uma loja de decoração refinada, como a Lá da Venda ou então, o coletivo Armazém da Cidade que oferece tudo junto e misturado: roupas, acessórios, culinária e tudo mais! A união desses conceitos dá à Vila Madalena uma personalidade única e incomparável.

Se você é um amante de vinhos, com toda a certeza, a Oficina da Pizza é parada obrigatória! Ela possui uma extensa carta de vinhos, sem contar a decoração do local. E claro, a pizza, que é considerada uma das melhores fatias da região. Sem contar toda a variedade que você só encontra aqui: restaurantes italianos, franceses, vegetarianos, docerias, sorveterias e foodtrucks que estão sempre passando por essas vielas.

Se você é uma daquelas pessoas que adoram comprar, aqui você encontra diversas opções de investimento, desde à marca carioca Farm que vem com uma loja toda conceitual e sustentável, até o atelier Machado que possui os melhores itens de papelaria que seus olhos já viram. Se deseja redecorar a sua casa, por exemplo, o  Estúdio Paulo Alves está pronto para te receber com dicas incríveis e ideias sensacionais!

Conheça um pouco mais sobre a Vila Madalena:

Saiba como chegar

Apartamentos próximos a esse

Origem Vila Madalena -
2 e 3 dorms

Rua João Moura , 2300 - Vila Madalena - São Paulo

Data prevista de entrega: FEV/19

Poesia Vila Madalena -
2 e 3 dorms

Rua João Moura, 2370 - Vila Madalena - São Paulo

Data prevista de entrega: Março/2020