tamanho ideal de apartamento

O que considerar na hora de escolher o tamanho ideal de apartamento

Comprar um imóvel é uma decisão que pode gerar uma série de dúvidas. Uma das principais é com relação ao tamanho ideal de apartamento. Afinal, é muito importante ter atenção quanto às medidas para que o investimento seja vantajoso e para que você e sua família possam viver com conforto.

Porém, quais fatores considerar para acertar na hora da escolha? Em primeiro lugar, avalie o orçamento familiar, pois quanto maior for o apartamento, possivelmente mais caro ele será. Depois disso, pondere sobre o preço do imóvel e lembre-se de que uma boa localização também pode encarecê-lo.

Feito isso, quem busca ter o melhor custo-benefício ainda deve colocar na balança alguns pontos. A seguir, vamos mostrar os mais importantes. Antes de fechar o negócio, acompanhe o nosso post!

Tamanho da família

Para escolher corretamente o tamanho ideal de apartamento, considere a quantidade de pessoas que viverão juntas. Se você mora com o parceiro, um imóvel com um quarto, por exemplo, pode ser suficiente.

Para quem prefere um lugar compacto e prático, uma boa opção é um estúdio, que tem em média 30 m². Outro modelo interessante para apenas duas pessoas é o loft, pois ele tem cômodos integrados e uma área acima de 50 m².

Por outro lado, quem pretende ter filhos no futuro precisa levar em conta que local deve ter um espaço adequado para ao menos 3 integrantes. Nesse caso, o ideal é optar por apartamentos que ofereçam ao menos dois dormitórios.

Assim, o casal poderá preservar a intimidade ao reservar uma área apenas para eles. Ao mesmo tempo, a criança terá um lugar próprio para se desenvolver e brincar.

Estilo de vida dos moradores

O estilo de vida dos moradores é outro item essencial a ser considerado para determinar o espaço ideal do apartamento. Você e seu parceiro são mais caseiros e gostam de receber os amigos e familiares na própria casa? Então, invista em um imóvel que tenha uma sala mais espaçosa ou um terraço aconchegante.

Agora, para pessoas que têm uma rotina muito intensa e viajam muito para trabalhar, talvez um apartamento pequeno seja a melhor opção. O mesmo vale para quem passa muitas horas fora de casa, prioriza viagens de lazer ou não quer ter muito trabalho com a manutenção da moradia, tanto com relação às reformas quanto à limpeza.

Espaço para animais de estimação

Você tem ou planeja ter um animal de estimação? Então, a escolha do tamanho ideal de apartamento também dependerá do espaço reservado para ele. Primeiramente, verifique se o condomínio tem algum tipo de restrição aos pets.

Já na parte de dentro do imóvel, procure observar se existem locais mais ventilados e com boa incidência de luz solar — como área de serviço — para que os animais se sintam mais confortáveis.

Além disso, se a sua ideia é ter um cão, existem diversas raças que são as mais indicadas para apartamento, pois elas se adaptam melhor em espaços mais fechados.

Infraestrutura do condomínio

Além do tamanho da família, estilo de vida e dos animais de estimação, também é fundamental considerar a infraestrutura do condomínio, pois as áreas de uso comum são como uma extensão do espaço do seu imóvel.

Obviamente, todos os moradores deverão seguir regras para o bom uso delas. Com isso em mente, é fato que um apartamento novo em um condomínio com diversas opções de lazer facilitará muito a sua vida.

Muitos deles têm academia para que os moradores possam praticar exercícios físicos ou até disponibilizam serviço de lavanderia, entre outras regalias. Área gourmet, salão de festa, quadra esportiva, piscina, espaço pet e playground para crianças são algumas das opções.

Espaço para trabalho

Com as mudanças do mercado de trabalho e as possibilidades proporcionadas pela tecnologia, muitas pessoas já trabalham em casa, especialmente aquelas que atuam nas áreas de comunicação e marketing.

Assim, se deseja ou acredita que poderá trabalhar home office, leve em conta o espaço que será utilizado para o escritório antes de determinar qual é o tamanho ideal de apartamento para você. Dependendo do tipo de serviço que fará, será necessário um local com mais privacidade, além de silencioso.

Entretanto, use a imaginação se não for possível reservar um cômodo só para isso. É possível, por exemplo, montar um escritório na varanda. Além de ser ao ar livre, a vista é uma das vantagens dessa ideia.

Móveis necessários e decoração

Pode até parecer secundário, mas na verdade não é: antes de escolher o tamanho do apartamento, verifique quais móveis serão necessários e o tipo de decoração. Avalie, por exemplo, se os armários, o sofá, a mesa, a cama, a geladeira e o fogão cabem no espaço.

Dependendo da situação, será preciso abrir mão de alguns itens ou investir em móveis planejados, especialmente para apartamentos menores.

Período de uso do apartamento

Finalmente, o último ponto é com relação ao período em que o apartamento será utilizado. Como dito no início, um imóvel maior costuma ser mais caro e pode demandar uma manutenção muito grande.

Portanto, antes de financiar ou usar o FGTS para a compra da casa própria, pondere sobre quais são os planos para o futuro. Antigamente era comum passar anos morando no mesmo lugar, mas agora muitos casais jovens mudam com bastante frequência, principalmente por conta do trabalho ou devido à chegada dos filhos.

Por esse motivo, um imóvel com espaço menor pode ser uma boa alternativa para quem pretende passar poucos anos nele. Por outro lado, se as condições profissionais e pessoais estiverem mais estáveis, um local maior poderá ser a melhor escolha.

Como última dica, lembre-se de pensar e repensar quantas vezes for necessário antes de tomar uma decisão. Caso precise de ajuda, procure uma orientação especializada e que ofereça um atendimento personalizado. Dessa forma, o cliente conseguirá realizar o próprio sonho de viver bem.

E aí, gostou de conhecer os fatores que podem ajudar você a definir o tamanho ideal de apartamento? Então, continue com a gente e descubra por que investir em um imóvel pronto para morar! Até breve!

Powered by Rock Convert