sábado, setembro 25

Fique por dentro das principais tendências de decoração para o segundo semestre de 2021

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Conhecer as principais tendências de decoração é essencial para quem investe em imóveis. Afinal, ao decorar a casa ou apartamento de acordo com o que é mais moderno no mercado, você se coloca em uma posição de encantar o público, aumentando seu interesse. O resultado é uma venda mais rápida ou até mesmo mais lucro, pela percepção de que o imóvel é mais valioso.

Então, se esses são seus objetivos, continue lendo este post até o fim. Separamos as principais tendências de decoração para o segundo semestre de 2021, que ajudarão você a decorar ainda melhor seu imóvel para otimizar as vendas.

Cores marcantes estão entre as tendências de decoração

As cores sempre são um dos maiores elementos decorativos e, todos os anos, a Pantone define uma para representar o tom do ano, além de outras cores que estarão muito na moda. Em 2021, foram escolhidas duas cores, o cinza ultimate gray e o amarelo illuminating. A escolha é uma resposta ao ano conturbado que foi 2020, por conta da pandemia, combinando a sensação de resistência do cinza com a esperança refletida no amarelo.

Como o amarelo é bem vibrante, é uma ótima opção para dar um toque de cor ao ambiente, com uma única parede ou apenas uma parte específica, nessa cor. Para algo ainda mais simples, pode ser refletida em quadros ou outros elementos decorativos. Outra opção é seguir com uma decoração neutra.

Elementos naturais

A conexão com a natureza é um grande tema para as tendências de decoração no segundo semestre de 2021. Plantas dentro de casa são um ótimo lugar para começar, especialmente com formatos alternativos como terrários ou hortas verticais. Porém, os elementos podem ir além disso, com ripas de madeira que ajudam a destacar o cômodo, além de pedras e palha para complementar a decoração.

Outro forte elemento é a luz natural, muito impactada pela quarentena, já que o isolamento limitou nossa exposição a ela, pelo tempo que passamos em casa. O ideal é ter cortinas e persianas bem leves, além de janelas amplas, que permitam a iluminação dentro da casa. Contudo, é preciso lembrar que as cortinas devem trazer privacidade e a possibilidade de fechá-las bem para o sol não acordar os moradores.

O tropical é uma sub tendência de decoração dessa busca pelo natural, especialmente em um país como o Brasil. Folhas, flores e cores vivas que remetem a esse aspecto da natureza estarão em alta, tanto em estampas de móveis como nos próprios papéis de parede.

Luz neon, metais e formas geométricas

Um contraponto a esse movimento mais natural são elementos bem modernos de decoração, como a luz neon. A ideia é deixar o ambiente mais leve e divertido, com luminárias de cabeceira, letreiros e realçando móveis.

Outro elemento interessante é o metal, presente nos móveis e em objetos específicos, destacado por permitir bastante criatividade. Por fim, as formas geométricas também contribuem para uma tendência moderna. Dependendo do tamanho do apartamento, pode ser combinada com a tendência minimalista.

Automação e imóveis inteligentes

A tecnologia é mais uma forma de encantar o público e uma das características cada vez mais procuradas. Ter uma casa preparada para receber os mais diversos dispositivos, com o uso de tomadas inteligentes, por exemplo, é uma grande tendência. Isso também impacta a decoração, substituindo as lâmpadas tradicionais por uma iluminação inteligente, que pode ser controlada e se adaptar à necessidade do momento específico.

Conforto e funcionalidade

Essa tendência é uma combinação de duas características dos imóveis que ficaram ainda mais evidentes por conta da pandemia. É claro que as pessoas sempre quiseram morar em um ambiente que fosse confortável e funcional, mas elas também nunca passaram tanto tempo em casa como no último ano, o que levou essas características a serem ainda mais consideradas.

A casa deixou de ser o lugar apenas onde as pessoas dormiam, passando a ser o local onde relaxam, trabalham, se exercitam e muito mais, normalmente com cada uma dessas tarefas feitas em um microambiente diferente. Por exemplo, o sofá da sala é o lugar para relaxar, enquanto o canto onde existe a mesa funciona como home office. Então, a ideia é que cada ambiente da casa tenha o seu propósito específico, sendo que a decoração existe para ajudar a alcançá-lo.

Minimalismo

Uma forte tendência de decoração para 2021, o minimalismo é consequência dos comportamentos acima, alinhados com dois outros temas em alta. O primeiro envolve questões como sustentabilidade e as dificuldades econômicas por conta do coronavírus, que indicam que vale mais a pena ter poucos objetos em casa. É por essa tendência que imóveis como studios e flats cresceram de valor no mercado.

Além disso, também existe a questão do conforto que abordamos acima. A ideia é ter espaços mais abertos, com mais facilidade para circular e sem aquela sensação de estar sempre soterrado em muitos objetos. O objetivo passa a ser poucos itens, muito bem confeccionados, se aproximando de uma outra tendência, que são os objetos feitos à mão ou produzidos de forma sustentável. Para complementar, apartamentos personalizados também são tendência.

O minimalismo é uma tendência que corrobora o que foi dito acima. Por exemplo, ao invés de ter bastante objetos de decoração na sala, o objetivo é substituir por um sofá maior e de mais qualidade, com poltronas e almofadas que deixam o ambiente belo, confortável e funcional.

Ambientes integrados

Mais uma tendência que reforça os objetivos acima. Os ambientes integrados trazem mais dinamismo e funcionalidade, passando a sensação de imóveis maiores, melhorando a circulação e também quebrando barreiras visuais, o que facilita a comunicação e deixa as pessoas mais próximas. Por outro lado, também é importante ter espaços para que os moradores possam ficar sós, diminuindo as brigas que acontecem quando todos dividem o mesmo espaço.

As tendências de decoração estão sempre mudando. Felizmente, existem ótimas fontes de inspiração na internet. Além de acompanhar o nosso blog para conhecer as principais novidades, você pode acessar redes sociais como o Pinterest, que reúnem inúmeras imagens sobre o assunto para que você possa se inspirar.

Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a otimizar a sua decoração em 2021!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.