Repasse Imobiliário

Conheça todas as etapas de como financiar seu imóvel

Você sabe o que é repasse financeiro?

É algo bem simples: após a entrega da obra, caso o saldo do valor do imóvel não seja totalmente quitado diretamente com a construtora, esse valor é repassado para um banco, que passa a ser responsável pela quitação do imóvel. O processo de repasse ao banco nada mais é do que obter um financiamento para quitação do imóvel junto à construtora, dando o próprio imóvel como garantia para o banco financiador.

Ao realizar a quitação do imóvel, através de financiamento bancário, a área de Repasse da Trisul entrará em contato com você para lhe auxiliar na realização da quitação do seu imóvel com a construtora junto à um agente financeiro.

O processo de Repasse Imobiliário pode ser realizado através de um Financiamento Bancário ou de um Interveniente Quitante. Confira abaixo como é o passo a passo em cada uma das modalidades.

Financiamento Bancário

Passo 1: Contato Assessoria

A Trisul indicará uma assessoria que irá te contatar para uma apresentação inicial e explicar o processo de financiamento imobiliário. Nesse momento você definirá se irá seguir com o financiamento através do Banco da Obra ou Outra Instituição.

  • Opção 1: Financiamento Bancário com o Banco da Obra
  • Opção 2: Financiamento Bancário com Outro Banco

Passo 2: Documentos

Após escolher a instituição e o financiamento, você terá que fornecer os documentos necessários para a análise financeira do banco escolhido (documentos pessoais, comprovação de renda e outros que se fizerem necessário).

O prazo para a conclusão dessa etapa são de 10 dias úteis.

Passo 3: Análise de Crédito

Após a entrega da documentação pedida pela instituição escolhida e os formulários devidamente preenchidos para a Análise de Crédito, o banco irá informar ao cliente uma das opções abaixo:

  • Crédito Aprovado: pode seguir para o próximo passo do repasse;
  • Crédito Condicionado: você será informado a respeito das exigências e decidirá se prossegue ou retorna ao passo anterior buscando outra instituição;
  • Crédito Reprovado: você deverá retornar ao primeiro passo e escolher outro banco.

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 15 dias úteis.

Passo 4: Análise Jurídica

Para o início desta fase, a obra deverá estar 100% concluída:

  • Habite-se expedido;
  • Matrículas individualizadas pelo cartório responsável e laudo de conclusão emitido pelo agente financeiro da obra;

Após a aprovação de crédito você apresentará os formulários preenchidos e documentos necessários para a Análise Jurídica do imóvel, do vendedor e do comprador.

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 15 dias úteis.

Após a Análise Jurídica, você poderá ser:

  • Aprovado: e seguir para a emissão do contrato.
  • Reprovado: e precisar analisar os motivos que causaram essa reprovação e após isso iniciar as tratativas para uma nova análise. Com isso inicia-se um novo prazo de 10 dias.

Passo 5: Emissão e Assinatura do Contrato

Após a aprovação na Análise Jurídica, o banco irá emitir o contrato em um prazo de aproximadamente 5 dias úteis.

Com a emissão do contrato de financiamento, será agendada a assinatura no escritório da Trisul ou na agência bancária. caso seja exigência desta instituição em um prazo de 5 dias úteis.

Para seguir ao próximo passo, será necessário apresentar o comprovante de pagamento do ITBI e cheque referente às custas cartoriais de registro. Serão conferidos também a “Confissão de Dívida”, “Termo de Acordo” e outros documentos necessários.

O Contrato somente será encaminhado para assinatura dos procuradores após sanadas todas as pendências.

Passo 6: Assinatura Trisul

O contrato só será recebido pela Trisul após a assinatura do cliente, apresentação da Guia de Recolhimento de ITBI devidamente paga e cheque das custas de Registro.

Após o recebimento do contrato pela Trisul, ele é encaminhado aos procuradores para assinatura. Contratos de imóveis a partir de R$ 500 mil deverão ser assinados em conjunto.

Atenção

Com exceção do Banco do Brasil, normalmente o contrato é encaminhado para assinatura já assinado pelo banco, caso contrário, ele deverá ser reencaminhado ao banco antes de ir para registro.

Passo 7: Registro

Após a assinatura da Trisul, o contrato é então enviado ao Cartório de Registro de Imóveis juntamente com o comprovante de pagamento do ITBI para averbação do contrato na Matrícula do Imóvel.

Em aproximadamente 10 dias úteis, o Cartório de Registro de Imóveis devolverá o contrato e a matrícula atualizada.

Interveniente Quitante

O passo a passo do Repasse Imobiliário através de um interveniente quitante é parecido com os passos do processo feito através de um financiamento bancário. Os únicos passos que mudam são os seguintes:

Passo 5: Solicitação do VMD

O cálculo do VMD (Valor Mínimo de Desligamento) é solicitado ao Banco Financiador da Obra. Essa etapa dura aproximadamente 5 dias úteis.

Passo 7: Encaminhamento de contrato

O contrato de financiamento é encaminhado ao banco escolhido pelo cliente para emissão do cheque de Interveniente Quitante (IQ) que será entregue ao Banco Financiador da Obra. Essa etapa dura aproximadamente 5 dias úteis.

Passo 8: Assinatura do IQ

O contrato é encaminhado pelo emissor ao Banco Financiador da Obra para depósito do cheque de interveniência e assinatura dos representantes legais.

Após a assinatura do Banco Financiador da Obra, somente o Banco Emissor pode retirar o contrato. Essa etapa dura aproximadamente 12 dias úteis.

Informação Importante

O vencimento da parcela do financiamento ocorrerá 30 dias após assinatura do contrato, entretanto, a unidade não estará quitada com a Trisul, sendo necessário aguardar o registro do contrato no cartório para obter a liberação do agendamento da entrega das chaves.