quinta-feira, março 28

Será que realmente vale a pena morar em Santos? Descubra!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Morar em Santos, cidade localizada no litoral paulista, significa desfrutar de uma incrível qualidade de vida em meio à natureza, praias e a simplicidade da vida caiçara. E tudo isso ao mesmo tempo em que é possível aproveitar bons serviços, como nas grandes metrópoles. Além do mais, a localização estratégica também permite fácil mobilidade para os principais aeroportos do país, como o de Guarulhos, e acesso rápido a São Paulo.

Ou seja, é uma cidade perfeita para quem quer tranquilidade e qualidade na rotina, mas que também gosta de fazer algo diferente, viajar e viver novas descobertas, seja nas férias ou mesmo aos finais de semana. Santos está a apenas 72 km de São Paulo e é considerada a 5º melhor cidade brasileira no quesito qualidade de vida, de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), uma medição estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

E para quem tem dúvidas sobre as vantagens de se morar em uma das principais cidades do estado de São Paulo, listamos abaixo os principais atrativos de Santos. Confira!

Uma cidade no litoral com características de metrópole

De acordo com o último Censo de 2018, Santos tem uma população de 432.957 habitantes e sua principal atividade econômica está ligada ao seu famoso porto. Os municípios vizinhos da cidade são Santo André, Mogi das Cruzes, Guarujá, Bertioga, Cubatão e São Vicente.

Apesar do dinamismo e intensa atividade econômica por conta não apenas do porto, mas também pelos milhares de turistas que recebe a cada ano, Santos ainda preserva um ar de cidade pacata. Entre alguns de seus principais pontos que atraem tanto turistas quanto os próprios santistas estão as praias, jardins e o charmoso Centro Histórico – que nos faz relembrar o passado histórico cafeeiro que já movimentou muito a cidade.

Quanto à infraestrutura, que atende a cidade com 7 km de praia, podemos destacar o VLT (veículo leve sobre trilhos), considerado um dos principais meios de transportes da cidade e que conecta os passageiros também à São Vicente. Para quem precisa ir ao Guarujá, existem as travessias diárias feitas pelas balsas, com capacidade para veículos também.

Quando a preocupação é educação, morar em Santos não deixa a desejar. Para as crianças e adolescentes, há excelentes opções de escolas como a canadense Maple Bear e o tradicional Colégio Jean Piaget. Já para quem está em busca de Ensino Superior, algumas das possibilidades são a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Universidade Metropolitana de Santos, Universidade Santa Cecília e Universidade Católica de Santos, por exemplo.

Conectada ao principal centro econômico do país

A distância entre Santos e a cidade de São Paulo são apenas 72 km, o que facilita muito a vida de profissionais e empresários que precisam resolver assuntos de trabalho na capital financeira do país. O acesso rodoviário à São Paulo se dá pelo Sistema Anchieta ou pela Imigrantes.

Já para quem precisa ir para as cidades do litoral sul do estado de São Paulo, o acesso pode ser feito pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, Ponte do Mar Pequeno ou Ponte Pênsil. E para chegar ao litoral norte também há várias opções, como a balsa e a Via Prestes Maia.

Considerada uma das cidades mais prósperas do Brasil

De acordo com resultados dos últimos levantamentos divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Santos está entre os 50 municípios brasileiros com os maiores rendimentos do país. A cidade tem um PIB (Produto Interno bruto) de R$21,9 bilhões, com um PIB per capita de R$50,5 mil, ou seja, a riqueza dividida entre o número de habitantes.

Os principais geradores de receitas de Santos são o turismo combinado com serviços em geral. Além disso, o porto também tem papel importante por ser o principal fator que contribui para a economia da cidade, já que é a principal porta de entrada e saída de mercadorias do Brasil. Até mesmo por esse motivo é que Santos é considerada uma das cidades que mais arrecadam impostos no estado de São Paulo.

Múltiplos espaços de lazer e contato com a natureza

Já que o turismo movimenta tanto a cidade, é claro que não poderiam faltar excelentes opções de lazer, tanto para os turistas quanto os moradores de Santos. Entre algumas das principais praias dos seus 7 km de litoral, podemos destacar a praia do José Menino, praia do Gonzaga e praia do Embaré. Aliás, vale saber ainda que a cidade é um dos principais terminais de cruzeiros do país.

O ecoturismo também é bastante forte na região, ainda mais porque boa parte da natureza de Santos é bem preservada. O que significa que você pode desfrutar de cachoeiras e rios com águas cristalinas. As ciclovias também são excelentes e, para quem ama pedalar, são 47,1 km de malha cicloviária.

Inúmeras opções culturais e esportivas

Para quem gosta de passeios mais culturais, Santos é um prato cheio para descobrir mais sobre momentos importantes do estado de São Paulo, como o auge das fazendas cafeeiras. Entre alguns dos principais atrativos culturais, podemos listar:

  • Museu do Café;
  • Museu de Pesca;
  • Pinacoteca Benedicto Calixto;
  • Museu do Mar;
  • Museu Marítimo;
  • Casa do Trem Bélico.

A vocação esportiva de Santos é conhecida nacional e internacionalmente, afinal, foi na cidade que se formou Pelé, o maior ídolo do futebol mundial. Graças ao time do Santos, a cidade continua revelando talentos reconhecidos internacionalmente, como Robinho, Ganso e Neymar.

Além disso, a cidade mantém vários centros esportivos públicos e privados para a prática das mais variadas modalidades, como natação, atletismo e futsal. Isso sem contar as práticas ao ar livre como canoagem, triátlon e surf.

Gastronomia para todos os gostos

Por ser uma cidade movimentada, Santos oferece opções gastronômicas para todos os gostos. Claro que, por estar no litoral, um dos principais atrativos da cozinha local são os peixes e frutos do mar. Um ótimo restaurante para provar essas iguarias é o Madê Cozinha Autoral, inclusive, com a cozinha comandada por um ex-participante do programa Masterchef.

Para quem curte uma gastronomia mais sofisticada, a dica e o restaurante Elo, que serve pratos nacionais e internacionais, mas sempre com um toque elegante em um ambiente bem requintado. Já para quem procura diferentes experiências e não tem medo de provar comidas de diferentes lugares, aproveite para conhecer a rua Tolentino Filgueiras, onde você encontra de tudo para os mais variados paladares, como cantina italiana, comida japonesa, iguarias mexicanas, hamburguerias, bares, entre muitos outros.

Não há como negar que Santos é uma cidade completa, com toda a conveniência que seus moradores precisam. Opções de lazer não faltam, natureza e atividades ao ar livre são alguns dos seus atrativos, facilidade para chegar a outros pontos importantes do país não podem deixar de ser destacados. O desenvolvimento econômico e social também tem uma das melhores taxas do país. Ou seja, não faltam bons motivos para você considerar morar em Santos!

E se você gostou deste conteúdo sobre morar em Santos, aproveite e entre em contato conosco para conhecer nossas opções imobiliárias que temos na cidade!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.