bairro vila clementino

Por que morar no bairro Vila Clementino?

Assim como outras megalópoles, a cidade de São Paulo tem alguns bairros com a localização privilegiada. A zona sul, por exemplo, é uma região bem extensa, com mais de 600 km², onde se localizam os bairros Vila Clementino, Vila Mariana, Alto da Boa Vista, Brooklin, Interlagos, Morumbi e tantos outros.

É interessante destacar que essa região foi considerada a melhor para se residir, de acordo com 32% dos paulistanos. Deve-se levar em consideração que a zona sul fornece um acesso mais fácil aos pontos mais importantes da cidade, trazendo maior mobilidade e evitando que as pessoas percam muito tempo no trânsito.

O bairro Vila Clementino, pertencente ao distrito da Vila Mariana, é considerado uma das regiões nobres da cidade, sendo cercado por comércios, centros hospitalares e associações de saúde, entre outros estabelecimentos.

Nos últimos anos, a gama de investimentos nesse bairro aumentou consideravelmente, atraindo novos moradores.

Ficou interessado? Conhece esse bairro? Não? Então leia este artigo e descubra por que morar no bairro Vila Clementino é uma boa opção.

Qual é a história do bairro Vila Clementino?

Não podemos explicar por que morar no bairro Vila Clementino se não abordarmos a sua história. Ao contrário da maioria dos bairros paulistanos que nasceram ao redor de igrejas, a Vila Clementino nasceu em torno do Matadouro Municipal.

Esse matadouro foi instalado na região por volta de 1887, permanecendo no mesmo local por 40 anos. Assim, houve um incentivo para o povoamento da região, o que favoreceu a chegada das oficinas de Ferro Carril e da Fábrica de Fósforos, assim como a escola pública de Dona Maria Petit.

No ano de 1892, José Antônio Coelho comprou a região denominada “Chácara da Boa Vista” e a loteou, abrindo ruas e vilas. O nome oficial dado pelo comprador foi Vila Clementino, buscando homenagear o Dr. Clementino de Souza e Castro, que foi Promotor Público, Juiz, Ministro do Tribunal de Justiça de São Paulo e Presidente do Conselho da Intendência da Cidade de São Paulo (que equivale ao cargo de prefeito).

O matadouro funcionava no local onde é a Cinemateca Brasileira, que continha um amplo acervo de livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. Porém, em fevereiro de 2016, um incêndio tomou conta do prédio, queimando inúmeros arquivos que faziam parte da história audiovisual de nosso país. Ao que tudo indica, a causa foi uma autocombustão, uma vez que os rolos de filme continham materiais altamente inflamáveis.

Quais são as principais vantagens em morar nesse bairro?

Como já destacado, a região sul de São Paulo apresenta alguns atrativos para os residentes. Obviamente, algumas características variam conforme as características das pessoas, como a preferência por um lugar mais calmo ou mais agitado.

Contudo, buscamos reunir as principais vantagens em escolher o bairro Vila Clementino. Veja:

Localização

O bairro Vila Clementino está localizado a apenas 2 km do Parque Ibirapuera, o que facilita com que seus moradores se tornem visitantes frequentes. O maior benefício de ser vizinho do parque se dá em termos de qualidade de vida.

Passear com seu cachorro tranquilamente, levar seus filhos para andar de bicicleta e correr todos os dias antes do trabalho são hábitos saudáveis e fundamentais para você e toda sua família.

Essa região também é conhecida por abrigar os hospitais mais importantes da cidade, como o Hospital São Camilo, o Instituto Dante Pazzanese, o HCor e o Hospital São Paulo, referência no tratamento de inúmeras doenças.

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um dos principais aspectos avaliados pelos paulistanos e por quem frequenta a cidade. Morar longe do local de trabalho ou distante das principais avenidas da cidade é sinônimo de horas e horas de trânsito.

Nesse ponto, o bairro Vila Clementino está em uma das melhores localizações. A região fornece acesso fácil por grandes avenidas, como a Marginal Pinheiros, a Av. dos Bandeirantes e a Av. Vinte e Três de Maio.

Em termos de transporte público, podemos destacar inúmeras linhas que circulam na região 24 horas por dia. Além disso, as linhas 1 — azul (estações Santa Cruz, Saúde e Jabaquara), 2 — verde (estações Ana Rosa e Paraíso), 5 — lilás do metrô e 9 — esmeralda (estações Santo Amaro e Morumbi) são próximas a esse bairro.

Não podemos deixar de mencionar a expansão da linha 5 do metrô, que dará origem à estação Hospital São Paulo, com entrega prevista para os próximos meses.

Então, se o transporte público é uma realidade para você ou se será uma alternativa para seus filhos, Vila Clementino é um excelente local para escolher sua moradia.

Cultura

O bairro Vila Clementino também apresenta opções interessantes em termos de cultura. O Teatro Popular João Caetano, a Cinemateca e o MAC são os principais atrativos do bairro.

Além desses, há o Sesc Vila Mariana, que sempre conta com um programa cultural à disposição. O ambiente é dividido em auditório, piscina, quadras de esporte e um teatro. Vale a pena conferir.

Comércio e serviços

Os comércios e serviços não poderiam ficar de fora, não é mesmo? A região se localiza a apenas 8 km da Av. Paulista e a 7 km da feira da Liberdade, que estão entre os principais centros da capital paulista.

Quando o assunto é barzinho, a Vila Mariana é o centro das atenções. A região está repleta de bares e conta com alguns dos restaurantes mais tradicionais da cidade, como a unidade matriz da pizzaria 1900.

Escolas também fazem parte do bairro Vila Clementino. O Colégio Marista Arquidiocesano, que é uma das instituições mais tradicionais da cidade, se localiza na Vila Mariana. O Colégio Anglo-Brasileiro, outra excelente escola, também está lá.

Já em termos de faculdades, podemos destacar a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Como é a valorização dos imóveis no bairro?

Por fim, mas não menos importante, precisamos dar ênfase para a valorização dos imóveis no bairro Vila Clementino. Como destacamos no início deste texto, a região sul de São Paulo vem recebendo muitos investimentos, o que a torna bastante procurada.

Essa região já é conhecida por abrigar a maior parte dos bairros de alto padrão. É válido destacar que esse território funciona com um grande eixo de desenvolvimento, no qual a renda da população residente é suficiente para atrair infraestrutura, serviços, comércios e edifícios corporativos.

É importante lembrarmos que a inauguração das novas linhas de metrô e os demais investimentos da região farão os imóveis valorizar ainda mais. Então não perca tempo e garanta já a sua unidade.

Comprar uma residência no bairro Vila Clementino é um investimento de muitos anos. A região oferece toda a infraestrutura necessária para os dias de hoje e para o futuro, quando seus filhos crescerem e se tornarem adultos. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações que disponibilizamos sobre o bairro Vila Clementino? Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com nossos consultores. Eles estão preparados para ajudar. Não perca essa oportunidade!

035_007_CRM_EMAILMKT_BANNERS_EBOOK_600x150