sexta-feira, março 29

Saiba identificar e avaliar a qualidade construtiva entre imóveis

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você está procurando um imóvel para comprar? Há um item que não costuma ser observado pelas pessoas nessa hora — muitas vezes, por conta do encantamento com a nova fase de vida, ou por pura falta de conhecimento mesmo. Estamos falando da qualidade construtiva.

Trata-se de algo que pode parecer muito sutil na hora da escolha, mas capaz de influenciar na valorização do imóvel e nos gastos com reparos no futuro. Isso é válido, principalmente, se você for comprar um apartamento pronto para morar! Então, está interessado?

Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o que é a qualidade construtiva e como alguém que não tem formação em engenharia, por exemplo, pode fazer esse tipo de análise ao visitar imóveis. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto antes de fechar negócio!

O que é qualidade construtiva?

O que determina se um imóvel tem alto padrão? Quais são os pontos que fazem com que ele mantenha ou aumente a sua valorização no mercado por muitos anos? Há muitos fatores que determinam essas respostas, como localização, tamanho, iluminação natural, ventilação, entre outros. E é justamente isso que compõe a qualidade construtiva.

Em outras palavras, ela é os atributos de uma obra que fazem com que o imóvel ofereça segurança, qualidade, durabilidade e conforto ao seu proprietário. Isso inclui, por exemplo, a espessura das paredes, seu isolamento térmico ou acústico, infraestruturas elétrica e hidráulica modernas e em perfeito estado etc.

O que contribui para essa percepção ao visitar um imóvel?

Como dissemos, a qualidade construtiva pode ser enxergada em detalhes que, muitas vezes, no passam despercebidos. Afinal, são poucos os que têm conhecimento técnico para checar informações mais precisas sobre um apartamento ou uma casa. Além disso, a hora da compra é também um momento emocional.

Em resumo, o imóvel não deve apenas ser bonito ou espaçoso: deve ser bem construído e oferecer, sobretudo, conforto, segurança e durabilidade em seus materiais escolhidos. Vejamos, a seguir, o que você pode avaliar na hora da aquisição para atestar a qualidade construtiva de um apartamento ou casa:

Qualidade dos materiais empregados

Observe se foram usados pisos cerâmicos ou porcelanatos e verifique a qualidade dos revestimentos cerâmicos, das louças e dos metais sanitários.

Outro ponto a ser checado são os interruptores e tomadas. É preciso saber se eles estão bem instalados, se a sua quantidade é suficiente em cada cômodo e se o material utilizado é durável. Portas e ferragens também fazem parte desse conjunto.

Qualidade da execução dos acabamentos

Não só o tipo de material dos pisos cerâmicos, azulejos e porcelanatos deve ser analisado ao se entrar em cada cômodo do imóvel. Também é preciso verificar se a sua aplicação foi bem-feita, se eles estão bem alinhados e nivelados e se os rejuntes estão bem uniformes.

Louças e metais devem estar bem fixados, limpos e rejuntados na posição correta. Já os interruptores e tomadas precisam estar nivelados e aprumados, com seus espelhos ajustados. Por fim, o acabamento da pintura deve ser uniforme e ter uma boa cobertura.

Aspectos técnicos e normas atendidas

Você pode pensar que essas questões só poderiam ser bem analisadas por um profissional técnico. Mas há alguns fatores que você mesmo pode avaliar:

  • caixilhos ajustados e bem vedados, com funcionamento e fechamento correto;
  • declividade de pisos de áreas molhadas corretamente executados, com bom escoamento para os ralos;
  • posicionamento de pontos hidráulicos conforme projeto, permitindo instalação de eletrodomésticos como aquecedores, máquinas de lavar, fogões e geladeiras, por exemplo.

Na verdade, a qualidade construtiva pode ser avaliada por qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico. Basta observar os detalhes do imóvel na hora de escolher um para a compra. E agora, seguindo as informações passadas neste artigo, você certamente será capaz de tomar uma decisão mais segura para o seu investimento!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e ajude os seus amigos que também estão à procura do imóvel perfeito para investir!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.