financiamento imobiliário

12 Dicas Para Financiar seu Apartamento pela Caixa ou Outros Bancos

Quem quer comprar um imóvel e não tem toda a quantia necessária certamente se depara com uma série de dúvidas: como financiar meu apartamento? Quem tem empréstimo consignado pode financiar um imóvel? Quanto tempo demora para a Caixa aprovar um financiamento? Qual é o melhor banco para aprovar um imóvel?

Por isso, reunimos algumas dicas que podem ser fundamentais para valorizar sua conquista:

1. Escolha do Imóvel

Você não precisa escolher o imóvel para depois ir atrás do financiamento: conseguindo a aprovação de um financiamento na faixa de preço desejada, você recebe uma “carta de crédito” do banco, que servirá como garantia para fechar o negócio.

2. Escolha do banco

Na hora de escolher com quem financiar, compare taxas de juros, condições de pagamento, duração do contrato e a quantia do valor financiado. Não deixe de conversar com gerentes dos bancos. A Trisul auxilia você nesse momento, nosso setor de Carteira presta toda a assistência necessária para agilizar esse processo.

3. Documentos necessários

Os documentos necessários para o financiamento são: RG e CPF (originais e cópias), comprovantes de estado civil e renda, declaração completa de imposto de renda ou Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos feita por contador (para autônomos).

4. Aprovação do financiamento

Na hora de comprovar a renda, atenção! Outras dívidas, como o financiamento de um carro, por exemplo, entram no cálculo e podem complicar a aprovação do crédito.

5. Dicas para facilitar a aprovação do financiamento

Abra uma conta no banco em que vai financiar o imóvel. Deposite todo seu dinheiro no banco. O saldo ajudará a comprovar a renda necessária. E se estiver com o nome sujo, procure negociar suas dívidas antes de tentar o financiamento.

6. Quanto tempo demora para a Caixa aprovar um financiamento?

Muitos fatores influem no prazo para aprovação de um financiamento pela Caixa Econômica Federal: se a agência tem muitos funcionários,  se há problemas na documentação do imóvel ou das partes envolvidas, o tipo de financiamento escolhido (quando utiliza FGTS pode levar mais tempo, pois a aprovação não  depende apenas da agência). Em média, o financiamento é aprovado entre 40 e 60 dias, mas há casos de mais de 100 dias de espera. E lembre-se, nem sempre a Caixa oferece as melhores condições.

7. Uso do FGTS

Quem pode usar o FGTS no financiamento? A renda familiar máxima varia de acordo com a região do País e o limite de valor de imóvel também. Com o FGTS  você pode financiar até 90% do valor do imóvel e pagar em até 35 anos. Mas atenção, o saldo do fundo só pode ser liberado quando o imóvel está pronto para morar. Tire suas dúvidas com nossos corretores online.

8. Condições de financiamento com FGTS

Para utilizar o fundo na compra de um imóvel, você precisa ter pelo menos três anos de trabalho contribuindo com o FGTS; não ter outro financiamento no Sistema Financeiro de Habitação. Não possuir outro imóvel residencial na região onde mora, trabalha e/ou quer comprar o novo. Morar ou trabalhar há mais de um ano na cidade do imóvel que você pretende comprar.

9. Quem tem empréstimo consignado pode financiar imóvel?

Sim, pode. Mas precisa levar em consideração que para seu financiamento ser aprovado, sua renda líquida é avaliada para a liberação do crédito e descontos feitos diretamente no seu contracheque podem dificultar a aprovação.

10. Qual é o sistema de prestações mais vantajoso?

O sistema decrescente (SAC – Sistema de Amortização Constante) é melhor do que o de parcelas fixas, Tabela Price, pois o custo total é menor. A diferença entre os dois sistemas pode chegar a 15% do valor a pagar ao banco. Ambos têm correção pela TR, mas como o SAC tem parcelas iniciais maiores, a amortização é mais rápida.

11. É possível incluir taxas e impostos no financiamento?

As pessoas costumam esquecer que há outros pagamentos além da entrada: impostos, taxas e despesas contratuais que, somadas, chegam a 3% do valor do imóvel. Estes gastos podem ser incluídos no financiamento, caso o contrato não esteja no limite do valor máximo de sua renda mensal.

12. Preste atenção em todas as opções oferecidas antes de decidir

O investimento é alto e pode se tornar ainda mais caro, por isso, pense com calma em todas as opções oferecidas por bancos ou corretores antes de tomar a decisão. Leve em consideração a soma do valor total das prestações. Qualquer diferença entre as propostas pode deixar seu financiamento até 30% mais caro.

Tem outras dúvidas? No site da Trisul você encontra um passo a passo com todas as etapas da compra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *