fatores que influenciam no preço do imóvel

Quais são os fatores que influenciam no preço do imóvel? Saiba já!

Você sabe quais são os principais fatores que influenciam no preço do imóvel? O mercado imobiliário sofre uma série de interferências e, por isso, o valor pode ser diretamente afetado por elas.

A avaliação dessas tendências é feita com muito cuidado por especialistas nesse segmento e deve ser consultada na hora de comprar um imóvel próprio.

Entender quais são essas influências é fundamental para que você tome uma decisão racional na hora de adquirir seu imóvel, baseando-se em informações importantes para saber se está fazendo a escolha certa.

Quer conhecer quais são as principais questões que você deve analisar na hora da compra? Continue lendo este artigo!

Localização

A localização pode ser considerada um dos aspectos mais decisivos na definição do valor do imóvel para os especialistas.

Quanto mais perto de áreas centrais e de bairros nobres, mais alto é o preço do imóvel. Isso ocorre, principalmente, devido à grande procura por esses locais, valorizando a oferta e elevando os valores.

Da mesma forma, casas ou apartamentos em áreas muito afastadas e periféricas, que tenham problemas com a incidência de criminalidade ou que não tenham pavimentação nas ruas e infraestrutura adequada podem sofrer depreciação.

Acabamentos

Se o proprietário do imóvel optar por economizar justamente no acabamento, poderá sentir os efeitos negativos da queda do preço na hora da venda.

Isso porque o acabamento costuma ser uma das partes mais caras de uma obra e sua qualidade influencia diretamente na valorização do local.

Portanto, mesmo que esteja em uma área nobre, com localização privilegiada, se o imóvel tiver sido construído com materiais de menor qualidade, certamente terá seu valor de venda reduzido.

Área de lazer

Com cada vez menos tempo disponível para sair da rotina entre a casa e o trabalho, as pessoas têm procurado morar em locais que ofereçam opções de lazer.

Por isso, se o imóvel tem um quintal grande, churrasqueira, varanda ampla, além de academia e salões para festas, com certeza apresentará um preço mais alto.

As construtoras têm investido cada vez mais na oferta desse tipo de diferencial. Por isso, entre os fatores que influenciam no preço do imóvel estão os que possuem espaço gourmet, piscina, quadras de esportes, área para as crianças, entre outras vantagens.

Comodidades na vizinhança

Ainda nessa linha de pensamento, as pessoas têm procurado se deslocar cada vez menos usando seus carros.

Por isso, se a vizinhança for completa, com estabelecimentos comerciais e de cultura, restaurantes, padarias, farmácias e mercado, o preço do imóvel é maior. Essas facilidades têm influência direta na valorização da área.

Outros diferenciais são: shoppings centers, parques e praças para o lazer, hospitais e consultórios de especialidades.

Idade e conservação do imóvel

Esse fator pode até ser considerado óbvio: se por um lado os imóveis mais antigos podem ser valorizados porque costumam ser mais bem divididos e maiores, por outro lado, acabam perdendo por causa da má conservação das suas dependências.

Assim, se não foi feita manutenção regular no imóvel, certamente ele perderá valor de mercado.

Entre os problemas mais comuns estão: vazamentos, infiltrações, rede elétrica muito antiga e que não suporta as novas tecnologias, etc.

Outras questões que devem ser avaliadas são:

  • segurança;
  • vista;
  • móveis planejados;
  • andar (se for apartamento);
  • face para o sol;
  • vaga na garagem;
  • quantidade de cômodos.

É importante que você fique atento a todos esses fatores que influenciam no preço do imóvel, para que consiga discernir se está pagando um valor justo pelo local escolhido para viver ou investir.

Gostou destas dicas? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que há de mais importante sobre o mercado imobiliário. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

035_007_CRM_EMAILMKT_BANNERS_EBOOK_600x150