Localização do imóvel: como escolher o lugar ideal para morar?

A localização do imóvel é um dos pontos mais importantes analisados pelas pessoas que desejam comprar um. Pode-se dizer, inclusive, que esse é um dos fatores determinantes para se escolher uma casa ou apartamento.

É importante lembrar que o lugar onde moramos terá influência direta em nosso dia a dia e na qualidade de nossa vida. A definição daquilo que é mais importante depende das características e dos gostos pessoais de cada indivíduo, apesar de ser possível encontrar vários pontos em comum na maioria das pessoas.

Algumas pessoas preferem morar perto do trabalho; outras preferem morar em regiões próximas à casa de seus pais. É preciso deixar claro que um grande número de pessoas está optando por apartamentos menores e que sejam mais bem localizados.

Você sabe como escolher o lugar ideal para morar? Não? Então continue a leitura deste artigo e veja a importância da localização do imóvel!

Analise a existência de comércio e serviços

Analisar a região do imóvel e buscar por comércio e serviços pode ser um grande diferencial. Ter uma padaria perto de casa, por exemplo, pode ser sua salvação em um dia que você acordar atrasado, não é mesmo?

A presença de supermercados também deve ser vista com bons olhos. Assim, quando aquela visita inesperada chegar, dá tempo de correr e comprar alguma coisa para cozinhar e recebê-los da melhor maneira possível.

Existem, obviamente, vários outros tipos de estabelecimento que podem ser vantajosos. Morar perto de lugares como farmácias, academias, lojinhas e restaurantes pode ser muito cômodo e prático.

Busque por opções de transporte público

A variedade de opções de transporte público também é um ponto a ser analisado na escolha da localização do imóvel. Ter, nas proximidades da residência, linhas de ônibus que se deslocam para diferentes áreas da cidade é uma vantagem considerável.

Por mais que você tenha uma condição financeira estável e não utilize esse tipo de serviço, é preciso pensar em situações em que eles serão necessários. Se você pretende ter filhos, por exemplo, eles precisarão ir para atividades como a escola, a universidade e o curso de línguas em uma rotina que, possivelmente, não será compatível à sua. Assim, o ônibus e o metrô são alternativas excelentes.

Outra situação que merece destaque se dá quando você for trocar de carro ou ocorrer um sinistro com seu veículo. Nesses casos, você certamente ficará alguns dias sem dirigir e precisará se deslocar para o seu trabalho. Se o seu imóvel se localizar próximo a pontos de transporte público, a falta de carro não será uma grande dor de cabeça, certo?

Procure por mobilidade

É sabido que o trânsito de grandes cidades está cada vez mais caótico. Sendo assim, uma pequena distância de 5 km pode demorar incríveis 50 minutos a ser percorrida. Por causa disso, recomenda-se avaliar as principais rotas da localização do imóvel até os locais que mais frequenta, como seu trabalho, a casa dos seus pais e a faculdade.

Não procure apenas por uma opção, mas sim por diversos caminhos. Essa é a única maneira de garantir que você chegará ao seu destino sem maiores problemas.

Invista na segurança

A segurança é uma das principais preocupações dos dias atuais e analisar esse aspecto na localização do imóvel é fundamental para fazer a melhor escolha possível. Uma informação interessante de ser analisada é o histórico de violência e assaltos nos bairros que você tem interesse. Assim, será possível conhecer um pouco mais sobre a segurança dessa região.

Caso as informações disponibilizadas não sejam satisfatórias, faça uma visita ao local e procure conversar com os moradores, comerciantes e pessoas que frequentem os bairros. Dessa forma, será possível ter uma visão mais clara da região, ajudando nessa definição.

Por fim, mas não menos importante, deve-se procurar por serviços de vigilância, radiopatrulha e até mesmo a presença da Polícia Militar. Apesar de não ser 100% eficiente contra problemas de segurança, a presença desses profissionais inibe a ação de bandidos e malfeitores.

Encontre um local que tenha suas características

Você prefere um local mais tranquilo ou uma região mais badalada? A resposta para essa pergunta depende do estilo de vida e das características das pessoas. Esse fator, obviamente, influenciará — e muito! — na localização do imóvel.

Caso você esteja procurando por um local mais tranquilo, é ideal verificar os hábitos de seus vizinhos e a proximidade do seu imóvel a pontos comerciais. Esses estabelecimentos ficam abertos até tarde? Tem música alta nos arredores? Qual a frequência? E o trânsito, é barulhento e intenso?

Inicialmente, esses aspectos podem não parecer ser tão importantes assim, mas no dia em que você precisar de mais tranquilidade ou quando quiser curtir aquela preguiça do domingo, a localização do imóvel certamente fará a diferença.

Em contrapartida, se você está em busca de um local mais badalado, o ideal é procurar por bairros mais agitados e que sejam movimentados durante o dia e a noite. Bairros com bares e boates são o seu objetivo.

A vida fitness, que tanto está em evidência, também merece o devido destaque. Se você gosta de se exercitar, a escolha de um bairro que tenha praças, parques, ciclovias e outros atrativos podem ser interessantes.

Agora, se você é uma pessoa ligada à cultura e está em busca de aumentar o conhecimento, procure imóveis que se localizem próximo aos museus, cinemas e teatros da cidade. Sempre que um novo filme surgir, uma nova peça for lançada ou um novo artigo chegar, você poderá dar um pulinho e verificar as novidades.

Listamos, ao longo deste artigo, uma série de pontos a ser analisados antes de definir a melhor localização do imóvel. Porém, para facilitar esse processo e contar com informações específicas sobre determinada região, é possível contar com a experiência de profissionais especializados.

A melhor escolha possível é contar com corretores que conheçam profundamente os bairros que você está procurando. Eles certamente terão informações importantes, que não são facilmente encontradas, para definir a localização do imóvel. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre a localização do imóvel que destacamos? Ficou interessado? Então conheça os melhores bairros de São Paulo e veja informações valiosas sobre essas regiões. Não perca tempo!

Powered by Rock Convert