Selo Aqua

Você conhece o selo Aqua? Descubra suas vantagens

A necessidade urgente de manter a preservação do meio ambiente deu a palavra sustentabilidade uma força que, nem sempre, é compreendida ou aplicada por todos.

Mas no segmento da construção civil, cada vez mais ela é usada com propriedade e cobrada pelos donos de imóveis com uma visão mais inovadora. Por isso, importantes certificações vêm sendo criadas para atender a essa demanda com seriedade, como é o caso do Selo Aqua.

As obras que obtêm essa qualificação podem ser realmente diferenciadas de outras que vendem a imagem de sustentabilidade com ações simplificadas, como aquelas que constroem espaços para coleta de lixo seletivo, por exemplo.

O Selo Aqua garante que todo o processo de construção de um empreendimento seja reconhecido pela adequada redução dos impactos gerados por uma obra ao meio ambiente, desde a sua gestão até o resultado final, ou seja, a entrega do imóvel.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Selo Aqua, qual a sua importância e por que você deve estar atento às construtoras que o utilizam para que seu imóvel seja realmente valorizado no futuro. Acompanhe!

O que é o Selo Aqua?

A certificação Aqua, aplicada pela Fundação Vanzolini, foi criada em 2008, e é a primeira norma brasileira para qualificação de obras realmente sustentáveis. Ela abrange quatorze critérios de análise dos edifícios, desde a gestão da sua construção até o funcionamento dele após a entrega, considerando as especificidades locais.

O Selo Aqua é aplicado em empreendimentos habitacionais, edifícios escolares e de escritórios, bairros, loteamentos, construções do setor de hotelaria, lazer e eventos.

Sua base é o PDCA (Plan, Do, Check and Act ou, na tradução literal, planejar, fazer, verificar e agir), um modelo de gestão que promove o controle e a melhoria contínua dos processos de produção.

Por meio dele, a construtora deve seguir um planejamento que contempla o atendimento a metas de sustentabilidade para o edifício. Para receber a certificação, a obra é acompanhada frequentemente, recebendo auditorias independentes. Veja quais são os critérios avaliados, divididos em quatro categorias:

  • Eco-construção — análise do entorno do empreendimento e da sua relação com ele, além da garantia de que há baixo impacto ambiental causado pelo canteiro de obras;
  • Eco-gestão — prevê que a energia, a água e os resíduos são geridos de forma eficiente e permanente, garantindo a preservação do meio ambiente;
  • conforto — exigência de que a obra não tenha desconforto térmico, acústico, olfativo ou visual;
  • saúde — o empreendimento deve, ainda, ter qualidade em seus ambientes relacionadas ao ar, à água e à questão sanitária.

Como funciona o processo de certificação e por que ele é tão importante?

Como mencionado, todas as etapas de construção de um edifício que requer a certificação por meio do Selo Aqua são acompanhadas por auditorias independentes, que fazem a avaliação da conformidade do processo de produção, de acordo com o que foi planejado. Assim, percebe-se que há uma preocupação, inclusive, com o desenvolvimento dos profissionais que atuam no empreendimento.

Todos os prazos, custos, aplicação das metas de sustentabilidade e as soluções implantadas são analisadas e utilizadas para dar base à tomada de decisões, que pode ajudar a melhorar futuros empreendimentos. Essa é, inclusive, uma das propostas de aplicação da metodologia PDCA.

Além de aumentar a eficiência ambiental do edifício, o Selo Aqua se tornou uma ferramenta de norteamento dos rumos que a construção civil deve seguir para garantir a sustentabilidade em seus empreendimentos.

Quais as vantagens de um imóvel certificado com o Selo Aqua?

Já vimos que, para as construtoras, a certificação Aqua é importante para a melhoria contínua dos seus processos e de projetos futuros. Como ela foi criada com adaptação das normas mais importantes e reconhecidas mundialmente à realidade brasileira, atende à legislação vigente e garante mais atenção a questões, como o clima e as fontes de energia usadas em nosso país.

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios de investir em um imóvel com o Selo Aqua:

  • mais qualidade de vida;
  • descarte adequado de resíduos;
  • economia de água e energia;
  • custos menores nas taxas de condomínio, como conservação e manutenção;
  • condições melhores de saúde e conforto aos moradores;
  • desenvolvimento ambiental e socioeconômico da região onde está inserido o empreendimento;
  • valorização financeira do imóvel ao longo do tempo.

Já existem empreendimentos assim em São Paulo?

Com tanta inovação e preocupação com a qualidade e sustentabilidade, você pode estar se perguntando se já há imóveis assim disponíveis no mercado. A resposta é sim! Cada vez mais a questão ambiental e a preocupação com a gestão da qualidade nos canteiros de obras vêm recebendo a atenção das construtoras.

Na capital paulista, a TRISUL tem dois empreendimentos que contemplam tudo isso, e passam pelo processo de certificação com o Selo Aqua. Saiba mais sobre eles abaixo:

Orbit

A poucas quadras da Faria Lima, na Vila Olímpia, considerada um dos maiores polos comerciais de São Paulo, está em construção o residencial Orbit. A torre com apenas 80 unidades, de 95 metros quadrados, fica em uma área de 1.419 metros quadrados, com duas vagas de garagem e armários privativos.

Um dos destaques do projeto, além da certificação ambiental com o Selo Aqua, é a área de lazer. São mais de 13 itens oferecidos, incluindo piscina para adultos e crianças, solário, longe, deck molhado, salão de festas gourmet, quadra recreativa, spa, bicicletário, entre outras vantagens.

Vista Clementino

Na Zona Sul de São Paulo, está quase pronto esse empreendimento situado na Vila Clementino. De um lado, você pode aproveitar todas as atrações e a tranquilidade do Parque Ibirapuera, onde é possível fazer exercícios ou, simplesmente, respirar o ar puro. Perto dali, você encontra escolas, universidades, estações de metrô, restaurantes, supermercados, estabelecimentos de saúde, além de opções culturais e o aeroporto de Congonhas.

O projeto também passa pela certificação com o Selo Aqua e tem todo o seu paisagismo harmonizado com o aço corten, as pedras e o vidro. Entre as comodidades de quem opta por um imóvel nesse empreendimento estão:

  • hall social;
  • salão de jogos;
  • brinquedoteca;
  • playground;
  • área fitness;
  • piscina coberta;
  • sauna seca;
  • pet space;
  • salão de festas gourmet.

Procurar um lugar onde você possa morar bem, com qualidade de vida e a garantia de que está contribuindo com a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais é, cada vez mais, uma obrigação de quem pode fazer essa escolha. Portanto, opte sempre pelos empreendimentos com o Selo Aqua!

Se quiser saber mais sobre o mercado de imóveis de alto padrão no Estado de São Paulo, ou iniciativas sustentáveis na construção civil, siga-nos no FacebookLinkedin ou Instagram.

Powered by Rock Convert