sábado, abril 27

Conheça 8 inovações na construção civil!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Todos os dias acordamos com novidades tecnológicas no mundo, inovações que facilitam o dia a dia e o trabalho. Com a construção civil jamais poderia ser diferente. Responsável por cerca de 2,5 milhões de empregos no Brasil, a construção civil garante boas parcelas do mercado de pesquisa em novas tecnologias.

Desde maquetes 3D altamente personalizáveis a estruturas que podem ser levantadas em poucas semanas, fato é que nos adaptamos a novas tecnologias que vieram para nos beneficiar.

Por isso, separamos 8 inovações na construção civil que você não pode deixar de conhecer. Acompanhe o post e descubra quais são!

1. Bioconcreto ou concreto autorreparável

Perdendo apenas para a água, o concreto figura como o segundo material mais consumido no mundo, isso devido à sua vasta importância na construção civil. Há quem diga que sem concreto não é possível subir uma casa, e há muita verdade nessa frase. Porém, existem materiais como o bioconcreto que, de forma mais ecológica, exerce a mesma função do concreto tradicional de cimento, água e agregados.

Conhecido também como concreto autorreparável, com a mistura de bactérias e cápsulas de compostos orgânicos, criou-se um concreto capaz de se reconstruir conforme medidas de umidade adentram nas praticamente inevitáveis rachaduras. Isso resulta em uma proliferação do bioconcreto capaz de se autorreparar, evitando gastos com reparos executados pela construtora.

2. Tinta fotovoltaica

Consumo consciente de energia e sustentabilidade são as palavras-chave do atual cenário de inovação nas mais diversas áreas de pesquisas. Pensando em diminuir índices de consumo de energia elétrica, principalmente as não renováveis ou de alto impacto ambiental, foi criada a tinta fotovoltaica.

Quando aplicado a vidros de edifícios, esse material aproveita a radiação solar, fazendo com que os prédios consigam gerar sua própria energia. Dessa forma, pode-se dizer que toda a construção se transforma numa espécie de painel solar gigante.

Além de diminuir drasticamente os gastos com conta de luz e obter dividendos de tarifas de alimentação elétrica, o custo para a instalação desse esmalte é apenas marginal quando aplicado ao vidro.

3. Impressão 3D de maquetes personalizáveis

Com o crescimento das cidades inteligentes, soluções de visualização de formas estão sendo cada vez mais exigidas em meio às inúmeras inovações na construção civil. Para quem procura um imóvel, essa modernização da arquitetura e do design só vem para facilitar a escolha.

Por mais que a visita virtual de um apartamento seja extremamente proveitosa, um empreendimento agrega muito mais valor ao promover uma maquete para um comprador, com a real escala de móveis e estruturas.

A modelagem 3D de maquetes personalizáveis surgiu para resolver o problema de visualização do que o cliente realmente deseja para a sua compra e o quanto ele está disposto a pagar por essa tecnologia. Ter acesso a uma estrutura em escala do imóvel que irá ser construído é, para o cliente, receber seu sonho antecipado.

4. Construção modular

Hoje, devido à escassez de tempo e à urgência com que se devem entregar obras prontas e funcionais, a construção modular surge para adiantar processos e transformar a forma com que se realiza uma construção civil.

Essa técnica se baseia em construir a estrutura com os mesmos materiais e mesmos processos, porém fora do canteiro de obra. Após a execução das formas necessárias para o projeto, basta apenas encaixá-los e seguir para a parte de elétrica e hidráulica, pois a estrutura base está pronta.

Com a construção modular, gerenciar uma obra se torna muito mais um desafio de logística do que um desafio de gestão humana. Além disso, são produzidas apenas as quantidades necessárias de cada componente, evitando gastos a mais e desperdícios.

5. Geomapeamento por drones ou VANTs

Dificilmente uma área a ser construída está apta para receber a estrutura de uma construção sem antes ser feito um mapeamento ativo de toda a região. Por sorte, isso vem mudando com o avanço das inovações na construção civi. Com o uso de drones e VANTs — os famosos veículos aéreos não tripulados — é possível executar esse mapeamento em questão de dias ou até mesmo horas.

Com essa modalidade de geomapeamento, uma etapa longa e extenuante é resolvida em pouco tempo, economizando mão de obra, tempo ocioso e falhas processuais de execução do projeto.

6. Estradas de plástico

Sendo aprimorada desde o princípio dos anos 2000, as estradas que usam plástico como forma base de sua estrutura visam resolver dois problemas: o excesso de poluição por derivados do petróleo e a manutenção excessiva, ineficiente e cara das estradas e rodovias pelo mundo.

Resíduos plásticos, quando tratados de formas específicas, são capazes de formar polímeros altamente resistentes e seguros para serem aplicados em estradas e rodovias. Isso sem contar na possibilidade de utilizar plásticos descartados nos oceanos como matéria-prima.

7. Impressão 3D de concreto

Tecnologia muito nova no mercado, a impressão 3D é capaz de acelerar muito o processo de construção de uma estrutura civil. Entre as grandes novidades entre as inovações na construção civil, permite imprimir, literalmente, uma casa 24h por dia e de forma ininterrupta. Para isso, é preciso apenas manter a impressora com material disponível, no caso o concreto, e pessoal especializado para fazer o acabamento da casa.

A impressora é capaz de fornecer casas e habitações com baixo custo de produção e alto índice de agilidade quando comparados à construção normal. Essa inovação ainda está sendo melhorada e a previsão é que logo seja capaz de construir prédios, diminuindo ainda mais seus custos de produção.

8. Robôs de inspeção predial

Fiscalização e inspeção de uma construção civil é um trabalho desgastante, porém extremamente necessário. Às vezes, inspetores e fiscais precisam visitar diariamente a obra para saber como está a execução do projeto.

Utilizando tecnologia israelense, os robôs misturam soluções como o uso de drones, scanners e inteligência artificial para avaliar os parâmetros e como anda o desenvolvimento da construção.

Com esse mapeamento executado pelo robô, um relatório é enviado ao engenheiro, que avalia como está o desenvolvimento e, caso necessário, confere in loco se há alguma intercorrência ocorrendo.

Por fim, o mundo está repleto de boas inovações na construção civil. De olho na eficiência e sustentabilidade, a Trisul caminha nessa direção, implementando soluções que seguem a tendência inovadora na execução dos projetos.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro de todas as novidades assinando nossa newsletter.

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.