segunda-feira, abril 29

Financiamento de apartamento na planta: tiramos as 9 principais dúvidas!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Comprar um imóvel novo, a um preço mais acessível e com alto potencial de valorização é o desejo da grande maioria das pessoas. E isso é perfeitamente possível, sendo a opção mais utilizada o financiamento de apartamento na planta.

No entanto, muitas pessoas ainda têm questionamentos sobre o assunto. Se você também quer aumentar ou começar a construir o seu patrimônio e considera a possibilidade de comprar um imóvel na planta, está no lugar indicado.

Acompanhe o post até o final para esclarecer, de uma vez por todas, 9 dúvidas comuns sobre o assunto!

1. Quais as vantagens de comprar um apartamento na planta?

Se você pode esperar até que seu imóvel fique pronto, comprar um apartamento na planta é uma excelente opção. Os principais benefícios são:

  • preços mais acessíveis: isso ocorre porque as construtoras precisam de capital de giro para a construção, também para garantir uma boa taxa de ocupação do empreendimento já em seu lançamento;
  • pagamento facilitado: as condições de pagamento costumam ser mais flexíveis em comparação aos imóveis já construídos;
  • alto potencial de valorização: após a conclusão das obras, seu imóvel valerá mais do que você pagou por ele. Assim, é uma excelente forma de aumentar seu patrimônio e uma ótima opção de investimento em imóveis;
  • possibilidade de personalização: muitas construtoras permitem que os compradores escolham detalhes do apartamento, como cores das tintas, louças, metais, revestimentos dos pisos, entre outros elementos;
  • instalações modernas: como a estrutura é nova, não será preciso gastar com reparos;
  • mais opções: você terá diversas opções à sua escolha, como andar do prédio, posição solar, proximidade ou não com as áreas comuns do condomínio, entre outros pontos;
  • menos burocracia: como o imóvel não teve nenhum outro dono antes, todo o processo de negociação conta com menos burocracia;
  • mais tempo para planejar a mudança: quem já se mudou sabe que isso é um grande desafio. Mas ao comprar um apartamento na planta, você terá mais tempo para planejar sua mudança e evitar dores de cabeça.

2. A valorização do aparamento na planta realmente existe?

Sim. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o valor de um imóvel na planta pode subir entre 20% a 50% até ficar pronto. Isso significa que você pagará menos por ele.

Em virtude dessa alta valorização, muitas pessoas optam por comprar um apartamento na planta e, após sua construção, vendê-lo pelo preço de mercado, obtendo um bom retorno sobre o investimento.

3. É possível fazer um financiamento de apartamento na planta?

Sim, você pode adquirir um imóvel na planta por meio de um financiamento imobiliário. Para isso, é preciso se enquadrar nas condições exigidas pela instituição financeira escolhida de acordo com a modalidade de financiamento pretendida.

4. Qual é o valor de entrada desse tipo de financiamento?

Em geral, o valor de entrada do financiamento de apartamento na planta é de 30%. Muitas pessoas acham que, por esse motivo, essa modalidade de compra de imóvel é menos vantajosa, pois é possível encontrar financiamentos de imóveis prontos cuja entrada é de até 20%.

Porém, a grande diferença é que esses 30% podem ser parcelados durante a fase de construção, devendo ser quitados até a entrega das chaves. Isso não ocorre com os imóveis já construídos, visto que a entrada deve ser paga à vista.

Uma boa opção é utilizar o saldo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar a entrada ou, ainda, para amortizar o saldo devedor do financiamento.

5. Como funciona o financiamento de apartamento na planta?

Diferentemente do que ocorre com um financiamento convencional, ou seja, de um imóvel pronto, o de apartamento na planta só começa a ser pago após a entrega das chaves pela construtora. Com isso, você tem mais tempo para se programar, de modo que as parcelas não comprometam seu orçamento.

6. Quais são os riscos de comprar um imóvel na planta?

Muitos de nós já ouvimos histórias de pessoas que compraram um imóvel na planta, mas que nunca foi entregue ao comprador ou que a obra demorou bem mais que o previsto para ser entregue. Assim, os maiores riscos de comprar um apartamento na planta são:

  • atrasos na obra;
  • não cumprimento do prazo de entrega pela construtora;
  • má qualidade dos acabamentos;
  • entrega de imóvel diferente do que foi acordado em contrato;
  • obra parada ou cancelada;
  • falência da construtora e a consequente não entrega do imóvel.

7. Como evitar esses problemas?

Infelizmente, esses problemas ocorrem. A boa notícia é que todos eles podem ser facilmente evitados. Para isso, é preciso encontrar uma construtora ou incorporadora de confiança e renome no mercado. Então, pesquise sobre a reputação da empresa, visite obras já finalizadas e procure saber sobre a satisfação de compradores antigos. Desse modo, não haverá risco de você ter prejuízo e dores de cabeça.

8. Em quanto tempo o imóvel fica pronto?

Essa é outra dúvida bastante comum de quem decide financiar um apartamento na planta. É importante ressaltar que o prazo varia de acordo com cada construtora. No entanto, o mais comum é que o tempo de construção dure de 18 meses a 36 meses. Isso significa que você pode parcelar a entrada do imóvel durante esse período, o que torna a compra bastante acessível.

9. Quais documentos servem como comprovação da compra do imóvel na planta?

Depois da aprovação da sua pré-análise feita pela instituição financeira, você assinará um Compromisso Particular de Compra e Venda, que é um documento que torna você o titular dos direitos aquisitivos do apartamento. Ou seja, você tem o direito legal de exigir a transmissão do imóvel depois do recebimento do preço ajustado.

Também receberá o Memorial Descritivo, documento de extrema importância, pois nele constam todos os detalhes estruturais do imóvel e condições de pagamento. Quando a obra é concluída, a construtora entra em contado com os proprietários para a liberação do Habite-se e para que providenciem a matrícula do apartamento.

O financiamento de apartamento na planta é uma excelente opção para quem quer morar em um imóvel novo e pagar um preço mais baixo que os de moradias já construídas. Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, não deixe de contar com quem entende do assunto.

Entre em contato com a Trisul e saiba como podemos ajudar você a encontrar o imóvel ideal para morar ou investir!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.