terça-feira, março 19

7 dicas para você acertar em cheio ao comprar apartamento na planta

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Finalmente, chega o tão sonhado momento no qual você vai adquirir o próprio imóvel. No entanto, por se tratar de uma compra tão importante, é natural que apareçam inúmeras dúvidas. Um dos questionamentos mais comuns é se vale a pena comprar um imóvel já pronto, mesmo que precise de algum tipo de reforma, ou se compensa comprar apartamento na planta e personalizar todos os detalhes de acordo com o gosto do proprietário, por exemplo.

Adquirir um imóvel ainda em fase de projeto pode significar inúmeras vantagens. Por outro lado, como o imóvel ainda não está finalizado, é importante adotar alguns cuidados antes de se decidir pela compra para que você tenha a certeza de que fará uma negociação segura.

Para ajudar você com essa questão, neste post vamos falar mais sobre as vantagens de comprar um apartamento na planta, além de algumas dicas para você fazer uma boa compra. Confira tudo logo abaixo!

Vantagens de comprar apartamento na planta

Normalmente, os apartamentos oferecidos pelas incorporadoras ainda em fase de projeto e execução apresentam preços mais baixos, alto potencial de valorização e boas condições de pagamento. Além disso, a maioria dos apartamentos vendidos na planta permitem que o comprador personalize alguns itens, como o tipo de piso, instalação das bancadas e outros acabamentos. Algumas construtoras possibilitam, até mesmo, pequenas alterações no projeto, como ampliação de cômodos.

Vale ressaltar que quem compra apartamento na planta não pode ter pressa. Afinal, a mudança só será possível a partir da entrega da chave ao fim das obras. Por outro lado, isso contribui para que você planeje melhor a sua mudança e se programe financeiramente.

De maneira geral, entre as principais vantagens de se comprar apartamento na planta, podemos listar as seguintes:

Possibilidade de valorização do imóvel

Para que uma construtora invista em determinada região, certamente há pesquisas indicando que a área é valorizada ou tem potencial para isso. Ou seja, isso já se mostra um excelente indicativo para que o seu dinheiro seja valorizado a médio e longo prazo, permitindo que o imóvel adquirido possa ser alugado ou mesmo vendido no futuro com uma alta taxa de retorno de investimento.

Mesmo que você não tenha planos de se desfazer do imóvel, morar em uma área valorizada significa ter à disposição uma infraestrutura completa de serviços no bairro, como área de compras, supermercados, shopping centers, escolas, áreas de lazer, entre outros espaços que deixam a vida muito mais fácil.

Preços mais vantajosos

Outro ponto muito importante a ser considerado sobre comprar um apartamento na planta é a maior facilidade para pagamento. Como o imóvel ainda não está pronto, as construtoras oferecem vários incentivos para atraírem os compradores, inclusive, flexibilizando valores de entrada que podem ser diluídos enquanto a obra é construída.

Quando se escolhe comprar um imóvel que já está pronto, é preciso pagar cerca de 30% do seu valor total como uma entrada. Então, para aqueles que dispõem de poucos recursos financeiros, o imóvel na planta é a melhor alternativa.

Oportunidade de personalização

Para aqueles que sonham em ter um apartamento bem decorado e com todos os detalhes personalizados, a compra de um imóvel na planta facilita a concretização de tudo isso. Normalmente, as construtoras até permitem pequenas mudanças no projeto inicial também.

Imagine que será possível, ainda na fase de construção, colocar os pisos, revestimentos e mesmo móveis planejados de acordo com o seu gosto? O melhor de tudo isso é que, investindo nesse tipo de personalização ainda na fase de construção do imóvel, você vai economizar tempo e dinheiro com reformas.

Tampo maior para se planejar

Claro que ao preferir comprar um apartamento na planta e não um imóvel pronto, o tempo de espera para poder morar no espaço será um pouco mais longo. Contudo, será que isso realmente pode ser encarado como uma desvantagem? Com esse tempo sobrando, você vai ter mais tempo para organizar a mudança, juntar recursos para investir na decoração da nova casa e organizar demais aspectos que possam impactar sua rotina rumo ao novo lar.

Sabemos que organizar mudanças não é um processo fácil, afinal, é preciso encontrar a transportadora certa, fazer cotação de preços e mesmo reorganizar a rotina. Então, quanto mais tempo você tiver para se dedicar a tudo isso, mas fácil será o processo e também a adaptação às novidades.

Dicas para não errar ao comprar apartamento na planta

Agora que você já conhece os benefícios desse tipo de imóvel, descubra como comprar apartamento na planta com algumas recomendações importantíssimas para que a sua compra seja certeira.

1. Conheça o projeto e os materiais de apoio

O apartamento na planta é, no momento da compra, intangível: você não consegue vê-lo, tocá-lo e nem mesmo visitá-lo, certo? Por esse motivo, a melhor forma de visualizar o que você vai comprar é visitar o apartamento decorado do no terreno onde o prédio será construído. Estudar o projeto e os materiais de divulgação da incorporadora também ajuda.

Essas peças podem incluir fotos e vídeos, perspectivas dos espaços e até mesmo uma maquete do projeto. Tenha em mente que é muito importante guardar esses materiais até a entrega do projeto, já que eles serão a base de comparação entre o que foi prometido e o que foi entregue.

Para ter acesso a esses documentos, visite o plantão de vendas do empreendimento, onde representantes da construtora estarão à disposição para esclarecer dúvidas e mostrar detalhes da obra.

2. Estude o custo-benefício

O custo-benefício de um imóvel na planta deve ser avaliado a partir de uma série de fatores, como localização, tamanho, prazo para entrega da obra, qualidade dos acabamentos, benefícios do condomínio e, claro, o valor da compra.

Essa é uma análise que varia de imóvel para imóvel, mas é importante considerar as opções no mercado, o potencial de valorização e a destinação que você quer dar para a propriedade, ou seja, se a sua família viverá nela ou se optará por alugar para terceiros. Faça as contas e feche o negócio após estar convicto de que ele é vantajoso.

3. Pesquise o histórico da construtora e da incorporadora

As diferenças entre essas duas empresas são uma dúvida comum de quem busca entender como comprar apartamento na planta. A incorporadora é responsável por articular os negócios que envolvem o projeto, fazer as vendas, negociações, formalização de registros e documentos, enquanto a construtora efetivamente executa a obra nos moldes projetados.

Há casos nos quais uma mesma empresa atua nas duas funções. Independentemente disso, você deve conhecer o histórico dos envolvidos no que se refere à:

  • opinião e satisfação dos clientes;
  • qualidade das obras já entregues;
  • saúde financeira;
  • reputação da empresa no mercado;
  • execução dos projetos anteriores.

No caso das empresas de capital aberto na bolsa de valores, todas as informações financeiras e operacionais estão acessíveis ao público. Assim, torna-se mais fácil consultar a saúde financeira e o histórico da organização.

4. Analise o prazo de entrega

Antes de comprar apartamento na planta, é fundamental conhecer o prazo de entrega do empreendimento. Além de consultar a construtora, pesquise se ela tem um bom histórico de cumprimento de prazos e, se não, qual é o tempo médio de atraso. Somente com essas informações você conseguirá fazer um bom plano financeiro para não passar aperto até a entrega do imóvel. Observe que, em muitos casos, o contrato estípula um período possível de atraso, portanto, ele não pode ser ignorado.

5. Verifique se o contrato contém cláusulas de garantia ou proteção

Algumas situações devem estar previstas no contrato de modo a proteger tanto o comprador quanto a incorporadora e a construtora. Estude o contrato antes de assinar e certifique-se de que ele contém:

  • prazo máximo da obra, incluindo a tolerância de atraso;
  • consequências em caso de desistência do comprador;
  • multas e penalidades para descumprimento de cláusulas;
  • prazo para troca de materiais de má qualidade ou conserto de defeitos;
  • garantia contra problemas estruturais de segurança.

Se alguma dessas informações estiver ausente do contrato, converse com a empresa e tente sanar o problema. Caso você não se sinta seguro para concretizar o negócio, é melhor não fazê-lo.

6. Solicite a documentação do empreendimento

Todo empreendimento imobiliário precisa de diversos registros junto aos órgãos públicos. Solicite à incorporadora o memorial de incorporação da obra, que agrega toda essa documentação e, portanto, atesta a regularidade do projeto.

No memorial, você encontrará o registro do projeto na prefeitura, a sua autorização, a descrição dos materiais e acabamentos utilizados, o comprovante de propriedade do terreno por parte da empresa e um detalhamento das áreas comuns e privativas.

Como você pôde notar, esse é um conjunto de documentos que contribui muito para que o negócio seja seguro, até porque, além de tudo, ele contém informações sobre a própria incorporadora.

7. Verifique as condições de pagamento

Antes da compra, use e abuse das simulações de financiamento — a maioria dos grandes bancos oferece esse serviço online, pelo próprio site, e não é preciso ser correntista para utilizá-lo. Além disso, há a possibilidade de financiar diretamente com a construtora.

A análise deve considerar o valor das parcelas, o percentual a ser pago como entrada, o prazo para financiamento e a taxa de juros. Em posse dessas informações, estude o seu orçamento familiar de modo a comportar a dívida sem causar problemas financeiros.

O consórcio também é uma boa opção para comprar apartamento na planta. Contudo, essa é uma opção mais adequada para quem não tem pressa, já que o comprador deverá aguardar ser sorteado ou oferecer um lance superior de modo a ser contemplado.

E aí, gostou das nossas dicas? Sabendo como comprar apartamento na planta, esse negócio não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, pode ser muito vantajoso, inclusive, para as suas finanças. Contudo, como em qualquer tipo de negociação, é importante adotar algumas medidas de precaução e não agir por impulso. Dessa forma, você evita arrependimentos no futuro, combinado?

Se você quer conhecer opções para comprar apartamento na planta em algumas das principais cidades do país, entre em contato conosco. Será um prazer atender você!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.