documentos para compra de imóvel

Confira os documentos necessários para compra de imóvel

Você sabe o que é essencial para adquirir o próprio apartamento? Existem muitas coisas, mas com certeza planejamento e organização são necessários. Afinal, essas são duas características bastante importantes e que devem ser colocadas em prática principalmente na hora de reunir os documentos para compra de imóvel.

O problema é que, por falta de tempo para pesquisar, muitos acabam ficando inseguros com relação ao processo e adiam a realização desse sonho.

Porém, se você busca ter um lugar bem localizado e confortável para morar e viver com a sua família, antes é preciso saber qual é a documentação exigida para a compra da casa própria.

Quer descobrir? Então, siga com a leitura e confira quais documentos do imóvel, do comprador e do vendedor devem ser apresentados.

Veja a relação dos documentos que o comprador deve apresentar

Independentemente de ser feito financiamento ou não, RG e CPF sempre fazem parte da lista de documentos para compra de imóvel.

Além disso, o comprador deverá apresentar a seguinte relação:

  • Certidão de casamento, para quem é casado: nesse caso, o parceiro também deve apresentar os documentos pessoais, como RG e CPF.
  • Comprovante de endereço: contas de água, luz ou telefone são válidas como comprovante de endereço para a compra de imóvel.
  • Comprovante de renda: quem é CLT deve apresentar a carteira de trabalho e os holerites dos últimos três meses. Já para aqueles que são autônomos, os últimos extratos bancários, a declaração do Imposto de Renda e os contratos de prestação de serviço devem ser apresentados.

Também é importante lembrar que, se você optar pelo uso do FGTS para o apartamento novo, podem ser exigidos os extratos da conta da Caixa Econômica Federal.

Fique de olho também nos papéis do imóvel

Não só a documentação do comprador precisa estar em dia, como também a do apartamento. Ela é fundamental para verificar a existência de dívidas e se o local está registrado corretamente.

Título de propriedade, planta do imóvel e uma série de certidões negativas (atestando que a propriedade está livre de dívidas, por exemplo) são alguns tipos de documentos solicitados.

Uma boa dica para essa etapa é contar com ajuda especializada, como a de uma construtora e imobiliária, de forma a evitar erros que possam causar grandes problemas no futuro.

Saiba o que o vendedor deve mostrar

Se o vendedor do imóvel for uma pessoa física, certamente deve apresentar cópia do RG, CPF e certidão de casamento.

Porém, assim como acontece com a propriedade, também são exigidas certidões negativas com relação a ações na Justiça Federal, dívidas trabalhistas e Tributos Imobiliários.

No entanto, a lista pode variar se o dono do imóvel for pessoa jurídica ou de acordo com as regras para compra de imóvel em cada região do país.

Conheça os cuidados que você deve ter com a documentação

Por fim, tenha bastante cuidado ao analisar a documentação, já que é essencial para evitar que você assine um contrato para um apartamento irregular ou que tenha inúmeras dívidas.

Quanto mais informações tiver a respeito do que pretende comprar, melhor. Afinal, investir em um imóvel é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa e envolve a criação do patrimônio da família.

Assim, faça uma checklist das informações necessárias e, caso o vendedor demore muito ou não apresente algum documento para a compra do imóvel, não tenha medo de se recusar em seguir com o negócio. Lembre-se de que exigir transparência no processo é um direito do comprador!

Agora que você já sabe sobre a lista de documentos para compra de imóvel, assine a nossa newsletter e receba as dicas para o seu próprio apartamento! Até mais!

035_007_CRM_EMAILMKT_BANNERS_EBOOK_600x150