sábado, junho 12

O que é taxa de retorno nos investimentos em imóveis? Entenda!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A taxa de retorno nos investimentos em imóveis, também conhecida como ROI, mostra o potencial ganho desse ativo. Ou seja, ela considera todo o valor gasto no investimento, em comparação ao rendimento que ele pode trazer, seja por aluguel ou por venda no futuro, podendo gerar lucro ou prejuízo.

Para quem olha para o mercado imobiliário com o objetivo de investir, essa é uma métrica crucial. Ela é mais analítica, considerando o aspecto financeiro acima de tudo. É diferente de quem pretende morar no imóvel, no qual existe uma conexão mais emocional. Então, continue lendo o post e entenda tudo sobre a taxa de retorno nos investimentos em imóveis.

Para que serve a taxa de retorno nos investimentos em imóveis?

Investir em imóveis em 2021 é uma ação considerada bem segura. Afinal, é um bem tangível, com uma alta demanda e uma possibilidade relativamente baixa de desvalorizar. Ainda assim, esse cálculo é muito importante, pois ajuda a definir se o investimento realmente vale a pena.

Primeiramente, em relação à perspectiva de rentabilidade. O cálculo ajuda a avaliar o potencial de cada imóvel, já que esse processo deve ser feito com bastante calma, de modo a encontrar a opção com maior retorno possível. Também é crucial para saber o tempo de retorno, já que ele não necessariamente acontece de forma imediata, especialmente no mercado imobiliário.

Como comprar o imóvel pensando no retorno financeiro?

Se você quer comprar um imóvel com objetivo de investir, precisa ter preocupações que são um pouco diferentes da negociação mais tradicional. A maior dica é sempre contar com um especialista para ajudar você a encontrar o investimento ideal. Além disso, é importante ter paciência já que pode levar algum tempo até que o imóvel perfeito apareça.

Em relação às características, existem alguns pontos a serem pensados. Primeiramente, em relação ao tempo de retorno do investimento, podem existir dois casos, para quem quer alugar ou vender. No aluguel, características como o valor de locação, o tempo que o imóvel precisa ficar alugado e uma perspectiva da taxa de vacância são informações cruciais. No caso da venda, é o tempo até que esse imóvel valorize.

A perspectiva de valorização do imóvel não é muito mistério. É importante garantir que o imóvel tem uma boa localização, por exemplo, além de todas as dicas mais comuns para quem quer comprar um imóvel. Afinal, são essas características que os compradores buscam e você deve assumir o papel de pensar como morador. Além disso, reformas e ações para tornar o imóvel mais moderno, além da valorização da região, são alguns dos maiores indicadores de lucratividade.

Como é feito o cálculo do ROI?

Por fim, resta entender como é feito o cálculo da taxa de retorno nos investimentos em imóveis. Para isso, você precisa de algumas informações:

  • o valor da compra do imóvel;
  • gastos extras com obras, manutenções e mobílias;
  • custos burocráticos, de impostos, taxas de manutenção e outros.

Com essas informações, você pode colocar na fórmula para o cálculo do ROI, que é:

ROI = [(retorno – custo do investimento)/custo do investimento] x 100.

Para garantir que o retorno será positivo, o mais importante é contar com uma ajuda especializada. Afinal, os profissionais do setor sabem analisar melhor o potencial de investimento de um imóvel, não somente por conhecer o mercado, mas também as características específicas de cada região.

Gostou do post? Então, assine a newsletter para receber outras dicas de investimentos em imóveis!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.