segunda-feira, outubro 18

O que impede a venda de um imóvel? Fique por dentro de 6 razões!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Para quem é um investidor no setor imobiliário, o mercado apresenta um cenário favorável. Apesar do contexto da pandemia, os juros mais baixos favorecem a compra de imóveis, o que também é bom para quem quer vender. Contudo, para aproveitar essa onda de valorização, é preciso conhecer o que impede a venda de um imóvel. Ou seja, fatores até simples, mas que podem atrapalhar o seu negócio. 

No post a seguir, acompanhe quais são os desafios do mercado imobiliário em 2021. Também, saiba quais são esses erros que você deve evitar na hora de uma venda. Ainda, veja como resolvê-los com a parceria certa.

Boa leitura! 

Quais os desafios do mercado imobiliário em 2021? 

O mercado imobiliário continua em alta em 2021. Segundo o Relatório do 1º Trimestre, feito pela Abrainc, os juros seguem em queda, apresentando um valor negativo de 3,35%, que acompanha a tendência observada no ano anterior. Com isso, aumentou o interesse pela aquisição de imóveis. Em comparação a março de 2020, por exemplo, ocorreu um aumento de 20,6% nas vendas e 38,7% nos lançamentos dos segmentos residenciais. 

Outro destaque vai para o crescimento do interesse por imóveis de médio e alto padrão, correspondendo a quase 20% de lançamentos, vendas e ofertas nos últimos 12 meses. Além disso, muitos imóveis têm passado por uma valorização. Dentre os motivos, estão a indisponibilidade de terrenos e a alta demanda, maior que os estoques disponíveis.  

Dessa forma, os maiores desafios em 2021, para quem quer vender, é primeiro compreender o perfil do consumidor, que devido à pandemia tem buscado imóveis que atendam às suas necessidades, como espaços maiores, lazer dentro do próprio condomínio e local onde possa trabalhar em home office. 

Além disso, com um consumidor cauteloso em relação a qual imóvel adquirir, é preciso atenção ao que impede a venda de um imóvel. Assim, você pode aproveitar o momento para fazer um negócio bem-sucedido. 

Afinal, o que impede a venda de um imóvel?  

Na hora da venda, alguns erros básicos podem atrapalhar a negociação e até fazer o consumidor perder o interesse. Por isso, é preciso evitá-los a todo custo.

Confira 6 deles a seguir! 

1. Dívidas 

Assim como para quem compra um imóvel, quem vende também precisa ter seu CPF regularizado. Dessa forma, se existem dívidas no nome do vendedor, que levaram a restrições nos órgãos reguladores, como Serasa e SPC, é preciso regularizá-las.  

Do contrário, o banco que fará o financiamento para o comprador impedirá a continuidade da venda, até que se ajuste a situação. Nesse caso, a única possibilidade de venda seria o comprador pagar à vista, algo que pode não acontecer e afastá-lo da negociação. 

2. Valores fora do padrão 

Apesar de o metro quadrado estar bem valorizado em muitos locais, além do mercado de imóveis mais aquecido, é preciso cuidado na hora de estabelecer valores para o seu imóvel. Afinal, os compradores pesquisam o valor padrão de determinada região e tipo de imóvel. 

Por isso, é importante que você faça uma avaliação especializada, a fim de determinar quanto a região vale, bem como o valor máximo que se pode conseguir, conforme as condições nas quais está o seu imóvel. 

3. Falta de divulgação 

Imagine a seguinte situação: um imóvel como o Ambience Vila Mariana, em fase de construção pela Trisul, com 2 a 3 suítes, área de lazer completa e localizado em um dos melhores bairros de São Paulo, não vendendo nenhuma unidade. 

Seria estranho, dada às qualidades do empreendimento, certo? Mas poderia acontecer, se não houvesse uma boa divulgação. Afinal, por melhor que seja a localização e a estrutura de um imóvel, nenhum comprador vai adivinhar que ele existe. Ou seja, é preciso mostrar onde ele está e nos locais onde o seu comprador procura, como sites de imobiliárias de confiança. 

4. Erros na documentação 

Outro fator simples, mas grave, que impede a venda de um imóvel, são os erros na documentação. Por isso, é preciso garantir que tanto os dados do vendedor quanto do imóvel estejam atualizados e presentes nas devidas certidões, que podem ser exigidas.

Nesse caso, alguns dos documentos principais são: 

  • certidão negativa de imposto de renda na Receita Federal; 
  • certidão negativa do cartório de protestos; 
  • certidão negativa de propriedade com negativa de ônus; 
  • certidão negativa de débitos de condomínio; 
  • matrícula do imóvel atualizada. 

5. Problemas de estrutura e reparos 

O que impede a venda de um imóvel também pode estar relacionado à própria conservação dele. Ou seja, ao apresentar uma casa ou um apartamento com nítida necessidade de reparos, o comprador pode ficar inseguro em relação à compra, solicitando um valor menor ou até mesmo desistir. 

Ou seja, a falta de reparos em um imóvel, mesmo básicos, o desvaloriza. Por isso, é necessário apresentá-lo para venda depois de tomar algumas medidas, como: 

  • pintura em bom estado ou nova; 
  • furos, rachaduras e outros ajustes tampados; 
  • qualquer problema estrutural solucionado; 
  • atualização de quadros de energia e tomadas no modelo novo. 

6. Fotos de má qualidade 

Um aspecto fundamental, mas que pode passar despercebido na hora da venda, é a apresentação do imóvel. Para isso, as fotos têm um papel fundamental e não podem ser de má qualidade. Afinal, são por elas que o comprador vai ver o local pela primeira vez. 

Sendo assim, é preciso investir em boas fotos, que mostrem a realidade de cada ambiente do imóvel. Além disso, se não for possível tirá-las no espaço vazio, garanta que a casa esteja arrumada, sem nenhum elemento à vista que cause má impressão. 

Como evitar problemas na venda do imóvel e fazer um bom negócio? 

Agora que você sabe o que impede a venda de um imóvel, precisa evitar esses problemas, a fim de conseguir uma negociação rápida e valorizada. Para isso, além de cuidar dos documentos e fazer reparos, você pode contar com a parceria de uma imobiliária especialista, como a Trisul

Com mais de 40 anos, contamos com expertise em construção e negócios imobiliários, além de confiança conquistada ao longo desses anos, o que nos torna a parceira certa para ajudar você a fazer um negócio de venda bem-sucedido. 

Em 2021, o mercado imobiliário continua em alta e é o momento de fazer bons negócios de compra e venda. Nesse último caso, antes de encontrar o comprador certo, é preciso saber o que impede a venda de um imóvel. Além disso, contar com a parceria certa de uma imobiliária de credibilidade torna seu imóvel visto da forma certa e no lugar certo, aumentando as chances de negócio. 

Quer colocar seu imóvel à venda em uma das melhores imobiliárias de São Paulo? Fale conosco

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.