sexta-feira, abril 26

Por que investir em apartamento studio? Veja 7 razões!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Já reparou como o estilo de vida e os hábitos da população têm mudado muito nos últimos anos? As famílias estão menores, a rotina cada dia mais corrida e as escolhas estão mais conscientes em relação à sustentabilidade. Nesse cenário, surge uma alternativa de moradia que se encaixa bem nas novas necessidades das pessoas: o apartamento studio.

Esse tipo de imóvel é mais compacto e tem, em média, de 20 a 45 m². Normalmente, ele não tem paredes, sendo constituído por um quarto, uma sala e uma cozinha americana, e isso faz com que esses espaços sejam integrados em um mesmo ambiente.

Esse perfil de apartamento tem sido bastante procurado nos últimos anos, em especial pelo fato de que, geralmente, tem ótima localização e preço atrativo. Quer entender por que esse tipo de imóvel pode ser interessante para quem busca investir no mercado imobiliário? Leia este post e veja 7 motivos!

1. Alta procura

Quem deseja comprar um imóvel para alugar deve sempre ter atenção às oscilações do mercado imobiliário, principalmente no que diz respeito à procura por imóveis, buscando saber se está alta ou baixa.

Nesse sentido, os apartamentos studio se destacam por serem bastante procurados durante todo o ano. Assim, a preocupação em alugar — ou até em vender no futuro — pode ser reduzida pelo volume de buscas.

Isso acontece porque esse perfil de apartamento atrai não só os jovens e solteiros, que cada vez menos pensam em constituir famílias — por estarem construindo o patrimônio, priorizam economia — como também pessoas mais experientes que moram sozinhas e preferem apartamentos mais compactos e bem localizados.

2. Perfil de inquilinos abrangente

Anteriormente, você percebeu como os jovens fazem parte do público-alvo desse tipo de imóvel, certo? No entanto, vale destacar que casais sem filhos também costumam optar por esse perfil de locação, o que amplia as chances de alugar e ter renda rápida.

Outro ponto a favor desse tipo de imóvel é a locação para empresas. Muitas vezes, os funcionários são transferidos de cidade e as companhias precisam de imóveis com bom custo-benefício para arcar com a estadia deles. Além disso, dependendo do imóvel, é possível alugá-lo para compartilhamento de espaços, como o coworking.

3. Boa localização

Apartamentos tipo studio são planejados para regiões com localização estratégica na cidade, que têm fácil acesso ao comércio e demais serviços, justamente por terem um perfil de oferecer praticidade e rápida mobilidade para o dia a dia das pessoas.

É raro encontrar imóveis desse estilo em bairros muito afastados ou de difícil acesso. Nesse sentido, o mais comum é ver apartamentos studio próximos de metrôs, supermercados, escolas, bancos e das áreas de lazer da cidade. Sem dúvidas, esses são fatores que garantem mais pontos a favor da locação do seu imóvel.

4. Patrimônio sólido

Ao contrário de muitos investimentos que oscilam no mercado e, muitas vezes, faz com que os investidores percam parte do dinheiro, investir em imóveis pode ser uma solução mais segura de maneira geral. Isso acontece porque o imóvel é seu e as garantias com o aluguel são suas e vão oscilar de acordo com a procura do mercado, dificilmente por outros fatores.

Essa, então, se torna uma opção de investimento mais sólida, porque, ainda que o imóvel não seja alugado de imediato — o que, como você percebeu, não costuma acontecer com os apartamentos studio — ele tem boas possibilidades de ser uma fonte de renda no futuro próximo.

5. Manutenções mais econômicas

Espaços menores exigem menos gastos com limpeza e consertos. Além disso, apartamentos studio costumam ser construídos em prédios mais modernos que, por sua vez, também demandam menos manutenções e custos com reformas prediais. Certamente, essa é uma vantagem para locador e locatário.

6. Possibilidade de investir em mais unidades

Como o investimento no apartamento studio costuma ser menor devido às suas características, o investidor pode optar por empregar a mesma quantia que investiria em um imóvel maior em apartamentos menores.

Por exemplo: em vez de comprar um apartamento de 180 m² em um bairro luxuoso da cidade e correr o risco de não alugar dentro do período desejado, é possível comprar studios em locais estratégicos da cidade e alugá-los de maneira mais rápida, já que eles têm boa procura.

Isso é positivo para o investidor, pois são ampliadas as chances de ter rentabilidade com vários imóveis ao mesmo tempo, ou, mesmo que haja uma unidade parada no momento, as outras estarão locadas e você não ficará sem sua renda.

7. Alinhamento com ideias sustentáveis e minimalistas

Aqui, destacamos outra mudança no perfil dos inquilinos e consumidores em geral: as pessoas estão cada vez mais conectadas às ideias de sustentabilidade, por meio do aproveitamento dos espaços, e do minimalismo nos empreendimentos.

Nesse sentido, o apartamento studio se encaixa perfeitamente para quem prioriza esse estilo de vida. A ideia é valorizar os pequenos espaços e torná-los mais integrados e adaptados às necessidades das pessoas.

Outro objetivo de quem prioriza a sustentabilidade é impactar menos o local onde se vive e, ainda, para os mais minimalistas, investir menos em itens de decoração. Mas, dentro desse assunto, as vantagens não param por aí.

Investir em moradias com esse perfil não é sinônimo de abrir mão do lazer e do bem-estar. Vale ressaltar que existem empreendimentos com imóveis compactos, mas que, ao mesmo tempo, oferecem diversas opções de lazer nas áreas do condomínio.

Assim, o morador pode aproveitar os espaços de lazer do prédio sem precisar se deslocar para outros lugares ou investir em novas formas de diversão, pois tudo é oferecido pelo ambiente em que vive. Contar com privilégios assim também é impactar menos os outros locais e ter mais qualidade de vida.

Por fim, tenha em mente que investir no apartamento studio ideal requer que você entenda os movimentos do mercado imobiliário e aproveitar as oportunidades que surgem a partir das novas tendências. Além disso, é importante fazer pesquisas para escolher os locais mais estratégicos para fazer esse tipo de investimento e, assim, ter um bom retorno financeiro.

Este artigo foi útil para abrir sua mente em relação às opções de investimento no mercado imobiliário? Então, aproveite e curta nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.