quarta-feira, maio 25

Conheça os principais tipos de churrasqueira para apartamento!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

No Brasil, muita gente adora churrasco e tem o hábito de fazê-lo em reuniões com os amigos e a família. Contudo, é preciso ter um pouco mais de cuidado na hora de decidir pelos tipos de churrasqueira para apartamento. Afinal, elas devem ser compatíveis com o espaço, as normas do condomínio e atender às suas necessidades. 

No post a seguir, confira quais são os tipos de churrasqueira e suas vantagens. Veja também algumas dicas para saber qual é o melhor modelo para você.

Boa leitura! 

Melhores tipos de churrasqueira para apartamento 

Uma churrasqueira pode funcionar por diversos sistemas e ter diferentes tamanhos. Por isso, é importante conhecer os modelos, para você decidir qual é a melhor para o seu apartamento.

Veja a seguir! 

Churrasqueira a carvão 

Tradicional, você pode ter a churrasqueira a carvão de duas formas. Na primeira, é possível construí-la com a estrutura de alvenaria, que funciona também com lenha. Contudo, para fazer isso em um apartamento, será preciso ter um espaço próprio, como uma varanda, seguindo as normas do condomínio. Outro jeito mais prático é ter um modelo portátil. Nos dois casos, é preciso considerar a produção de fumaça e o controle do fogo. 

Churrasqueira elétrica 

A opção elétrica é uma das mais práticas, por não produzir praticamente nenhuma fumaça. Sem necessidade de uma bancada, ela pode ser colocada em qualquer local perto de uma tomada apropriada e, depois, guardada novamente. Dessa forma, é ideal para quem não tem espaço e faz churrascos menores. 

Churrasqueira a gás 

A churrasqueira a gás pode ser encontrada em diferentes adaptações. No caso da embutida em bancada, precisa de espaço, sendo ideal para apartamentos com varanda. Já o modelo embutido em móveis é menor e pode ser instalado com móveis planejados, na medida disponível, sendo ideal para apartamentos compactos

Vantagens de cada modelo de churrasqueira 

Outro ponto importante a se considerar são as vantagens de cada modelo em termos de limpeza, instalação, consumo e resultados no churrasco. 

Limpeza 

Em termos de limpeza, a churrasqueira elétrica se destaca por não produzir quase nenhuma fumaça e usar apenas energia, poupando resíduos do carvão e evitando qualquer sujeira. Além disso, geralmente conta com bandeja coletora de gordura, o que torna tudo mais prático.

Instalação 

Em termos de instalação, a churrasqueira elétrica e a de carvão são as mais fáceis, por terem modelos portáteis. Contudo, se for uma estrutura fixa, o modelo a gás conta com opções modernas e mais sustentáveis. No entanto, é preciso verificar a implantação de dutos e estruturas, que possam exigir um ambiente externo. 

Sabor 

Em termos de sabor, há quem não abra mão do gosto de churrasco na brasa. Por isso, optam pelos modelos a carvão. Se você não liga tanto para esse aspecto, pode escolher qualquer outro modelo. 

Consumo 

Em termos de consumo, é preciso considerar diversos fatores. No caso do carvão, seu custo é muito baixo, mas é a opção menos sustentável. Já o modelo a gás pode ser econômico, dependendo da churrasqueira e se o gás no condomínio é ou não individualizado. Por fim, a elétrica é prática, mas pode gastar muita energia. 

Dicas para escolher a churrasqueira ideal para seu apartamento 

Agora que você conhece os modelos e as vantagens dos tipos de churrasqueira para apartamento, pode escolher o melhor para você com algumas dicas. Confira! 

Considere a decoração 

Pode parecer que não, mas uma bela decoração na cozinha ou na varanda pode ser comprometida com a instalação de uma churrasqueira. Por isso, é preciso considerar esse aspecto na hora de escolher o modelo. Afinal, se for necessário fazer qualquer obra, todo o investimento em decoração poderá ser comprometido. 

Confira as regras do condomínio 

As regras do condomínio são aspectos fundamentais que vão guiar você na escolha da churrasqueira. Afinal, pode ser que o edifício não tenha estrutura para a instalação de certos modelos fixos, fazendo com que você adote um portátil. Além disso, a fumaça pode ser um problema com vizinhos, levando você a adotar uma opção a gás ou elétrica. 

Pense no tamanho e no espaço 

Por mais que você goste do tradicional churrasco e possa fazer outros pratos, como pizzas, no modelo de alvenaria, ele pode não ser muito prático em seu espaço. Por isso, é importante conhecer o real tamanho que uma churrasqueira exige, bem como a estrutura para instalação, para ver se ela é adequada ao espaço que você tem, mesmo sendo um apartamento com varanda. 

Pesquise o modelo de churrasqueira 

No mercado, existem diversos tipos de churrasqueira para apartamento. Por exemplo, alguns são bastante modernos e sustentáveis, mas também podem ter custos mais elevados. Portanto, após saber qual tipo de churrasqueira você pode ter, vale a pena pesquisar várias opções, para conseguir o melhor custo-benefício. 

Faça as contas 

Ter uma churrasqueira não envolve apenas a compra do aparelho ou a construção de sua estrutura. Afinal, ela consome recursos. Como você viu, o modelo a carvão pode ser mais econômico, pois você só gasta quando usa. Contudo, também é o menos ecológico e pouco prático. Já nos modelos a gás e elétrico, é preciso considerar esses gastos na conta mensal, especialmente se você faz muito churrasco. 

Considere seu estilo 

Um aspecto essencial, para decidir qual dos tipos de churrasqueira para apartamento usar, é considerar seu estilo de vida. Se você faz churrascos esporádicos para pequenos grupos de pessoas, não há por que investir em uma grande estrutura. Nesse caso, uma churrasqueira portátil pode servir muito bem.

Entretanto, se o seu apartamento tem toda a estrutura, como uma boa varanda gourmet, que permite receber muitas pessoas, será necessária uma churrasqueira maior, que possa atender a essas reuniões de forma completa, como no caso do modelo de alvenaria. 

Ter uma churrasqueira em casa é uma ótima opção para quem gosta de se reunir com amigos e família, seja em pequenas ou grandes reuniões. Contudo, para quem mora em um condomínio, é preciso estar atento aos vários tipos de churrasqueira para apartamento. Assim, considerando diversos fatores e normas, você consegue escolher o modelo ideal e com o melhor custo-benefício. Assim, pode ter uma opção de lazer prática dentro de sua própria casa. 

Gostou do post? Deixe seu comentário e nos conte quais modelos de churrasqueira você acha ideais para um apartamento! 

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.