sexta-feira, outubro 23

Vale a pena investir em apartamentos compactos? Descubra!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quem está procurando imóveis para adquirir já deve ter ouvido falar em apartamentos compactos. Esse tipo de imóvel é uma das principais tendências da atualidade, tratando-se de uma das primeiras escolhas de compra pela maioria dos investidores brasileiros no momento.

Como a aquisição de imóveis é uma escolha importante, é necessário que você entenda por que essa categoria de apartamentos pode ser vantajosa para o seu perfil. Continue lendo este conteúdo para saber as características desses imóveis e seus benefícios. Acompanhe a leitura!

Quais são as características de apartamentos compactos?

Os apartamentos compactos são aqueles cujas dimensões são cerca de 60m², 40m² ou até mesmo 20m². Esse tamanho é considerado adequado e satisfatório para muitas pessoas. Geralmente, eles são bem localizados – próximos de centros comerciais ou Universidades –, projetados para maximizar o uso do espaço e ainda estão em condomínios de qualidade.

Um dos principais perfis que tem interesse nesse tipo de apartamento são os jovens estudantes, pois procuram lugares mais próximos de onde estudam, fazem estágio ou treinamento. Os jovens profissionais bem-sucedidos e consolidados no mercado que ainda não constituíram uma família também se interessarão por apartamentos compactos.

Normalmente esses indivíduos passam a maior parte do seu tempo fora de casa – seja a trabalho ou em momentos de lazer –, o que não justifica ter um espaço grande para morar. Portanto, trata-se de um bom primeiro imóvel para investir.

Apesar de os apartamentos compactos não serem ideais para famílias, os brasileiros estão deixando para se casar e construir famílias cada vez mais tarde. De acordo com os dados de 2018 da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) de São Paulo, os homens se casam, em média, com 34 anos e as mulheres com 32 anos de idade. Para quem está nessa faixa de idade e pretende esperar mais tempo para constituir uma família, um apartamento compacto é ideal.

O terceiro perfil é para investidores. Os apartamentos compactos têm um preço reduzido – especialmente se ele for comprado na planta –, serão quitados em um tempo menor quando comparado aos imóveis maiores e podem ser bastante valorizados.

Quais são as vantagens desse tipo de apartamento?

Esse tipo de moradia traz muitas vantagens quando comparado com casas ou apartamentos de grande extensão. Entenda as principais delas nos tópicos abaixo.

Investimento

Um dos fatores mais impactantes no preço de imóvel é a sua dimensão. Como os apartamentos compactos têm menos metros quadrados, consequentemente seus valores também serão reduzidos, consistindo em investimentos mais acessíveis para qualquer tipo de investidor.

Esse tipo de imóvel aproveita bastante da valorização imobiliária, já que o seu preço aumenta conforme o local onde ele está localizado e a busca por apartamentos compactos aumenta com o transcorrer do tempo. Portanto, se você quer garantir mais segurança para o seu futuro e evitar investimentos mais avançados, essa será a opção ideal para alcançar seu objetivo.

Isso é relevante principalmente em momentos de instabilidade econômica e incertezas, como a que o Brasil está enfrentando em razão da crise financeira criada pelo coronavírus. Mesmo que o país sofra economicamente, você ainda preservará ou até mesmo conseguirá expandir seu patrimônio com esse tipo de investimento.

Powered by Rock Convert

Praticidade

Limpar e organizar um imóvel compacto exige menos custos e tempo do morador, já que seu tamanho e a quantidade de móveis é menor. Se ele terceirizar essa atividade – contratando uma faxineira ou diarista –, o processo será mais simples e rápido. A praticidade também ajuda em mudanças, pois será mais fácil para retirar ou trazer os móveis.

Custos mais baixos

Além do preço de aquisição ser baixo, outros custos envolvidos também serão reduzidos. Por exemplo, em uma residência muito grande sempre é necessário adquirir mais bens para evitar que o espaço deixe uma sensação de vazio.

Por outro lado, você pode ter uma quantidade menor de itens para deixar o apartamento compacto com a decoração ideal. A redução de gastos com móveis permite que você invista em bens feitos sob medida e de maior qualidade.

Outras economias envolvem os gastos com a conta de água e luz, já que uma ou duas luzes acesas geralmente são suficientes para iluminar o ambiente em que você está. Também há diminuição de custos com reformas e consertos. Caso seja necessário trocar o piso, por exemplo, economiza-se com materiais e mão de obra.

O tamanho enxuto reduz o valor venal (estimativa do preço do bem realizada pelo poder público), o que minimiza a tributação do IPTU.

Localização

A maioria desses imóveis estão em localizações privilegiadas, ou seja, com um bairro de boa infraestrutura, perto de linhas de ônibus ou metros, diferentes tipos de estabelecimentos comerciais – como hospitais, supermercados, drogarias etc. Quanto mais alto for o padrão do bairro, mais valioso será o apartamento compacto.

Uma excelente oportunidade de investimento que se encontra em uma região privilegiada é o apartamento compacto da Add Vila Mariana, disponibilizado pela TRISUL. Ele já está pronto para morar, sendo localizado ao lado das estações de metrô Ana Rosa e Vila Mariana, bem como traz um condomínio com academia, lavanderia, piscina, playground, sauna e mais.

Versatilidade

O proprietário tem diferentes opções para se beneficiar do imóvel caso ele decida não morar nele. É possível alugá-lo mais facilmente para estudantes ou profissionais que trabalham perto do apartamento, já que o valor do aluguel também será mais acessível.

Também será viável torná-lo um imóvel de temporada, ou seja, alugar para pessoas que viajam para sua região. Isso se tornou excepcionalmente fácil atualmente graças a plataformas como AirBnB.

De modo geral, os apartamentos de dois quartos são os mais procurados pelos brasileiros. Isso ocorre pelo fato de ele se adequar às necessidades do consumidor tanto no quesito financeiro como de comodidade.

Os apartamentos compactos têm sido uma tendência imobiliária e vão estar  em alta nos próximos anos. Por isso, essa é uma grande oportunidade para que você adquira um imóvel desse tipo na planta e expanda seu patrimônio.

Temos imóveis compactos na planta em uma região privilegiada – Vila Clementino – e que serão muito cobiçados pelos investidores no futuro! Entre já em contato conosco da TRISUL para conhecer nossos imóveis! 

Compartilhar.

Comentários estão fechados.