sexta-feira, abril 19

Descubra agora como escolher um imóvel de acordo com o seu perfil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Já reparou que comprar um imóvel é um exercício de equilíbrio entre a razão e a emoção? Você precisa unir aspectos práticos — como escolher um com localização acessível aos locais onde mais frequenta — aos gostos pessoais, como a vista e o acabamento de sua preferência. E como escolher um imóvel levando em conta esses fatores?

Entender bem o seu perfil e estilo de vida é o ponto de partida para fazer a escolha mais estratégica e inteligente de acordo com as suas necessidades. Mas, como sabemos, esse é um processo complexo, no qual várias questões precisam ser levadas em consideração para não haver frustrações. Selecionamos as principais delas neste artigo. Veja só!

Identifique o que é mais importante

São várias as razões que nos levam a buscar um novo imóvel: localização mais próxima da escola, da faculdade ou do trabalho, mais segurança, por desejar um empreendimento de mais alto padrão, que ofereça uma vizinhança mais tranquila, pela necessidade de ter mais espaço para a família, entre outras.

Ter o principal objetivo da mudança em mente é muito importante para guiar a sua escolha e definir os próximos passos. Nesse momento, considere questões como: o que é fundamental; o que você não gostaria que tivesse no apartamento, mas que é aceitável dependendo do quanto o imóvel lhe agradou; o que você não aceitaria jamais, e outras.

Imagine, como exemplo, uma família que precisa de mais espaço e encontra o imóvel aparentemente perfeito: alto padrão, três quartos e excelente área de lazer. No entanto, o local é muito longe do trabalho dessas pessoas e do centro.

Ainda que esse seja o imóvel “perfeito” à primeira vista, no dia a dia ele não será funcional para essas pessoas. O motivo é que elas não querem passar tanto tempo no trânsito e preferem ter fácil acesso a serviços básicos como supermercados e farmácias. No final das contas, esse não seria o imóvel ideal. Pense nisso para não haver dor de cabeça no futuro.

Defina o perfil do imóvel

Para acomodar todos os moradores com conforto, segurança, tranquilidade e bem-estar é preciso avaliar bem o tipo de imóvel que se deseja comprar, como o tamanho, os recursos, a possibilidade de adaptação dos espaços e quanto tempo os moradores passarão em casa. Abaixo, algumas reflexões que precisam ser feitas:

  • pretende ter filhos ou aumentar a família? É preciso investir em imóveis amplos e com vários quartos;
  • familiares idosos dividirão o espaço? É preciso avaliar a acessibilidade dos cômodos e versatilidade da planta;
  • trabalha em casa? Que tal um imóvel com um quarto a mais para fazer de escritório ou investir em um que ofereça esse espaço já adaptado?;
  • gosta de animais e tem filhos pequenos? Avalie um apartamento em condomínio;
  • vai morar sozinho? Apartamentos do tipo studio podem atender às suas necessidades;
  • não abre mão de uma bela vista? Imóveis com varandas podem ser boas opções;
  • tem um estilo de vida mais sustentável e atento ao futuro? Uma boa escolha é morar em empreendimentos que ofereçam o reaproveitamento de recursos naturais e tenham foco em sustentabilidade.

Faça uma boa pesquisa

Que comprar um imóvel não é fácil como comprar roupas, você já sabe. Por isso, o cuidado na escolha do apartamento ideal deve ser proporcional à importância desse investimento. Não tenha preguiça e muito menos pressa para pesquisar nesse momento. A internet será um excelente guia para fazer a triagem do que você quer e do que não quer.

De preferência, comece buscando por regiões, e não por bairros específicos, pois isso diminui as chances de encontrar imóveis melhores em bairros vizinhos. Aprofunde as pesquisas avaliando o que os moradores dizem sobre a região, fazendo um tour pelo local com apps de geolocalização e avalie as oportunidades que surgirem.

Nesse momento, é preciso ter em mente que, muito provavelmente, você não encontrará o imóvel dos sonhos nas primeiras buscas. Esse tipo de compra requer, além de investimento financeiro, investimento de tempo e paciência.

Além disso, é importante não manter-se engessado quanto às características que você deseja em um imóvel, pois expandir as ideias pode lhe surpreender. Também é essencial fazer uma lista de locais e imóveis que encontrar e ir adicionando informações que ajudarão na definição ou riscando os que não gostar para não ter retrabalho.

Conheça bem a região onde pretende morar

Ao definir o local do imóvel, é fundamental fazer visitas em horários diferentes para avaliar a segurança e a tranquilidadedo entorno. Já imaginou você encontrar o tão sonhado imóvel, visitá-lo durante o dia e, só quando se mudar perceber que tem uma boate ao lado onde, além do som alto, há um intenso trânsito local aos finais de semana?

Para muitas pessoas, isso não será exatamente um empecilho. No entanto, para outras que priorizam o sossego e a paz noturna, isso pode sim, ser um verdadeiro pesadelo. Por isso, é essencial conhecer bem os seus objetivos e visitar o imóvel em ocasiões diferentes antes de fazer a sua escolha.

Verifique a infraestrutura do empreendimento

Avaliar a infraestrutura é um passo fundamental, afinal esse é o local onde você e sua família viverão e a observação da segurança da engenharia dos projetos — do apartamento e da propriedade como um todo — jamais deve ser negligenciada. Ainda no momento da avaliação do imóvel pretendido, você precisa verificar questões como:

  1. idade da construção;
  2. reformas e melhorias que estão sendo feitas no local;
  3. condições hidráulicas do apartamento;
  4. perguntas sobre as questões legais do empreendimento;
  5. idoneidade e tradição da construtora ou imobiliária.

Verificar a infraestrutura nem sempre é uma tarefa fácil, certo? São muitos os detalhes a serem analisados, pois, normalmente, é somente no processo de compra que é feita a vistoria completa do empreendimento. Por isso, aqui vai a nossa última dica de como escolher um imóvel: conte com a ajuda de uma imobiliária nesse momento.

A Trisul é uma construtora e imobiliária com mais de 40 anos de experiência em construção civil e já entregou mais de 60 mil unidades. A empresa conta com o know-how que você precisa para encontrar o imóvel certo! Vamos bater um papo sobre a realização desse sonho?

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.