sexta-feira, abril 26

O que é automação residencial e quais tecnologias adotar?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os avanços tecnológicos favorecem vários setores e já está presente em muitas residências brasileiras. A automação residencial é uma realidade e está cada vez mais popular, transformando a forma de fazer as tarefas domésticas do dia a dia. Esses recursos oferecidos pela tecnologia facilitam pequenas atividades corriqueiras e, ainda, podem contribuir para garantir uma boa economia no fim do mês.

Dessa forma, milhares de pessoas já usam essa comodidade trazida pela automação para ter mais conforto, praticidade e segurança. Entretanto, você sabe o que é a automação residencial? Sabe como ela funciona? Preparamos este conteúdo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse avanço da tecnologia.

Confira!

O que é automação residencial?

Quem não gostaria de ter à mão certas facilidades como programar a temperatura do ar-condicionado, ligar a televisão ou agendar o fechamento das cortinas na hora desejada? Tudo isso pode ser feito de forma rápida e fácil com a automação residencial. Esse processo é um conjunto de tecnologias que consegue programar esses tipos de eventos residenciais de forma automática e em diversos equipamentos.

Por meio de sistemas integrados ligados à internet, a automação residencial transforma pequenas ações diárias de forma inteligente. O objetivo é proporcionar praticidade aos moradores por meio do gerenciamento remoto da residência. Um simples dispositivo móvel, como tablet ou smartphone, conectado à internet é capaz de controlar os equipamentos ligados na casa de onde a pessoa estiver.

Além disso, a automação residencial permite a programação de fechaduras, luzes e outros sensores para que certos comandos possam ser executados de forma automática. Conforme o estilo de vida dos moradores, a automação residencial pode ser totalmente personalizada, oferendo mais conforto e praticidade a todos. 

Quais tecnologias podem ser empregadas?

O avanço da tecnologia permitiu que muitos aparelhos e instalações de uma residência pudessem receber sistemas e dispositivos inteligentes, capazes de proporcionar muitas facilidades para as atividades domésticas. Para empregar a tecnologia de automação residencial, é preciso ter aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo que será o responsável por fazer a coleta e a troca de informações.

As casas inteligentes são experiências de moradia muito interessantes e proporcionam aos moradores controle da residência e dos aparelhos eletrônicos de qualquer lugar que eles estiverem, por meio de smartphones ou computadores. O objetivo é conectar dispositivos e aparelhos entre si para que sejam acionados por meio de um controle centralizado. A automação residencial pode ser empregada para:

  • monitoramento de ambientes;
  • controle de fechaduras automáticas;
  • sensores de fumaça, vazamento de água e de presença em portas e janelas;
  • controle do consumo de água e energia;
  • câmeras inteligentes;
  • implantação de tecnologia sem fio;
  • gerenciamento de sistemas de ar-condicionado;
  • controle de cortinas e persianas;
  • ambientação de sistemas personalizados de luz, iluminação e temperatura;
  • abertura automática de portões e ativação de alarmes.

Quais os benefícios de ter uma residência automatizada?

A automação residencial oferece diversos benefícios para todos os moradores da residência. Ter equipamentos automatizados em casa significa ter praticidade, conforto e segurança, mas essa tecnologia pode proporcionar muitas outras vantagens, separamos as principais.

Segurança

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens da automação residencial é a segurança. Ter câmeras inteligentes que monitoram todos os espaços e que possam ser acompanhadas remotamente, além de contar com sensores de presença em portas e janelas, é uma maneira de prezar pela segurança de toda a família e do imóvel.

Também, é possível usar fechaduras inteligentes, que enviam notificações para seu smartphone caso detecte alguma movimentação estranha. Além disso, portões de correr são muito usados, já que a abertura é automática, facilitando a entrada e a saída de veículos.

Economia

Outro fator importante e benéfico da automação residencial é a economia de energia. Usando dispositivos específicos de automação, como lâmpadas inteligentes, é possível acender e apagar luzes de cômodos vazios por meio de aplicativos. Além disso, o uso de termostatos aliados a determinadas tecnologias é capaz de identificar pontos onde haja maior consumo de energia, ajudando a reduzir gastos. O consumo de água também pode ser controlado com a automação residencial.

Comodidade

A automação residencial oferece muita comodidade e praticidade para toda a família, já que permite a realização de diversas ações com mais facilidade. Alguns elementos podem trazer mais conforto, como o controle de luminosidade dos ambientes e o fechamento automático da persiana. Além disso, aplicativos permitem que o som seja ligado em todos os cômodos da casa e que todos os movimentos nos ambientes sejam monitorados.

Sustentabilidade

O controle do consumo de energia e água, por meio da automação residencial, é uma forma de ajudar os moradores a economizar nas contas no fim do mês e, também, contribui para atitudes mais sustentáveis. Esse controle pode ser feito por meio de medidores de consumo de energia, desligamento automático de luzes e ar-condicionado, controle de cortinas e persianas de acordo com a luz solar e sensores de vazamento de água.

Quais as tendências do mercado?

A inteligência artificial (AI) está cada dia mais sofisticada e os sistemas inteligentes têm se tornado cada dia mais comuns, por meio da internet das coisas (IoT). Com isso, a tendência é o aumento da integração entre as diversas aplicações nas residências com as nossas atividades rotineiras. Assim, além de smartphones e computadores pessoais, eletrodomésticos e eletrônicos podem ter sensores com a capacidade de processar informações, identificar padrões e fazer as mais diferentes tarefas.

As tecnologias de automação para residências conquistam esse mercado e promoverão o crescimento dele ao longo dos próximos anos. A tendência é um aumento de fornecedores de componentes eletrônicos que colaboram para a automação. Com essa previsível popularização da automação residencial, os custos das casas inteligentes devem se tornar mais baratos e acessíveis.

Portanto, agora que você sabe o que é automação residencial, entendeu que ela oferece vários benefícios para toda a família, proporcionando mais conforto, praticidade e segurança ao dia a dia. Conte com especialistas e profissionais de confiança na hora da contratação desses serviços. Assim, você terá tecnologias de qualidade e com eficiência comprovada.

Gostou do post? Deixe seu comentário aqui e nos conte sua experiência com a automação residencial!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.