segunda-feira, outubro 18

O que perguntar ao corretor de imóveis? 5 questionamentos essenciais!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Na hora de comprar um imóvel, é fundamental contar com um corretor imobiliário para realizar uma escolha consciente, segura e mais acertada. Esse profissional tem informações e dados que ajudam na tomada de decisão, buscando sempre atender todas as expectativas e demandas do cliente. Mas, você sabe o que perguntar ao corretor de imóveis.

Conversar com esse agente imobiliário é uma forma de conhecer particularidades da região, como opções de lazer e a existência de comércios essenciais, da vizinhança e do imóvel. Além disso, o corretor de imóveis saberá dizer sobre as condições de segurança do bairro e as expectativas de valorização do imóvel.

Para extrair informações decisivas e tomar a melhor decisão, conheça algumas perguntas básicas que devem ser feitas ao correto antes da compra. Confira!

O que perguntar ao corretor de imóveis?

Comprar um imóvel é um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa, e por se tratar de um investimento que envolve alto valor financeiro, é preciso ter alguns cuidados. Contar com um corretor de imóveis é fundamental nesse momento, mas só isso não basta. Os questionamentos certos também fazem toda diferença para uma escolha mais segura e acertada.

1. Quais os gastos totais e condições de pagamentos disponíveis na compra?

Para comprar um imóvel, a primeira coisa a ser feita é um bom planejamento financeiro. Estude todas as possibilidades e busque a forma de pagamento que melhor se encaixa nas suas condições financeiras. O corretor de imóveis conhece todas essas formas e facilidades, sendo capaz de esclarecer as dúvidas dos interessados com muita eficiência.

Condições de pagamento

Pergunte para o agente imobiliário quais são as opções para a quitação do bem, que podem variar entre à vista, por financiamento ou dando outro bem como parte do pagamento. Desta forma, é possível escolher a alternativa que melhor se adequa ao seu orçamento. Além disso, questione o consultor sobre a possibilidade de negociar o valor pedido e verifique se o preço está de acordo com o mercado imobiliário. Avalie junto ao agente os descontos nos pagamentos à vista, por exemplo.

Gastos totais

Na hora de comprar um imóvel, é essencial colocar no papel todos os custos da operação. Taxas, impostos, condomínios, tudo deve ser considerado, inclusivo, os custos pós-compra. Em casos de condomínios, avalie com o corretor se o imóvel participa do fundo de reserva ou outras taxas, como o rateio de serviços compartilhados, entre eles água e gás. Além disso, questione o agente imobiliário sobre o valor do IPTU e despesas, como taxa de transferência do imóvel.

2. Como está a documentação do imóvel?

Uma pergunta frequente e necessária é sobre a documentação do imóvel. Para evitar transtornos e prejuízos, é fundamental que os documentos exigidos sejam providenciados com antecedência. O corretor de imóvel conhece toda essa burocracia e providencia o que for necessário para a concretização da compra, desde o contrato de compra e venda até os documentos do imóvel.

3. Quando poderei ter as chaves do imóvel em mãos?

Outro fator importante a ser considerado é o prazo de entrega do imóvel. Isso porque o fato de comprar uma casa ou apartamento não garante a retirada imediata das chaves. Assim, vários fatores devem ser considerados e questionados, como o prazo de entrega das chaves e de conclusão do negócio. Em casos de imóveis em construção, é essencial consultar o agente imobiliário sobre o tempo previsto para a conclusão da obra.

4. O que a localização do imóvel tem a oferecer?

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher um imóvel é conhecer bem a localização e saber o que ela tem para oferecer. Avalie a facilidade de acesso e de deslocamento para os locais importantes que fazem parte do seu dia a dia. Dê preferência para lugares que têm serviços e comércios essenciais, como supermercados, farmácias e academias, próximo ao imóvel.

Mobilidade

Questione o corretor sobre o trânsito do bairro, se o tráfego é muito intenso, quais as vias de acesso importantes existentes na região e se os carros fazem muito barulho durante a noite. Esses detalhes podem influenciar nas suas tarefas diárias e, por isso, é importante conhecer a movimentação da região para evitar surpresas desagradáveis.

Segurança

Pergunte ao corretor sobre as condições de segurança do bairro. Descubra se o imóvel está em um ponto seguro da região, se existe policiamento constante, como está a iluminação da rua e outras questões relacionadas aos serviços públicos, como pavimentação, coleta de lixo, urbanismo e arborização.

Diversão e lazer

Converse com seu corretor de imóveis sobre as opções de lazer e entretenimento da região. Para manter a qualidade de vida, é essencial viver em um local que ofereçam alternativas de diversão, como praças, quadras esportivas, bares, clubes e parques. Tudo isso contribui bastante para o bem-estar das pessoas que moram no entorno.

Vizinhos

Procure conhecer a vizinhança antes de fechar negócio. Questione o corretor de imóveis sobre o perfil do bairro e descubra se é mais comercial ou residencial, boêmio ou familiar. Descubra se seus vizinhos compartilham de bons hábitos e costumes. Busque o máximo de informações sobre o estilo de vida dos moradores da região e evite dores de cabeça.

5. Quais as perspectivas de valorização do imóvel?

Essa pergunta também é muito importante de ser feita ao corretor de imóveis. Esse profissional tem acesso e acompanha diariamente os índices do mercado imobiliário. Entre outras informações, ele conhece as melhorias feitas na região e como está o movimento de expansão comercial. Por isso, não deixe de questionar sobre a expectativa de alta e de depreciação do imóvel em questão, considerando curto e longo prazo.

Portanto, o esclarecimento de cada uma dessas dúvidas faz muita diferença na hora da compra de um imóvel. Por isso, saber o que perguntar ao corretor de imóveis, é essencial para garantir uma negociação segura e confiável. Questione esse profissional sobre todas as suas dúvidas, além de conversar com moradores e comerciantes da região. Desta forma, é possível fazer um bom investimento e evitar dores de cabeça.

Gostou deste post? Siga a Trisul no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn e fique por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.