quarta-feira, outubro 21

Imóvel parado: saiba como fazer seus imóveis renderem

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Para os investidores, imóvel parado é o pior pesadelo. Mesmo sem inquilino, o local continuará gerando custos e a ausência dessa renda mensal pode provocar prejuízos ao proprietário. Com um pouco de planejamento e organização, é possível evitar que o imóvel fique vazio por longos períodos, otimizando o retorno do investimento imobiliário

Muitas vezes, o imóvel fica vazio por problemas de gerenciamento da parte dos próprios donos, mas nada que não possa ser resolvido. Para garantir os rendimentos desejados, conquistando bons inquilinos, basta manter uma boa administração dos investimentos imobiliários com a ajuda de profissionais qualificados.

Neste artigo, vamos mostrar como um bom planejamento pode garantir o sucesso do seu investimento imobiliário. Acompanhe e ótima leitura!

A importância de evitar o imóvel parado

Os custos com imóveis parados são muitos e, quando o gerenciamento é feito de forma incorreta, tendem a provocar altos prejuízos. Quanto mais tempo passar com o imóvel vazio, maiores serão os danos financeiros. O pagamento de taxas fixas, como o IPTU e o condomínio, que normalmente é feito pelo inquilino, pode se transformar em um montante indesejado para o proprietário.

Além disso, manter a propriedade em boas condições de uso leva a despesas com manutenção. Por isso, deixar um imóvel parado é sinônimo de transtornos e prejuízos financeiros. Algumas dicas podem ajudar o proprietário a garantir o retorno do investimento imobiliário.

Como garantir o sucesso do seu investimento imobiliário

Planeje bem novos investimentos

Quando a finalidade da compra de um imóvel for o aluguel, é fundamental que o investidor analise com calma e muita pesquisa a aquisição. Novos investimentos merecem atenção especial e um bom planejamento. Ao comprar um imóvel para aluguel, avalie a localização, o acesso, a estrutura, a garagem, as instalações elétricas e todos os outros fatores que podem influenciar a escolha dos futuros inquilinos.

Faça uma visita técnica na propriedade para verificar se não existe vazamentos, infiltrações ou outras irregularidades que impeçam ou dificultem o aluguel. Uma dica é considerar os custos com pequenas reformas e negociar antes da compra para evitar prejuízos.

Entenda os custos de um imóvel parado

Antes de adquirir um imóvel para aluguel, é importante que o investidor entenda e conheça todos os custos que uma propriedade parada pode acarretar. Quando o proprietário não consegue conquistar bons inquilinos, corre o risco da perda de rendimento da aplicação, aumentando o tempo de retorno do investimento.

Despesas básicas de manutenção de um imóvel parado ficarão a cargo do proprietário, o que pode gerar um valor significativo no orçamento. Taxas e contas de consumo, mesmo que mínimo, representam outro custo quando as propriedades ficam vazias. Em casos de apartamentos, não se pode esquecer o valor do condomínio, cobrado mensalmente. Além disso, as cobranças de IPTU também devem ser contabilizadas. Portanto, entender os custos de um imóvel parado é fundamental para evitar rombos no orçamento.

Reduza o valor do aluguel em épocas de recessão do mercado  

É preciso analisar com cuidado os momentos de crise para saber se vale a pena reduzir o valor do aluguel. Durante a negociação, avalie todas as possibilidades para evitar prejuízos com imóvel parado. Coloque no papel, detalhadamente, os custos e o quanto é possível diminuir no valor do aluguel para realizar uma negociação de sucesso.

Calcule essa diferença, no mês e no ano, e veja o quanto isso impactará no orçamento. O ideal é que, em épocas de recessão, o proprietário possa propor uma redução no preço do aluguel que seja interessante para os dois lados. Muitas vezes, é mais lucrativo oferecer um desconto nas mensalidades e garantir a ocupação do imóvel do que insistir em um aluguel que atenda às suas expectativas e ficar com o local vazio.

Seja flexível ao negociar

Ao tentar alugar um imóvel, o proprietário deve mostrar interesse em negociar. Isso faz com que ele tenha mais chances de fechar o negócio. Ser flexível na hora dessa negociação é uma ótima alternativa para diminuir as chances de o imóvel ficar parado. É importante mostrar para o potencial inquilino a disposição em facilitar aquela negociação.

Dar um desconto no valor das parcelas de compra ou diminuir um pouco o valor do aluguel são maneiras de oferecer flexibilidade na hora da transação. Realizar uma boa negociação é a melhor opção para evitar ter o imóvel vazio por longos períodos.

Conheça as qualidades do imóvel

Para vender ou alugar um imóvel, é essencial fazer uma boa avaliação de mercado para colocar uma precificação justa. Conhecer os atributos do apartamento, ou da casa em questão, e analisar de que forma eles podem valorizar o negócio faz muita diferença. A análise do público-alvo e dos itens por ele valorizado é fundamental para garantir o sucesso da transação.

Seja proativo e mantenha o interesse do inquilino

Quem procura um imóvel para alugar busca várias opções e segue as propostas mais atraentes. Para se destacar diante de tantas ofertas, é importante que o proprietário seja proativo para manter o interesse do seu possível inquilino. Uma dica é enviar mensagens sobre a disponibilidade do imóvel e procurar entender o que eles buscam naquele aluguel. Dessa forma, aumentam as chances de ocupação do imóvel, evitando prejuízos.

Ajuda de corretores qualificados faz a diferença

Muitas vezes, os investidores têm dificuldade de conciliar responsabilidades pessoais e profissionais com a administração do negócio imobiliário. Sem uma administração adequada, a chance é alta de o imóvel ficar vazio por períodos extensos. As imobiliárias oferecem corretores qualificados capazes de administrar, de forma adequada, todo o processo de compra ou aluguel de um imóvel.

Esses profissionais são responsáveis por apresentar a propriedade para sua carteira de clientes, organizar toda a documentação necessária para a negociação, gerenciar o pagamento de taxas, como o condomínio, além de fazer a comunicação direta com os interessados. Assim, é possível garantir a ocupação mais rápida do imóvel e evitar prejuízos, sem exigir tempo extra do proprietário.

Portanto, seguindo as dicas mencionadas, você pode evitar perdas de boas oportunidades e os custos adicionais ao manter um imóvel parado. Além disso, é importante anunciar a propriedade na internet, com boas fotos e informações relevantes, para aumentar as chances de aluguel. Para tanto, conte com corretores capacitados para administrar todo o processo de locação e garanta o retorno no investimento imobiliário.

Gostou do post? Siga a Trisul no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn e fique por dentro das novidades e melhores oportunidades do mercado imobiliário! 

Compartilhar.

Comentários estão fechados.