sexta-feira, março 29

Condomínio sustentável: por que investir nesse tipo de empreendimento?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O condomínio sustentável é de grande importância para a comunidade, pois pode fazer diferença no meio ambiente e na vida dos moradores. Desse modo, são essenciais em grandes cidades como São Paulo.

É necessário destacar que um síndico que se preocupa com a sustentabilidade no condomínio está procurando realizar a diferença na cidade e na vida dos moradores, tanto no bolso quanto na saúde. Afinal, ações sustentáveis buscam melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos.

Então, continue a leitura e saiba quais as vantagens em investir em condomínio sustentável!

Quais são as características de um condomínio sustentável? 

Um condomínio sustentável apresenta diversas características que podem contribuir para apreservação do meio ambiente e na vida dos moradores de forma satisfatória. Sendo assim, confira as principais características desse modelo de condomínio que está ganhando cada vez mais adeptos!

Energia renovável

O uso de energia renovável é primordial para garantir um local sustentável e preocupado com os recursos naturais. Dessa forma, é válido salientar que o uso de energia solar é vantajoso para quem procura gerar energia limpa e reduzir os impactos na saúde do planeta. Logo, muitos síndicos já estão buscando aderir à essa estratégia de energia renovável.

Reutilização de água da chuva

Uma das principais características dos condomínios sustentáveis é a reutilização da água da chuva. Para isso, eles instalam caixas ou tambores para armazenar água da chuva que, após o devido tratamento, poderá ser usada na limpeza, em vasos sanitários e no jardim. Consequentemente, isso proporcionará uma redução significativa na conta de água dos condôminos.

Coleta seletiva de lixo

Quando o condomínio não realiza o descarte correto do lixo, os moradores são prejudicados. Caso seu condomínio ainda não faz um descarte satisfatório, é essencial mudar a prática e melhorar. Em um condomínio sustentável, o síndico determina um local adequado para seus moradores depositarem o lixo e os divide em categorias, como metal, vidro, papel e material orgânico.

Desse modo, é necessário destacar que, com a prática da coleta seletiva no condomínio, é possível avaliar e reutilizar o que é descartado. Os materiais recicláveis podem ser comercializados e, assim, proporcionar uma renda extra que pode ser usada para deixar o condomínio cada vez melhor. Cascas de ovos e frutas podem se transformar em adubo para as plantas do apartamento e até usados para a criação de uma horta, enquanto o óleo de cozinha se transforma em sabão caseiro.

Ao cuidar dos recursos naturais e gerenciar o lixo dos residentes, o condomínio sairá ganhando e, além disso, se destacará no mercado. Afinal, a população está cada vez mais preocupada com os recursos naturais e em busca de organizações que estão caminhando nessa vertente.

Utilização de lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED podem parecer caras no começo, mas a redução que ocasionam compensa o gasto realizado no início. Por ser um modelo de lâmpada com um consumo energético menor, esse uso reduz mais de 60% dos gastos com energia do condomínio. Além do mais, o LED apresenta uma elevada durabilidade quando comparado com as lâmpadas fluorescentes usadas por grande parte da população.

Quais são as vantagens de um condomínio sustentável?

É essencial entender as vantagens que um condomínio sustentável proporciona. Por essa razão, separamos algumas para você ficar por dentro!

Redução de custos no condomínio

Com a utilização de cisternas para reaproveitar a água da chuva e painéis para transformar radiação solar em energia elétrica, um condomínio inteiro pode reduzir o valor pago nas contas de luz e água. O uso de LED também favorece a redução de custos e contribui para o meio ambiente. Nesse contexto, quem opta por um condomínio sustentável reduz diversos gastos.

Melhoraria na qualidade de vida dos moradores

Uma das principais vantagens de morar em um condomínio sustentávelé a ótima qualidade de vida. Assim, ao morar nesse modelo de condomínio você mudará alguns hábitos e deixará de lado muitas preocupações do mundo contemporâneo, além de proporcionar mais saúde para você e sua família.

Um condomínio sustentável interfere de forma satisfatória no bem-estar de cada morador, não apenas no aspecto físico, mas também emocional e mental. A melhoria na qualidade de vida poderá ser percebida em todos os momentos. Isso porque, nesse ambiente, as pessoas acabam descobrindo outros interesses, deixando de se conectar a todo o momento em suas redes sociais, por exemplo. Afinal, elas terão algo muito mais dinâmico, sustentável e real para se conectar.

Educação ambiental

A educação ambiental em um condomínio sustentável deixa de ser algo obrigatório e passa a ser algo natural e satisfatório. Em um ambiente como esse é possível criar os filhos e netos afastados de qualquer poluição e ações antrópicas que afetam a natureza e o ser humano.

As boas práticas, como economia de luz ou água, a reciclagem, a valorização e respeito com os animais e as plantas também são consequências de morar em um ambiente que permite o contato direto com a natureza. Ensinar as crianças a zelar pelo ambiente verde ao redor do condomínio residencial, pensando também nas próximas gerações é uma experiência incrível que poucas pessoas têm o privilégio.

Redução nos impactos ao meio ambiente

Um condomínio sustentável diminui de forma satisfatória os impactos ao meio ambiente, pois o síndico procurará por ações que não afetem os recursos naturais disponíveis. Sendo assim, a natureza não será prejudicada com possíveis descartes de lixo, consumo excessivo de água e energia. Nos dias de hoje, essas ações são essenciais, pois os recursos naturais estão diminuindo. Assim se o gestor não buscar por estratégias eficientes, ficará para trás.

Ocondomínio sustentável estará em alta nos próximos anos e será uma excelente oportunidade de rendimento. Logo, caso você resida nesse modelo de empreendimento, será mais fácil futuramente revender ou alugar, já que a procura por locais assim tende a crescer e se destacar no mercado. Saiba que todo ambiente que concentra qualidade tem mais valor entre as pessoas, garantindo uma venda ou locação.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para compartilhar em suas redes sociais. Assim, seus amigos ficarão por dentro do assunto e vão poder se conscientizar da importância ambiental nos dias atuais!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.