quarta-feira, maio 25

Você sabe como comprar um apartamento direto com a construtora?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O momento de adquirir a casa própria é muito esperado e precisa ser bem planejado para garantir sucesso na negociação. Felizmente, o mercado imobiliário oferece muitas facilidades para interessados que não possuem todo o valor do investimento em mãos. Assim, comprar apartamento direto com a construtora é uma forma fácil de realizar um financiamento e, ainda, valorizar o imóvel. 

Essa operação é como um empréstimo e passa por regras financeiras específicas de cada construtora. Aliás, como as empresas desejam vender suas unidades rapidamente, oferecem preços e condições de pagamento mais flexíveis ao consumidor. 

Se você está pensando em comprar um apartamento, confira os principais benefícios desse tipo de operação e descubra como realizá-la. Boa leitura! 

As principais vantagens em comprar apartamento direto com a construtora 

 Cada construtora define seu formato de financiamento, por isso, não é algo padronizado. Algumas empresas realizam essa operação quando o imóvel ainda está em fase de obras, outras optam por um processo mais flexível e personalizado, de acordo com as necessidades e condições do cliente.  

De toda forma, essa modalidade pode ser muito vantajosa para quem quer investir. A seguir, veja alguns benefícios em comprar apartamento direto com a construtora! 

Facilidades de negociação 

O financiamento de um imóvel, quando feito pelas instituições bancárias, abrange muita burocracia, documentação e longos prazos. Além disso, os bancos envolvem outros profissionais nesse processo, tornando mais alto o valor da negociação.  

Dessa forma, comprar apartamento direto com a construtora dispensa o envolvimento de terceiros e não eleva o valor do financiamento. Ou seja, o financiamento do imóvel é feito diretamente com a empresa responsável, sem a presença de despachante, consultor ou assessor imobiliário. Assim, a construtora pode oferecer mais facilidades e condições na hora de negociar a compra. 

Flexibilização nos pagamentos 

Como vimos, cada construtora é responsável por criar suas regras para o contrato de financiamento dos imóveis. Devido a essa autonomia, as empresas também oferecem aos seus clientes condições mais flexíveis para pagamento.  

Isso porque como as construtoras não ficam presas às normas do Sistema Financeiro Habitacional, o mercado fica mais diversificado, oferecendo várias opções de financiamento ao consumidor. 

Assim, o cliente tem mais oportunidades para adequar o pagamento, de acordo com suas condições financeiras. Por exemplo, pode optar por dar um sinal e assumir parcelas semestrais ou mensais, até a entrega das chaves; ou ainda pagar um valor de entrada mais baixo que dos bancos. 

Desburocratização dos processos 

Para realizar financiamento através das instituições bancárias, o consumidor precisa apresentar diversos documentos, como comprovantes de renda, de estado civil e certidões negativas, além da avaliação do imóvel. 

Porém, quando o cliente opta por comprar apartamento direto com a construtora não há tanta burocracia. Não existe a necessidade de apresentar todos esses documentos e os critérios de avaliação de crédito são menos rigorosos. Além disso, não é preciso providenciar a documentação do imóvel, já que ele foi feito pela própria construtora. 

Taxas e prazos mais claros 

amortização do financiamento pode ser feita de acordo com os parâmetros da construtora ou através do Sistema Price, que considera alguns índices e taxas de juros. Porém, em qualquer uma das situações os prazos e taxas são mais claros para o consumidor quando feito direto pelas construtoras. Assim, é possível realizar uma operação mais transparente, segura e tranquila. 

Consultoria e mais opções 

Para quem tem dúvidas sobre qual é o melhor imóvel para investir, comprar apartamento direto com a construtora também é uma forma de encontrar as melhores condições. 

Isso porque a construtora vai trabalhar com todas as suas opções para encontrar o melhor negócio para você. Para isso, pode oferecer um amplo catálogo, com empreendimentos variados que não só se adequem ao orçamento, mas também aos seus objetivos de investimento, como aluguel.  

Além disso, é a melhor maneira de ter uma visão ampla sobre as diferentes regiões, os tipos de imóveis que oferecem e quais as possibilidades que cada uma tem para você. 

Passo a passo do processo de financiamento 

Como você viu, o financiamento direto com a construtora é mais atrativo para os consumidores, por ser mais fácil e prático do que os disponibilizados pelas instituições bancárias. Assim, passa por um processo mais simples. 

Para começar, normalmente as construtoras responsáveis pelo loteamento fazem o financiamento pedindo um valor de entrada e parcelando o restante, de acordo com as condições do cliente. Já o prazo para entrega e conclusão costuma variar, podendo ser entre 50 a 120 meses.  

Apesar de ter juros altos e do curto prazo, esse tipo de operação feita direto com as construtoras garante prestações mais acessíveis ao cliente. Aliás, é importante lembrar que quanto menor o prazo do financiamento, menor o montante final a ser pago. 

Além disso, nas transações feitas pelas construtoras, as prestações são fixas, mas podem ser reajustadas todo ano, conforme as necessidades apresentadas. Quanto à documentação exigida estão alguns documentos, como:  

  • carteira de identidade e CPF; 
  • comprovante de endereço; 
  • comprovante de renda; 
  • comprovante de estado civil; 
  • certidões negativas. 

Tanto nos casos em que o financiamento é realizado direto com a construtora quanto com os bancos, o consumidor não se torna automaticamente dono do imóvel. Isso só é definitivamente consumado quando o financiamento for totalmente quitado.  

Por isso, é feito um contrato que dá o direito ao cliente de posse ou uso do imóvel, desde que mantenha as prestações do financiamento em dia, bem como outras obrigações definidas nesse documento. 

Financiamento direto com as construtoras x Financiamento com os bancos 

Um dos principais diferenciais em negociar um imóvel direto com a construtora é não ter a cobrança de juros sobre o valor financiado durante a execução do empreendimento. Já a maioria dos bancos só disponibiliza o financiamento após o término da obra. Devido a isso, as construtoras estabelecem prazos mais flexíveis e valores mais baixos, se comparado aos empreendimentos que já se encontram prontos, compensando possíveis riscos. 

Outra diferença é a burocracia na aprovação de crédito e documentação que envolvem os processos bancários. Assim, as construtoras viabilizam a concessão, a fim de aumentar a competitividade com as instituições financeiras. Além disso, negociando direto com a construtora existe a probabilidade de valorização do imóvel após o término da construção.  

Outro ponto importante é que o financiamento de imóveis, realizado pelos bancos, possui juros variados e parcelas reajustáveis, de acordo com a inflação. Já essa operação, quando efetuada direto com as construtoras, não oferece esse risco. 

Nas transações efetuadas diretamente com as empresas responsáveis pelas obras, não é necessário a presença de intermediários, como consultores imobiliários ou despachante — o que é bastante comum nas transações bancárias, elevando o custo do processo.  

Além disso, comprar imóveis direto na planta permite a adaptação da unidade conforme gosto e necessidades pessoais. Assim, é possível, por exemplo, personalizar desde as instalações dos quartos até os banheiros. 

Dicas para comprar apartamento direto com a construtora 

Agora que você viu como funciona o processo de comprar diretamente com a construtora e suas vantagens, chega a hora de encontrar o seu apartamento. Para isso, é importante seguir algumas dicas, a fim de fazer um negócio ideal. 

Analise suas necessidades 

Comprar um apartamento apenas pela região ou porque gostou do decorado não é a melhor forma de tomar essa decisão. Afinal, sendo um bem de alto valor, é preciso analisar diversos aspectos. 

Por isso, comece pensando em suas necessidades. Você quer morar no apartamento? Qual é o empreendimento com espaço ideal e áreas de lazer que você procura para atender seu estilo de vida? Vai alugar? Um imóvel em área nobre compensa ou é menos vantajoso do que outra opção mais acessível em outro bairro? 

Faça um planejamento financeiro 

O planejamento financeiro é o passo seguinte depois de descobrir suas necessidades. Com ele, é possível ter um cenário amplo sobre suas despesas e possibilidades de pagamento, antes de ir atrás do imóvel.  

Assim, você pode chegar até a construtora sabendo qual é a parcela que cabe no seu bolso e por quanto tempo é interessante fazer o financiamento. 

Encontre a construtora ideal 

O terceiro ponto e um dos principais é encontrar uma construtora de confiança. Afinal, tanto o imóvel deve ser construído com segurança e qualidade necessárias, como também a empresa deve oferecer menos riscos, garantindo que o imóvel vai ser finalizado. Além disso, para oferecer financiamento próprio, ela deve ser especialista e contar com uma equipe adequada, que possa oferecer a você as melhores condições. 

Por isso, uma boa dica é procurar por empresas que: 

  • tem tradição no mercado de construção e imobiliário; 
  • conte com uma ampla variedade de imóveis; 
  • seja reconhecida pela qualidade dos empreendimentos;
  • explique claramente as condições do financiamento e forneça documentos;
  • esteja disponível para tirar dúvidas e mostrar projetos do imóvel; 
  • possa guiar você para a compra certa com boas condições a longo prazo. 

Adquirir um apartamento ou casa com a construtora proporciona mais segurança e flexibilidade nas condições de pagamento. Para isso, pesquise o mercado e escolha uma empresa de qualidade para realizar o sonho da casa própria. A Trisul, por exemplo, oferece as melhores condições para comprar apartamento direto com a construtora. Com mais de três décadas de mercado, a empresa conta com profissionais capacitados, preços acessíveis e compromisso na entrega de cada obra. 

Quer saber mais sobre a Trisul? Entre em contato com nossos consultores e descubra as melhores oportunidades do mercado imobiliário para você! 

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.