quarta-feira, abril 14

Você sabe como comprar um apartamento direto com a construtora?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O momento de adquirir a casa própria é muito esperado e precisa ser bem planejado para garantir sucesso na negociação. O mercado imobiliário oferece muitas facilidades para interessados que não possuem todo o valor do investimento em mãos. Nesses casos, comprar apartamento direto com a construtora é a forma fácil para financiamento e, ainda, valoriza o imóvel.

Essa operação é como um empréstimo e passa por regras financeiras específicas de cada construtora. Como as empresas desejam vender suas unidades rapidamente, oferecem preços e condições de pagamento mais flexíveis ao consumidor.

Se você está pensando em comprar um apartamento, leia este post até o fim. Vamos mostrar os principais benefícios desse tipo de operação e como realizá-la. Confira e boa leitura!

Principais vantagens em comprar apartamento direto com a construtora

Cada construtora define seu formato de financiamento, por isso, não é algo padronizado. Algumas empresas realizam essa operação quando o imóvel ainda está em fase de obras, outras optam por um processo mais flexível e personalizado, de acordo com as necessidades e condições do cliente. Veja alguns benefícios em comprar apartamento direto com a construtora.

Facilidades de negociação

Todo financiamento de imóvel, feito direto com a empresa responsável pela obra, é efetuado sem a presença de intermediários, como despachante, consultor ou assessor imobiliário. Essas transações, quando feitas pelas instituições bancárias, abrangem muita burocracia, documentação e longos prazos.

Além disso, os bancos envolvem outros profissionais nesse processo, tornando mais alto o valor da negociação. Dessa forma, comprar apartamento direto com a construtora dispensa o envolvimento de terceiros e não eleva o valor do financiamento.

Flexibilização nos pagamentos

Como vimos, cada construtora é responsável por criar suas regras para o contrato de financiamento dos imóveis. Devido a essa autonomia, as empresas oferecem aos seus clientes condições mais flexíveis para pagamento. Como as construtoras não ficam presas às normas do Sistema Financeiro Habitacional, o mercado fica mais diversificado, oferecendo várias opções de financiamento ao consumidor.

Assim, o cliente tem mais variedade de oportunidades para adequar o pagamento, de acordo com suas condições financeiras. Por exemplo, pode optar por dar um sinal e assumir parcelas semestral ou mensalmente, até a entrega das chaves, ou pagar um valor de entrada mais baixo que dos bancos.

Desburocratização dos processos

Para realizar financiamento através das instituições bancárias, o consumidor precisa apresentar diversos documentos, como comprovantes de renda e de estado civil e certidões negativas, além da avaliação do imóvel.

Porém, quando o cliente opta por comprar apartamento direto com a construtora não há tanta burocracia. Não existe a necessidade de apresentar todos esses documentos e os critérios de avaliação de crédito são menos rigorosos. Além do mais, não é preciso providenciar a documentação do imóvel.

Taxas e prazos mais claros

A amortização do financiamento pode ser feita de acordo com os parâmetros da construtora ou através do Sistema Price, que considera alguns índices e taxas de juros. Porém, em qualquer uma das situações os prazos e taxas são mais claros para o consumidor quando feito direto pelas construtoras. Assim, é possível realizar uma operação mais transparente, segura e tranquila.

Passo a passo do processo de financiamento

O financiamento direto com a construtora é mais atrativo para os consumidores por ser mais fácil e prático do que os disponibilizados pelas instituições bancárias. Normalmente, as construtoras responsáveis pelo loteamento fazem o financiamento pedindo um valor de entrada e parcelando o restante, de acordo com as condições do cliente.

O prazo para entrega e conclusão costuma variar, mas geralmente fica entre 50 a 120 meses. Apesar de ter juros altos e do curto prazo, esse tipo de operação feita direto com as construtoras garante prestações mais acessíveis ao cliente. É importante lembrar que quanto menor o prazo do financiamento, menor o montante final a ser pago.

Nas transações feitas pelas construtoras, as prestações são fixas, mas podem ser reajustadas todo ano, conforme as necessidades apresentadas. Quanto à documentação exigida estão: carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Tanto nos casos em que o financiamento é realizada direto com a construtora quanto com os bancos, o consumidor não se torna automaticamente dono do imóvel. Isso só é definitivamente consumado quando o financiamento for totalmente quitado. Por isso, é feito um contrato que dá o direito ao cliente de posse ou uso do imóvel desde que mantenha as prestações do financiamento em dia, bem como outras obrigações definidas nesse documento.

Financiamento direto com as construtoras x financiamento com os bancos

Um dos principais diferenciais em negociar um imóvel direto com a construtora é não ter a cobrança de juros sobre o valor financiado durante a execução do empreendimento. Já a maioria dos bancos só disponibiliza o financiamento após o término da obra. Devido a isso, as construtoras estabelecem prazos mais flexíveis e valores mais baixos, se comparado aos empreendimentos que já se encontram prontos, compensando possíveis riscos.

Outra diferença é a burocracia na aprovação de crédito e documentação que envolvem os processos bancários. Assim, as construtoras viabilizam a concessão, a fim de aumentar a competitividade com as instituições financeiras. Além disso, negociando direto com a construtora existe a probabilidade de valorização do imóvel após o término da construção. O financiamento de imóveis, realizado pelos bancos, possui juros variados e parcelas reajustáveis, de acordo com a inflação. Já essa operação, quando efetuada direto com as construtoras, não oferece esse risco.

Nas transações efetuadas diretamente com as empresas responsáveis pelas obras, não é necessário a presença de intermediários, como consultores imobiliários ou despachante — o que é bastante comum nas transações bancárias, elevando o custo do processo. Além disso, comprar imóveis direto na planta permite a adaptação da unidade conforme gosto e necessidades pessoais. Assim, é possível, por exemplo, personalizar desde as instalações dos quartos até dos banheiros.

Portanto, adquirir um apartamento ou casa diretamente com a construtora proporciona mais segurança e flexibilidade nas condições de pagamento. Para isso, pesquise o mercado e escolha uma empresa de qualidade para realizar o sonho da casa própria. A Trisul oferece as melhores condições para comprar apartamento direto com a construtora. Com mais de três décadas de mercado, a empresa conta com profissionais capacitados, preços acessíveis e compromisso na entrega das suas obras.

Quer saber mais sobre a Trisul? Entre em contato com nossos consultores e descubra as melhores oportunidades do mercado imobiliário!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.