quarta-feira, maio 25

6 dicas para encontrar o imóvel ideal para investir e monetizar

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Investir em imóveis é uma das melhores formas de aumentar o patrimônio e monetizá-lo, garantindo uma renda extra todos os meses. Afinal, trata-se de um empreendimento que apresenta diversas vantagens. Porém, para obter sucesso com esse negócio, é fundamental que você saiba como encontrar o imóvel ideal. 

No post a seguir, descubra por que vale a pena investir no mercado imobiliário. Veja também 6 dicas que separamos para você fazer a escolha certa. Boa leitura! 

Afinal, vale a pena investir no mercado de imóveis? 

O mercado imobiliário é um dos que mais se recuperaram na pandemia. Com possibilidades de renda para investidores e novas soluções para consumidores, o setor continua sendo uma boa escolha para quem procura empreender de forma segura e alcançar uma rentabilidade fixa. 

Além disso, novas tendências têm mudado as formas de consumir, abrindo espaço para novos investimentos. Por exemplo, em 2021, o segmento de imóveis de médio e alto padrão teve, no primeiro trimestre do ano, 30% a mais de unidades comercializadas em relação a 2020.  

Já os studios têm surgido como uma nova opção para consumidores que querem praticidade e bons bairros para morar. De fato, a expectativa é de que, em 2021, eles correspondam a um terço de todos os lançamentos, aquecendo não só o setor de vendas, como o de alugueis. 

Com isso, ter o imóvel ideal para monetizar é uma forma de aproveitar não só o mercado aquecido, mas também obter outras vantagens, como: 

  • o imóvel se torna parte de seu patrimônio; 
  • o risco do investimento é extremamente baixo, em comparação com outros; 
  • o aluguel pode ser usado para pagar a prestação de um financiamento; 
  • é possível ter uma renda extra ou até viver dela; 
  • é possível ter uma variedade de diferentes imóveis, desde os vários tipos de residenciais até comerciais. 

Agora que você conhece os benefícios, também é importante saber que é fundamental fazer a escolha certa. Afinal, para ter boa rentabilidade e aproveitar o mercado com inteligência, é necessário encontrar o imóvel ideal. 

Como encontrar o imóvel ideal para investir?  

Observar alguns aspectos do setor imobiliário ajuda a descobrir qual é esse imóvel ideal e concluir se, realmente, vale a pena você investir nele. Conheça 6 dicas que separamos a seguir! 

1. Observe o tipo de imóvel 

Como você viu, é possível investir nos mais diferentes tipos de imóveis. Sendo assim, é importante observá-los para saber como começar. Por exemplo, dentro do setor, você pode apostar em comerciais, terrenos, apartamentos na planta, já construídos, entre outros.  

Nesse caso, vale analisar cada tipo e compreender seu objetivo com ele. Se for aluguel, o melhor é apostar em segmentos com mais rentabilidade e conhecer bem o público-alvo para confirmar se é um bom negócio. 

2. Atente à localização 

Como um dos requisitos principais, o imóvel ideal para monetizar tem uma boa localização. Por isso, vale a pena pesquisar os bairros mais valorizados. Afinal, eles são os mais procurados por sua infraestrutura, segurança e facilidades de locomoção — o que, naturalmente, atrai o público e, consequentemente, torna mais fácil alugar o imóvel. Além disso, por serem mais valorizados, as chances de ter uma renda maior aumentam. 

3. Analise o projeto 

Outro ponto fundamental do imóvel ideal é sua qualidade. Por isso, é importante acompanhar desde a planta o desenvolvimento do projeto com a construtora. Isso vai permitir que você saiba informações importantes, como os tipos de materiais usados.  

Dessa forma, é mais fácil garantir que tudo está dentro da lei e feito com alta qualidade, requisitos fundamentais para manter o imóvel valorizado. 

4. Verifique a infraestrutura 

No caso da infraestrutura, é essencial analisá-la tanto no aspecto do bairro quanto do imóvel. Nos dois casos, é importante pensar como um locatário, respondendo à pergunta: “por que eu moraria neste bairro e neste imóvel?”. 

Ou seja, no caso do bairro, vale investigar se: 

  • é seguro; 
  • perto de pontos de interesse de lazer e cultura; 
  • tem mercados, padarias, shoppings, farmácias e outros serviços; 
  • está perto de transportes, como o metrô, ou vias de acesso; 
  • é arborizado. 

Já no condomínio, você pode verificar se o imóvel: 

  • está em um edifício seguro, com portaria 24 horas; 
  • tem bom estado de conservação ou precisa de reforma; 
  • conta com espaço ou boa disposição dos cômodos
  • oferece área de lazer, como piscina e churrasqueira; 
  • tem áreas privativas, como churrasqueira e varanda; 
  • tem um condomínio com serviços, como lavanderia. 

5. Confira a rentabilidade 

O imóvel ideal é aquele que representa boa rentabilidade, mas nesse caso, é preciso cuidado. No melhor cenário, ele garantiria não só um bom aluguel, como também uma ótima opção de revenda, se for esse o seu objetivo. 

Sendo assim, você precisa considerar esses dois aspectos, como também outros custos. Por exemplo, um apartamento para alugar vazio custa a despesa do condomínio, o que pode interferir em sua renda mensal. Porém, se você quer mais rentabilidade e variedade, a ideia de comprar dois apartamentos menores pode ser ideal. 

6. Avalie o padrão 

Conhecer o padrão do imóvel também é fundamental para saber se o seu investimento é o ideal e se realmente vai valer a pena. Afinal, cada tipo tende a exigir um perfil de público diferente.  

Por exemplo, imóveis de alto padrão são mais caros e costumam estar nos melhores bairros e, por isso, são alugados ou adquiridos por pessoas mais exigentes e com altas expectativas. Nesse caso, a rentabilidade é maior, mas pode ser mais difícil alugar. 

Além de todos estes importantes fatores, procurar por uma boa construtora e imobiliária é a melhor forma de garantir o imóvel ideal. Afinal, com boa reputação, qualidade e presença no mercado, há mais probabilidade de você encontrar o apartamento certo, esteja na planta ou já construído, e fazer todo o processo de aquisição da forma mais segura. 

Nesse caso, você pode contar com a Trisul. Com mais de 40 anos de experiência em construção de imóveis, além de mais de 300 empreendimentos concluídos, temos a segurança de contar com fornecedores de qualidade para garantir a construção das melhores edificações. Também dispomos de uma equipe preparada para atender você e ajudar na missão de encontrar seu imóvel ideal. 

Gostou do post e quer saber mais sobre nossas opções? Fale com a gente

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.