sexta-feira, março 29

Saiba como funcionam os studios e flats e entenda a diferença entre eles

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Studio e flat são excelentes opções para quem tem uma rotina agitada e gostaria de morar na região central de São Paulo. Afinal, esses empreendimentos costumam ser bem-localizados e oferecem serviços que facilitam a vida dos moradores.

Porém, antes de optar por um ou outro, é preciso entender o que significa cada um deles. Por exemplo, studios são imóveis modernos e, em geral, apresentam uma integração entre os cômodos. Já a maioria dos flats tem uma separação mais definida dos ambientes.

No artigo a seguir, confira as 4 principais diferenças entre eles e como são distintos de outros imóveis parecidos. Veja também como escolher entre studio e flat e como transformá-los na casa perfeita. Saiba ainda por que você deveria investir em um desses dois imóveis. Boa leitura!

4 diferenças entre studio e flat e por que não são quitinetes ou lofts 

Studio e flat podem soar parecidos, mas existem algumas diferenças importantes entre eles. Veja a seguir 4 delas que você precisa considerar antes de escolhê-los.

1. Tamanho do imóvel 

O tamanho é uma característica utilizada para distinguir studios dos flats. Geralmente, o apartamento studio mede entre 23 m² e 35 m². Já o flat, costuma ser um pouco maior, sendo comum encontrarmos imóveis desse tipo, em São Paulo, com 66 m² a 120 m².

Os studios podem funcionar bem para quem mora sozinho ou para quem está começando uma família.

Por exemplo, o Domy Vila Mariana — em fase de construção pela Trisul — tem um ou dois quartos com até duas suítes, variando entre 23m² a 85m². Ideal para recém-casados, essa opção é perfeita também para casais que pretendem ter filhos e morar em um dos melhores bairros de São Paulo.

2. Cômodos e integração dos ambientes 

A distribuição dos cômodos é outro fator que diferencia studio e flat. No primeiro caso, o apartamento tem como principal traço a integração; sendo marcado pela presença de cozinha americana ou da sala integrada com o terraço. Já os quartos e banheiros mantém seu espaço separado.

Por sua vez, a estrutura do flat é muito parecida com a de imóveis tradicionais, pois todas as separações de ambientes estão mantidas.

3. Perfil dos moradores 

De modo geral, quem opta por um flat busca uma solução temporária de moradia ou deseja investir em imóveis; visto que diversos serviços estão inclusos no pagamento do condomínio.

Já os moradores de studios têm um perfil diferente, pois eles buscam um lugar para viver por períodos mais longos e, até mesmo, a vida inteira.

4. Serviços oferecidos 

Por fim, a oferta de serviços é algo que distingue bem o studio do flat. No primeiro caso, pode haver um grande foco em opções de lazer. Um exemplo é o State Ibirapuera, localizado na Vila Clementino.

Esse empreendimento conta com unidades tipo studio, com condomínio que disponibiliza lavanderia e bar na cobertura, além de piscina, mirante e academia, para que o morador não tenha que sair de casa para encontrar o que precisa.

Já no caso dos serviços dos flats, eles são bem parecidos com os de um hotel ou pousada. Por exemplo, podem incluir recepção, limpeza, lavanderia e restaurante.

Por causa dessa diferença, a dica é sempre visitar as opções e considerar os serviços como um fator primordial. Afinal, eles interferem diretamente no valor do condomínio.

E as quitinetes e lofts? 

Vale destacar também outras opções de moradia, como as quitinetes e os lofts. Assim, você pode ter uma ideia completa de todas estas opções.

No caso das quitinetes, elas são modelos mais populares e conhecidos, do que as outras opções. Bastante escolhidas por estudantes e pessoas que querem morar sozinhas, elas são excelentes no quesito praticidade. Porém, não contam com os mesmos serviços dos studios e flats.

Já os lofts são as opções de maior espaço entre todas, pois podem ter mais de 50 m². Aliás, essa é uma diferença marcante em comparação ao studio, já que eles são mais amplos, sem divisões de paredes e com um pé-direito bem alto.

Esse modelo de moradia surgiu nos Estados Unidos nas décadas de 60 e 70, quando galpões industriais foram transformados em espaços habitacionais. Por isso, sua decoração costuma seguir a linha industrial; o que dá um aspecto bem moderno a esse tipo de habitação. Além disso, geralmente há um mezanino, sendo esse um diferencial extra no imóvel.

Aspectos essenciais antes de escolher entre studio e flat 

Agora que você conhece cada modelo, é importante considerar alguns aspectos importantes, para saber qual opção atende às suas necessidades.

Número de pessoas 

Tanto o flat quanto o estúdio são imóveis pequenos. O flat é pouco maior do que um quarto de hotel, ao passo que o estúdio tem cerca de 30 m². Por essa razão, se quiser realmente usufruir da praticidade que oferecem, o mais indicado é que more sozinho neles.

Vale lembrar que um dos grandes diferenciais desses imóveis é o fato de estarem bem-localizados e dentro de condomínios que oferecem serviços e facilidades diversas.

Sendo assim, o pouco espaço é compensado por outros fatores, que não são encontrados em uma propriedade comum. O modelo Axis Vila Mariana, por exemplo, é uma ótima opção porque reúne todas estas vantagens em um mesmo lugar.

Estilo de vida 

O flat é voltado para empresários ou profissionais liberais que têm uma vida corrida e querem viver da forma mais prática possível. Isso porque ele conta com vários tipos de serviços oferecidos em um hotel; algo que faz parte das vantagens desse imóvel. Por exemplo, o que se paga de condomínio já costuma incluir refeições, lavanderia e demais facilidades.

Nesse caso, a diferença está no fato de que o ambiente é muito mais aconchegante e doméstico do que um quarto de hotel, não sendo algo tão formal. Como você pode imaginar, isso deixa o morador mais à vontade.

Já o studio tem um perfil mais habitacional do que o flat e se encontra em edifícios que contam com áreas de lazer, piscina e salão de jogos. Além disso, ele pode abranger outros serviços, como de limpeza e lavanderia coletiva.

Nesse caso, a ideia é que o morador usufrua da área onde mora, a fim de manter a praticidade — e não somente encare o imóvel como um dormitório, ainda que seja pequeno.

Animais 

Geralmente, nesses lugares são aceitos pets de pequeno porte, ou seja, com até dez quilos. Aliás, essas restrições ocorrem tanto pela qualidade de vida do morador, quanto pela do próprio animal.

Diante disso, ter muitos pets ou pets de grande porte não é o ideal no studio e flat. Afinal, os moradores prezam pela praticidade e tranquilidade. Por isso, animais menores, como cães de companhia, são os mais adequados para viver nesses espaços.

Posso transformar um studio em flat e vice-versa? 

A resposta é sim. Tudo vai depender de alguns elementos que você pode aplicar na estrutura do imóvel, para deixá-lo com a cara de um flat ou studio. Por exemplo:

  • construção de ambientes integrados ou separados;
  • móveis escolhidos para aproveitar o espaço;
  • tipo de decoração aplicada;
  • aproveitamento de paredes e tetos.

Dicas para deixar o studio ou flat perfeito para você 

Para que um espaço, como o studio ou flat, seja funcional sem abrir mão do conforto, é preciso pensar em alguns detalhes. Veja alguns deles a seguir!

Escolha o seu estilo 

O estilo de sua casa deve refletir quem você é. Isso é importante exatamente para criar um ambiente agradável para você, que reflita positivamente no seu bem-estar.

Nesse caso, mais do que só definir a decoração, a distribuição do espaço também importa para que você se sinta bem.

Aproveite cada canto

Como são imóveis pequenos, cada canto bem utilizado pode ser uma vantagem. Assim, não só você garante a praticidade do dia a dia, como também pode contar com um visual mais clean, sem a necessidade de móveis grandes.

Nesse sentido, é muito útil aproveitar paredes e até o teto, para distribuir todas as suas coisas de forma harmônica.

Escolha bons móveis

Escolher bons móveis não significa pensar só em qualidade, mas também em praticidade. Ou seja, apostar em modelos que favoreçam a sua rotina e contornem uma possível falta de espaço. Nesse sentido, você pode apostar em:

  • peças com portas de correr;
  • móveis multifuncionais;
  • nichos e prateleiras.

Invista na decoração

Uma boa peça de decoração também tem a capacidade de promover conforto e ajudar para que o visual do ambiente seja melhor. Sendo assim, você pode escolher peças maxi para ocupar um espaço e dar a impressão de um ambiente maior, ou peças mini, que podem tornar o local mais aconchegante.

Aposte na luminosidade 

Outra forma de não deixar o imóvel com uma sensação “opressiva”, por ser pequeno, é apostar na iluminação.

Além de trazer conforto, ela também ajuda no senso de amplitude. Sendo assim, você pode seguir algumas dicas como:

  • faça um bom projeto de iluminação;
  • aposte em sancas;
  • tenha janelas amplas;
  • conte com itens de vidro e espelhos;
  • use luminárias e pontos de luz pela casa.

Razões para investir em studio e flat 

Studios e flats são espaços perfeitos para quem tem a vida agitada, gosta de conforto e quer estar no centro de tudo. Por isso, são muitas as razões para você escolhê-los para investir:

  • são bem localizados;
  • têm tudo ao redor;
  • oferecem serviços essenciais de condomínio, que poupa o seu tempo;
  • são espaços otimizados, que não dão trabalho;
  • você pode criá-los como quiser;
  • oferecem várias opções de lazer, que contribui para o seu conforto;
  • são pensados para facilitar a sua rotina e promover o bem-estar.

Muitas vezes, morar perto do trabalho ou estudo, estando próximo das linhas de transporte público e do centro da cidade, é o que há de mais inteligente, quando falamos de viver em grandes centros urbanos. Para isso, o studio e flat são as melhores opções para você. Cada um tem as suas próprias características, mas os dois atendem perfeitamente uma rotina agitada, facilitando o seu dia a dia, sem abrir mão do conforto e lazer que você merece.

Quer saber mais vantagens de investir em um studio em São Paulo? Descubra já!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.