quinta-feira, março 28

Fique por dentro das maiores vantagens de morar em São Carlos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Já pensou em morar em São Carlos? Essa é uma cidade pequena, com pouco mais de 250.000 habitantes, localizada no interior do estado de São Paulo. É um município com características únicas, como dois grandes centros universitários combinados com um perfil agricultor. Além disso, sua localização é privilegiada, permitindo acesso a outras cidades próximas e até à própria capital, graças à infraestrutura do município.

Repleta de história, São Carlos foi fundada em 1857, época em que o plantio de café estava começando a ganhar mais destaque na economia brasileira. Por conta disso, até hoje o café e os imigrantes fazem parte da identidade da cidade. Porém, São Carlos apresenta muito mais vantagens para quem pensa em morar lá. Quer conhecer mais sobre a cidade? Continue lendo o post e confira os benefícios de morar em São Carlos.

Qualidade de vida

Um dos maiores benefícios de morar em São Carlos é contar com uma ótima qualidade de vida. Em uma pesquisa feita em conjunto pela UPS/São Carlos, UFSCar e FATEC/Jaú, a cidade foi uma das 7 estudadas que receberam avaliação considerada ótima. O município se destacou em quesitos como educação, saúde, segurança pública e trânsito, com notas entre as mais bem avaliadas nesses quesitos. Além disso, morar no interior traz um maior conforto e bem-estar, combinando uma cidade urbana com o contato com a natureza.

Educação

É impossível mencionar São Carlos sem falar em uma das principais características da cidade. Como mencionado acima, a cidade conta com duas das melhores universidades do país, a UFSCar e a USP/São Carlos. Isso a transforma em uma das cidades mais importantes do estado, se tornando um polo tecnológico que é referência em educação e inovação. Afinal, o prestígio das universidades acaba se estendendo por todos os níveis de educação.

Opções de cultura e lazer

Como é uma cidade universitária e jovem, existem bastante opções de cultura e lazer em São Carlos. Primeiramente, a vida noturna é bem agitada para uma cidade tão pequena. Bares, restaurantes e pubs atendem públicos das mais diversas idades. Além disso, cinemas localizados tanto em shoppings quanto em um prédio próprio trazem ainda mais atrações para os moradores da cidade. Para quem gosta de museus, a cidade também conta com 5 opções, com os teatros e o SESC recebendo peças e espetáculos.

Como mencionamos acima, um dos aspectos culturais mais interessantes e únicos de São Carlos parte da sua relação bem próxima ao café. Existem diversas fazendas cafeeiras antigas, com estadias, cafés coloniais e passeios educativos. Sendo assim, morar na cidade pode ser visto como uma oportunidade interessante de se aventurar por outra época.

Assim como boa parte das cidades do interior, mais uma vantagem de morar em São Carlos é a proximidade da natureza. Existem diversos parques ecológicos que ajudam a preservar o meio ambiente, assim como educar seus moradores. Evidentemente, as opções de trilhas e passeios pela natureza também são enormes.

Mercado de trabalho

Uma característica interessante de São Carlos é o seu mercado de trabalho. A economia da cidade é forte, especialmente por conta de sua posição privilegiada. A cidade é casa de diversas empresas de logística, que usam essa posição para facilitar seu trabalho. Além disso, as raízes cafeicultoras da cidade também têm seu efeito na economia.

A malha ferroviária da cidade é extensa, sendo muito utilizada pelo agronegócio e pelo setor da indústria. Empresas como a Volkswagen, Faber-Castell, Electrolux e diversas outras, têm uma base em São Carlos. Evidentemente, é preciso um setor de serviços para acomodar tanto o mercado de trabalho como a rede universitária. Shoppings, comércio, alimentação e saúde reúnem ótimas opções.

Tecnologia

Essa é mais uma característica que é consequência das universidades em São Carlos. Por conta delas, a cidade se transformou em um polo tecnológico, com startups, centros de inovação e instituições de pesquisa na cidade. O motivo é simples: as universidades abastecem a cidade com um fluxo de mão de obra extremamente qualificada e relativamente barata. Afinal, recém-formados estão ansiosos por emprego.

Se você está olhando para os imóveis de São Carlos com um olhar de investidor, existe uma grande diversidade de públicos. Os universitários têm uma demanda por imóveis baratos e menores. Por outro lado, os grandes executivos das empresas, professores universitários e pesquisadores demandam imóveis de alto padrão.

Tranquilidade

Apesar disso tudo, São Carlos ainda é uma cidade do interior e, como tal, apresenta na tranquilidade uma de suas maiores vantagens. A população não é exatamente pequena, mas está longe da capital ou cidades como Campinas e Guarulhos, que superam os milhões.

Com menos pessoas, e com uma população que está lá com um objetivo mais específico — como fazer faculdade ou trabalhar em uma das grandes empresas —, a violência e o trânsito tendem a ser bem menores. Com menos gente, existe mais espaço, mais privacidade e menos brigas com os vizinhos. Por fim, menos prédios e menos estradas significam mais verde e mais contato com a natureza.

Potencial de crescimento

Uma das vantagens mais interessantes de morar em São Carlos é a fuga das cidades. Essa é uma tendência antiga, com as pessoas escolhendo o interior por conta de todas as características acima. Afinal, todas as cidades estão conectadas por meio da internet, e o interior não é necessariamente rural. É um espaço urbano menor e mais tranquilo do que as grandes cidades. Do jeito que as tendências caminham, o grande potencial das cidades do interior, como São Carlos, tende apenas a aumentar.

Para quem está considerando morar em São Carlos, este post trouxe algumas informações bem úteis e interessantes. Como você percebeu, a cidade tem diversos perfis diferentes, que são refletidos em seus bairros. Existem aqueles mais simples e animados, voltados para os agricultores e universitários respectivamente, até os de luxo, para os grandes executivos e professores. Basta escolher aquele que faz mais sentido para o seu perfil e expectativa.

A Trisul pode ajudar a encontrar o imóvel ideal. Se você gostou da cidade, e quer conhecer mais, confira algumas opções de imóveis em São Carlos.

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.