sábado, junho 12

Cuidados ao comprar imóvel na planta: quais são necessários? Saiba!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você conhece os cuidados para comprar imóvel na planta? Afinal, esse processo pode ser extremamente vantajoso, graças à flexibilidade que ele traz, tanto em relação aos descontos e meios de pagamento, como ao planejamento financeiro para pagar. Como o imóvel ainda será construído, você tem bastante tempo para resolver essas questões. Porém, para aproveitar melhor essas vantagens é preciso ter certas precauções.

É isso que você verá neste post. Continue lendo até o fim e conheça os principais cuidados ao comprar imóvel na planta para que esse investimento traga os maiores retornos possíveis.

Saiba o que você quer

O ponto mais importante é entender o que você quer. Existem algumas diferenças se você compra o imóvel para morar ou quer um tipo de investimento imobiliário. No primeiro caso, é importante que você tenha em mente o número de moradores, seus hábitos e a idade deles para que você encontre as opções que mais se adequam ao seu estilo de vida, considerando o condomínio e o bairro a sua volta, por exemplo.

Para quem quer comprar para investir, a equação é um pouco diferente. Em vez de ter um apelo emocional ao imóvel, o seu raciocínio é o mais direto possível. Não foque tanto no que você quer, mas no que pode trazer a maior possibilidade de retorno. Alguns pontos são universais, como uma boa localização, mas o foco maior é na lucratividade.

Compare seus favoritos com outras opções

Se um imóvel chamou a sua atenção, compare as suas principais características com outros que estão sendo lançados na região. Procure na internet, converse com as pessoas e até mostre interesse em outro, mesmo que não tenha intenção de comprar. Apenas fazer esse estudo preliminar de mercado imobiliário dará uma ótima noção de que você está fazendo um bom ou mau negócio.

Um aspecto a ficar de olho é na planta em si. Verifique a disposição dos cômodos, além da posição do imóvel em relação ao sol, sendo que o da manhã é o mais recomendado. Tanto para morar como para investir, são informações simples que todo morador procura.

Procure informações sobre a construtora

Ao se interessar por algum imóvel específico, o primeiro passo é pesquisar a reputação da construtora, de modo a evitar fraudes, atrasos ou problemas no atendimento no pós-venda. Pesquise no Google notícias envolvendo a empresa, verifique sua reputação nas redes sociais e use ferramentas como o Reclame Aqui para verificar os problemas mais comuns. Para ter ainda mais certeza e segurança, você pode ir à prefeitura da cidade para saber se a planta foi aprovada.

Guarde todos os documentos

Comprar um imóvel envolve burocracia e você precisa garantir que tem todos os documentos guardados. Não esqueça de pedir os principais, como a matrícula do imóvel, o memorial da obra e comprovante que o terreno é da construtora. Também vale a pena guardar documentos como as publicidades e anúncios. É uma prática simples, mas que pode poupar muita dor de cabeça, caso você encontre algum problema.

Leia o contrato

Se você tiver um advogado, melhor ainda, mas é sempre uma ótima ideia ler o contrato para pegar as informações mais importantes. Por exemplo, o prazo de entrega é um ponto crucial, assim como possíveis períodos de atrasos ou tolerância. Normalmente, existe um limite de 180 dias após o divulgado originalmente.

Outro ponto crucial a observar são as taxas. É natural que sejam cobradas algumas, mas é preciso garantir que não exista nenhum valor abusivo. Um exemplo é a SATI, o Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária, que é cobrado como um percentual do imóvel, com advogados que a própria construtora sugere. Porém, isso é opcional, já que o comprador pode escolher profissionais para fazer isso. 

Visite o local e converse com quem mora perto

Se você ainda não visitou o local, isso sempre é positivo. Vá ao local onde a obra será feita de vez em quando, para ver o andamento da mesma e, se possível, faça isso em horários alternativos. Também vale a pena conversar com os moradores ou porteiros dos prédios ao redor, para saber como é o dia a dia na região. Pode ser, por exemplo, que o local alague quando chove ou que falte muita luz.

Faça uma vistoria após receber as chaves

Após receber as chaves é importante fazer uma vistoria, antes de qualquer coisa, para garantir que tudo que foi contratado e que estava acordado na planta, de fato está lá. Qualquer defeito deve ser reportado para a construtora imediatamente, tanto na área privada como nas públicas. Se você pretende se mudar para o imóvel, deixe um tempo extra para lidar com esses problemas.

Converse sobre o aspecto financeiro

É importante também entender como funciona o pagamento do imóvel, já que o plano é criado pela própria construtora. Inicialmente, é dado um sinal na assinatura do contrato, seguido de parcelas mensais pagas até receber as chaves, podendo ter parcelas intermediárias maiores a cada trimestre, semestre ou ano e uma parcela maior na entrega.

Durante todo processo existem possíveis reajustes nos preços por conta da inflação, que pode elevar o custo da mão de obra e dos materiais. Para isso, é usado o Índice Nacional da Construção Civil, o INCC, que mede essa variação. Normalmente, as construtoras divulgam o preço do imóvel à vista, sem considerar o preço total que inclui o ajuste e possíveis juros de pagamento. Faça a conta você mesmo e pergunte para a construtora no momento da negociação qual é o valor total.

Também é importante conhecer como funciona o sistema de amortização. Esse é o processo que dita como os juros serão calculados. Existem três sistemas, a Tabela Price, a SAC e a Sacre. É importante conhecer cada uma delas para escolher a que faz mais sentido no seu caso.

O mais importante cuidado ao comprar imóvel na planta é contar com uma imobiliária séria e de qualidade. Assim, você aumenta as suas chances de encontrar o imóvel dos sonhos ou de ter um investimento bem valioso.

Quer comprar um imóvel na planta? Então, entre em contato com a Trisul, confira as opções disponíveis e encontre a ideal para você! 

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.