quinta-feira, abril 25

O que podemos esperar para os apartamentos do futuro?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você já parou para pensar como a sociedade do século XXI tem feito o movimento reverso, em relação ao que aconteceu na época da Revolução Industrial? Calma, que não vamos nos estender nos fatos históricos, apenas utilizar comportamentos do passado para refletir sobre os apartamentos do futuro.

Durante a Revolução Industrial — iniciada em 1760 — houve o boom nas indústrias, e os trabalhos que eram realizados em casa passaram a ser produzidos por máquinas nessas indústrias. Com isso, a população começou a sair de seus lares para passar o dia trabalhando fora, permanecendo menos tempo em casa, com a família.

Agora, com a evolução da tecnologia e da expansão de horizontes cada vez mais virtuais, o processo é contrário: as pessoas estão saindo das empresas para trabalharem em casa, no crescente formato home office. Esse comportamento tem influenciado tendências no mercado imobiliário. Mas não é só isso. Continue a leitura e veja as estimativas para o segmento!

O que quer dizer “apartamento do futuro”?

Os apartamentos do futuro são tecnológicos, acessíveis, versáteis, sustentáveis e que aliam o novo estilo de vida do morador à oferta de recursos inovadores. Antes vistos apenas como propostas em apartamentos de alto padrão, agora, essas são demandas essenciais para ter uma vida melhor.

As novas necessidades da sociedade têm feito a relação das pessoas com a casa mudar e, com isso, o mercado imobiliário se reinventar, com foco na praticidade, segurança, comodidade e conforto dos moradores.

Com a necessidade de isolamento social, ações como trabalhar, morar e se divertir têm sido exercidas, praticamente, nos mesmos locais e com número cada vez menor de pessoas reunidas ao mesmo tempo.

Por isso, os moradores têm se atentado cada vez mais para empreendimentos que ofereçam não só um local para morar, mas também recursos que promovam melhor qualidade de vida, já que a tendência é passar cada vez mais tempo em casa e na companhia dos familiares.

O que os apartamentos do futuro oferecem?

Apesar de serem tendências, já existem muitos empreendimentos atentos às necessidades dos moradores e que saíram à frente oferecendo recursos cada vez mais necessários no dia a dia das pessoas. Selecionamos algumas inovações para você se atentar. Confira!

Espaços para home office

O home office ou trabalho remoto caiu no gosto dos brasileiros e a preferência de 86% dos profissionais entrevistados em uma pesquisa realizada por uma consultoria de RH é permanecer trabalhando de casa.

Desse modo, o que surgiu devido à necessidade de se adaptar a uma nova demanda do mercado, virou um formato de trabalho que várias empresas e profissionais tem considerado adotar de forma permanente.

Com isso, os empreendimentos estão cada vez mais atentos em oferecer espaços dedicados ao trabalho — mesmo em imóveis pequenos — e coworkings em condomínios, área compartilhada por moradores e frequentadores exercerem suas atividades profissionais.

Automação residencial

A automação residencial engloba várias tecnologias que facilitam a programação de equipamentos e eventos em uma casa, deixando todo o funcionamento automático. Ainda que essa não seja uma novidade no mercado imobiliário, a tendência é que esses recursos sejam utilizados cada vez mais a favor da praticidade e do conforto dos moradores.

Isso quer dizer que se antes eram vistos como itens luxuosos, hoje estão inseridos cada vez mais no contexto da economia, otimização das tarefas, segurança e sustentabilidade dos empreendimentos. Quem gosta de contar com o que há mais de moderno no seu estilo de vida, não abrirá mão de vantagens como:

  • desbloqueio de portas utilizando apenas a digital;
  • abertura de cortinas por comando eletrônico;
  • acionamento automático do ar condicionado nos espaços desejados;
  • programação de acendimento e dimerização (regulagem) automática das luzes do quarto e da sala para oferecer mais conforto ao ambiente de acordo com o período do dia;
  • acionamento automático da caixa de som no banheiro para tocar as músicas preferidas durante o banho.

Tecnologia a favor do conforto do morador

Além da praticidade e segurança oferecidas pela programação de equipamentos com a automação residencial, a tecnologia é utilizada cada vez mais a favor do bem-estar dos moradores. Para recursos básicos do dia a dia, os apartamentos do futuro também oferecerão:

  • irrigação automática da jardineira do apartamento;
  • aquecimento de piso nos banheiros;
  • desembaçador de espelhos;
  • toalheiro térmico — permite que a toalha permaneça sempre seca no banheiro.

Recursos sustentáveis

O foco na sustentabilidade é um dos principais pilares dos empreendimentos que estão atentos às demandas do presente, visando o menor impacto no futuro. Condomínios sustentáveis oferecem energia renovável e reutilização de água para economizar recursos naturais, além da coleta de lixo seletiva e inteligente.

Essas são vantagens que, além de serem elementos básicos dos apartamentos do futuro focados na preservação do meio ambiente, também representam economia com os custos do condomínio, educação ambiental e melhoria na qualidade de vida dos moradores.

Comodidades tecnológicas nos empreendimentos

Falamos de algumas das características dos apartamentos, mas também é necessário falar um pouco das inovações que os empreendimentos têm investido para conforto, praticidade e comodidade dos seus moradores.

Nesse sentido, destacamos a implementação de recursos para receber delivery, hábito que foi impulsionado com a vinda da pandemia e que caiu no gosto das pessoas. Tanto é que os gastos com esse tipo de serviço cresceu 187% entre março (início da pandemia) e dezembro de 2020.

As construtoras têm investido em melhores formas para os moradores receberem suas encomendas. Já existe o depósito para delivery, espaço climatizado localizado na portaria dos residenciais que conserva a temperatura da comida até o morador retirá-la.

Além disso, há investimentos em Wi-fi em todas as áreas comuns dos empreendimentos para que as pessoas possam se manter conectadas o tempo todo. Para finalizar as ações nesse sentido, destacamos também a instalação de tomadas USB, além das convencionais, para que os moradores não precisem utilizar adaptadores nos aparelhos eletrônicos.

Viu quantos recursos são características de apartamentos do futuro? Existem medidas que você já pode implementar no seu imóvel, como a automação residencial, a reutilização de recursos renováveis e a instalação de tomadas USB. Pequenas ações adotadas no dia a dia já te colocam à frente, visando melhor qualidade de vida para você e sua família.

Já conhecia os elementos que tornam um apartamento inovador e focado no futuro? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a entenderem o que é esse estilo de moradia!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.