sexta-feira, abril 19

Investir em imóveis na planta: 6 cuidados que fazem toda a diferença!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Escolher uma casa ou apartamento para comprar realmente não é uma das decisões mais fáceis. Afinal, é preciso considerar inúmeros fatores como tamanho, localização, a limitação do preço ou mesmo a difícil escolha de se investir em imóveis na planta ou em uma construção já finalizada. Para se chegar à melhor resposta é preciso começar analisando as suas necessidades e considerar também que se trata de um alto investimento.

Nesse sentido, ao optar por comprar um imóvel na planta, inúmeras vantagens acompanharão essa decisão, como a possibilidade de personalização ainda durante a construção, flexibilidade para o pagamento da entrada e mais tempo para planejar a mudança. Claro que, ao adquirir um imóvel pronto, você não precisará esperar para fazer a mudança, mas muitas vezes será necessário gastar com reformas acompanhadas por gastos e dores de cabeça.

E para quem tem dúvidas sobre os cuidados a serem considerados ao escolher um imóvel na planta, listamos algumas dicas que poderão te ajudar. Confira!

1.Comece analisando a localização do imóvel

Quando a gente escolhe um imóvel para comprar ou mesmo para alugar, um dos principais requisitos a serem analisados é a localização. Principalmente para quem mora nas grandes cidades, esse é um fator importante que, no dia a dia, pode significar maior facilidade para locomoção, acesso a serviços e facilidades como transportes públicos, entre outras vantagens.

Além do mais, hoje em dia a tendência é priorizar cada vez mais a qualidade de vida, o que significa passar mais tempo em família, poder usar menos o carro e ir ao trabalho caminhando ou mesmo de bicicleta, além de levar e buscar os filhos no colégio, por exemplo. Então, quando se mora em uma área bem localizada, fazer tudo isso se torna muito mais fácil, mesmo para quem tem uma rotina agitada.

2.Avalie a construtora do empreendimento

Pesquisar a reputação da construtora do empreendimento também pode te ajudar a evitar muitas dores de cabeça, não apenas durante a construção, mas mesmo após a entrega do imóvel. Infelizmente, nem todas as empresas no mercado trabalham com a mesma seriedade e, muitas vezes, nem mesmo conseguem cumprir o que está descrito nos contratos.

Por isso, visite as instalações da construtora, faça pesquisas na internet para identificar possíveis reclamações, tente conversar com pessoas que já fecharam negócio com a empresa para identificar o nível de satisfação e esclareça todas as suas dúvidas antes de fechar qualquer acordo.

Claro que há muitas empresas grandes, já consolidadas no mercado imobiliário e com idoneidade reconhecida pelos consumidores. Mesmo assim, é importante você estar atento a esse quesito quando iniciar as buscas pelo tão sonhado imóvel.

3.Analise as condições de pagamento

Normalmente, o pagamento de um imóvel ainda na planta tem algumas vantagens.Por exemplo, se você adquirir uma casa que já está pronta, certamente terá que pagar logo na entrada uma boa parte do seu valor total. Já no caso de um imóvel que ainda está em construção, essa entrada pode ser diluída ao longo do período em que a construtora está finalizando a obra.

Ou seja, você consegue uma flexibilidade maior para organizar os pagamentos, ao mesmo tempo em que garante a compra do próprio imóvel, já com previsão de quando deixará de gastar dinheiro com aluguel. Além do mais, muitas construtoras fazem planos especiais para incentivarem esse tipo de compra de imóveis que ainda não estão prontos. Então, analise essas vantagens e aproveite as facilidades de acordo com a realidade do seu bolso.

4.Atente-se para a possibilidade de valorização

Comprar um imóvel não deixa de ser um investimento como aplicações no banco, a abertura de uma poupança ou mesmo compra de ações.Justamente por isso é que você precisa pensar nessa compra estrategicamente, visualizando também um período a médio e longo prazo.

Normalmente, as construtoras investem em áreas com potencial de crescimento e valorização, mas analise a situação você também. Será que a área onde a casa ou apartamento está sendo construído conta com uma boa infraestrutura à sua volta? Com o passar dos anos, a região será um ponto importante da cidade?

Pondere a sua decisão considerando pontos como esses, afinal, trata-se de um alto investimento e que somente valerá a pena se, ao longo dos anos, você conseguir obter algum tipo de retorno, seja financeiro ao tentar alugar ou vender o imóvel, ou mesmo no que diz respeito à valorização da área com a instalação de comércios, pontos de transporte público, áreas de lazer e compras.

5.Veja as possibilidades de personalização

Uma das principais vantagens quando se compra um imóvel ainda na planta é a possibilidade de personalização de vários detalhes como pisos e revestimentos ainda na fase da construção. Ou seja, você não precisará se preocupar com reformas quando já estiver morando no local!

Certifique-se de que a construtora oferece essa possibilidade de você mudar algumas referências do projeto sem grandes problemas. Conseguindo fazer essas mudanças ainda durante a construção, você vai economizar dinheiro e também tempo. Cada construtora tem uma maneira de trabalho e regras próprias. Então, apenas fique atento quanto à flexibilidade que você precisa e o que a construtora tem a oferecer.

6.Confira quais são os prazos

Por último, não deixe de conferir os prazos para a entrega do imóvel. Claro que um prédio ou uma casa não são construídos de um dia para o outro, é preciso considerar certo tempo. No entanto, na fase de comercialização, as construtoras já informam os prazos para entrega. Leia atentamente o contrato para se certificar de que o que foi mencionado realmente é o que está previsto nos documentos contratuais.

Viu só como não é difícil investir em imóveis na planta? Considerando as dicas listadas acima, não tenha dúvidas de que você fará uma ótima escolha. Esteja atento a detalhes do contrato, escolha uma construtora referência de mercado e tenha em mente as necessidades que o imóvel precisará atender.

E se você gostou destas dicas, aproveite e entre em contato conosco agora mesmo para conhecer as nossas opções de imóveis na planta em algumas das principais cidades do país!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.