sábado, junho 12

Qual a relação entre moradia e saúde? Descubra aqui!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A relação entre moradia e saúde é muito mais profunda do que se pode imaginar. Afinal, entre as necessidades básicas de qualquer pessoa estão abrigo e segurança. Porém, a relação vai muito além disso. Um bom lugar para morar afeta a sua qualidade de vida, enquanto um lugar ruim pode contribuir para o seu estresse. Por exemplo, morar longe do trabalho ou dos serviços essenciais pode ser bem negativo.

Neste post, você vai entender melhor a relação entre moradia e saúde, para ficar mais claro como a escolha da sua casa pode afetar a sua vida.

Como a moradia afeta a saúde de forma positiva?

Primeiramente, o impacto da moradia na saúde pode ser direto, permitindo que você more perto de hospitais e tenha acesso aos serviços básicos. Além disso, a qualidade de vida e a saúde mental também são muito afetadas pelo local no qual você mora.

Localização

Uma boa localização pode fazer uma grande diferença na sua rotina. Primeiramente, como mencionamos acima, a localização permite estar próximo ou ter uma boa acessibilidade a médicos, hospitais e especialistas de saúde. Além disso, no seu dia a dia, permite acesso a academias, ciclovias, campos de futebol ou qualquer outro lugar que permita praticar atividades físicas.

Por fim, a localização contribui para reduzir o estresse do dia a dia. Quem mora longe do trabalho sabe como é difícil passar horas no transporte público ou no trânsito das grandes cidades, por exemplo o trânsito em São Paulo. Esse tempo perdido contribui para o estresse e uma qualidade de vida pior, fazendo com que a procura por imóveis próximos ao local de trabalho ou a transportes como o metrô, seja muito maior.

Segurança e lazer

A segurança é uma enorme preocupação nas grandes metrópoles. Além disso, é uma das necessidades básicas de qualquer pessoa. Logo, um imóvel com portaria 24 horas, com sistemas de segurança como alarmes e câmeras, fazem com que qualquer morador se sinta mais seguro. É claro que uma região segura também faz bastante diferença.

O lazer também é importante para a qualidade de vida e saúde. Ter opções para distrair o corpo e a mente, permitir o contato com a natureza e possibilitar passar tempo com a família ou os amigos, é extremamente valioso. Opções de lazer como cinemas, shoppings, bares e restaurantes também fazem bem para a saúde.

Favorece a sua saúde mental

A combinação desses e de diversos outros fatores, afeta muito a saúde mental. O lazer, a segurança e a facilidade de acesso levam a uma redução do estresse e da ansiedade, dois dos maiores problemas do mundo moderno. O resultado é mais qualidade de vida, o que afeta a sua criatividade, contribuindo até mesmo para uma melhor performance no trabalho.

Até mesmo os detalhes podem afetar sua saúde mental. Por exemplo, uma casa maior permite mais espaço e privacidade para os moradores quando quiserem estar sozinhos, resultando em um melhor relacionamento familiar. Existem inúmeras formas como a saúde mental é afetada por uma boa moradia, sem falar nos quesitos básicos que mencionamos acima. 

Como escolher uma boa moradia?

É claro que para aproveitar as vantagens é preciso escolher uma boa moradia. O ideal é pensar nas características acima, considerando o presente e o futuro.

Portanto, o primeiro passo é entender o que você e sua família precisam, avaliando o número de pessoas, o estilo de vida de cada um e diversos outros quesitos. Por exemplo, uma família grande precisa pensar no tamanho do apartamento, enquanto um casal sem filhos pode aproveitar uma opção mais compacta.

Localização

Essa é a maior característica para qualquer imóvel. Pense em quanto tempo leva para você chegar no trabalho, se existe transporte público de qualidade nas redondezas, quais são as opções de lazer, saúde, educação e tudo mais que for necessário na sua rotina. Nesse sentido, basta olhar os tópicos acima e pensar na acessibilidade, segurança, lazer e tudo mais.

Também vale a pena pensar no mercado imobiliário, ou seja, descobrir se a região vai valorizar ou desvalorizar. Você pode identificar isso procurando na internet por notícias sobre o mercado na região ou verificar se existem lançamentos sendo feitos de lojas, imóveis, shoppings e muito mais. Uma região que está se valorizando deve manter uma boa qualidade de vida por um longo tempo.

Casa ou apartamento

Uma das dúvidas mais comuns é entre casa e apartamento e essa pergunta não tem uma resposta definitiva. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, dependendo dos seus desejos e necessidades. Por exemplo, a casa é mais espaçosa, mas é mais difícil encontrar uma no centro dos grandes urbanos, enquanto os apartamentos são mais seguros e no centro, mas tendem a ser mais compactos.

Condomínio

Também é importante procurar imóveis que tenham condomínios completos. Áreas de lazer, segurança, academias dentro do próprio local podem facilitar a sua rotina, reduzindo o estresse e garantindo que você vai ter tudo que precisa para uma boa qualidade de vida.

Visitas

Ao se interessar por um imóvel, as visitas são cruciais e o ideal é que você as faça em dias e horários diferentes, como durante o dia, à noite e nos fins de semana. Se o apartamento estiver na planta, ainda vale a pena fazer visitas, para acompanhar o andamento da obra e conhecer melhor a região, se você não conhece.

Crianças e pets

Se você tem filhos precisa ter diversas outras preocupações como as escolas, lazer próximo para as crianças e muito mais. Porém, se você não tem, mas quer ter, precisa também considerar o futuro. 

Além disso, também existem os pets, que são uma ótima forma de manter a saúde mental e ter uma boa companhia. Garanta que existam bons pet shops nos arredores, além de veterinários próximos para atendê-los. Vale a pena descobrir se o condomínio aceita pets, para que eles não sejam fonte de dor de cabeça e se ele tiver um pet place fica ainda melhor.

A relação entre moradia e saúde é muito forte, não somente considerando os aspectos mais básicos, como os hospitais e médicos. Um bom lugar para morar afeta a sua mente de forma positiva, reduzindo o estresse e permitindo uma maior qualidade de vida para toda a família.

Gostou do post? Então, confira a nossa página no Facebook para ficar receber outros post que podem ajudar você a encontrar o imóvel dos sonhos!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.