quarta-feira, maio 25

O que são casas sustentáveis e como elas funcionam? Entenda

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Com novos debates sobre as consequências das ações humanas no clima, muitas soluções têm surgido para promover uma sociedade melhor. Dentre elas, várias podem ser aplicadas na construção civil, a fim de criar apartamentos e casas sustentáveis. Assim, não só é possível alcançar as metas previstas para 2030, mas também conscientizar as pessoas e tornar comum escolhas mais conscientes. 

No post a seguir, saiba o que é esse conceito de casa sustentável e como ela funciona. Veja também por que é importante investir nela e como a Trisul participa dessa causa.

Boa leitura! 

Afinal, o que são casas sustentáveis? 

As casas sustentáveis são construções feitas com um cuidado especial. Isso porque seu objetivo é causar o menor impacto ao meio ambiente, tanto durante a construção quanto depois, quando os moradores viverem nesses lugares. Para isso, as soluções sustentáveis que elas apresentam são pensadas desde o projeto, em um sistema que possa otimizar recursos. Assim, as casas sustentáveis têm algumas características específicas em relação a alguns fatores. 

Materiais 

Uma casa sustentável é conhecida pelo cuidado com os tipos de materiais usados. Nesse sentido, ela pode abranger o uso de várias matérias-primas, seja em detalhes ou em grandes partes da construção, como: 

  • vidro reciclado; 
  • aço reaproveitado; 
  • madeira de reflorestamento; 
  • telhas e tijolos ecológicos. 

Além do uso desses materiais para dar vida a um projeto específico, também é comum usar determinadas estruturas para criar a casa. Por exemplo, é o que acontece com a casa contêiner, que usa uma ou várias dessas peças para a construção da edificação. 

Água e energia 

Água e energia são dois recursos muito usados pelo homem, sendo alguns dos principais entre os debates sobre o meio ambiente. No caso da água, a grande preocupação com sua escassez, poluição e uso para diferentes processos industriais a torna um dos recursos mais importantes.  

Já a energia é a fonte que move a maior parte da sociedade moderna, mas também pode ser gerada a partir de grandes impactos no meio ambiente, como no caso das hidrelétricas. Sendo assim, hoje, o foco é no investimento em fontes de energia sustentáveis, como a solar e a eólica. 

Nas casas sustentáveis, por exemplo, é comum a implantação de sistemas de reutilização de água, fazendo que com ela possa ser usada ao máximo. Por exemplo, a água da chuva que é recolhida para ser usada no banheiro ou para o jardim. 

Já em relação à energia, a opção mais comum é a instalação de painéis solares, que podem atender casas em sistemas ligados à rede, mas gerar créditos que podem abater a conta de luz no fim do mês. Ou ainda, serem ligado a baterias, em um sistema off-grid.

Independentemente da modalidade, essa fonte tem se tornado muito popular, o que explica que as residências correspondam a mais de 70% dos sistemas instalados no Brasil e produzam quase metade da energia solar no país, segundo a Absolar

Valor 

Em termos de valores de construção, uma casa sustentável pode apresentar um custo muito menor em relação a uma opção mais tradicional. Isso porque, com o uso de materiais recicláveis, sua estrutura pode sair mais barata, dependendo do fornecedor. Assim, o investimento maior, geralmente, se dá no acabamento. 

Paisagismo 

Outra característica importante das casas sustentáveis é um paisagismo planejado, a fim de aproveitar as plantas para gerar sombra e tornar a casa mais fresca, como é o caso dos telhados verdes. 

Projeto 

O projeto de uma casa sustentável também passa por escolhas importantes de design. Sendo assim, é comum o uso de materiais que favoreçam muita luz natural, a fim de diminuir o consumo de energia elétrica. Além disso, cores claras e móveis sustentáveis também costumam ser incluídos. 

Outro ponto importante é que casas sustentáveis também se relacionam à sua localização. Ou seja, fora de áreas preservadas e em regiões que favoreçam um estilo de vida mais equilibrado, por exemplo, perto de acessos a transportes públicos. 

Por que investir em casas sustentáveis? 

Agora que você sabe o que são as casas sustentáveis, pode investir em um projeto desse tipo. Afinal, ele oferece diversas vantagens.

Veja algumas delas a seguir! 

Conscientização ambiental 

Quando se usa soluções sustentáveis em casa e se vê como elas funcionam, trazendo bons resultados, fica mais fácil desenvolver uma consciência ambiental. Aliás, a ideia inclusive pode influenciar outras pessoas. Por exemplo, os vizinhos de uma casa sustentável ou os moradores de um condomínio onde essas medidas são aplicadas. 

Menor impacto na natureza 

As escolhas sustentáveis na construção diminuem efetivamente o impacto ambiental, tanto pelo uso de materiais ecológicos quanto no próprio processo de construir. Além disso, depois que as casas sustentáveis estiverem prontas, é possível viver seguindo esse estilo e trazendo ainda mais benefícios para o meio ambiente. 

Maior economia 

Além do projeto de casa sustentável poder sair mais em conta que uma casa tradicional, dependendo dos materiais que você escolher, uma das maiores vantagens dessas soluções é a economia. 

Nesse caso, não só com energia solar, mas em cada solução, é possível poupar dinheiro. Por exemplo, com uma casa mais fresca e iluminada, gasta-se menos com ar-condicionado e luz. Já com o aquecedor de água, evita-se o uso do chuveiro elétrico, o que pode tornar a conta mais cara, especialmente no inverno. 

Valorização do imóvel 

Se no futuro você decidir alugar ou vender sua casa sustentável, poderá aproveitar uma boa valorização. Isso porque cada vez mais as pessoas se preocupam com a sustentabilidade, pensando bem nas escolhas dos produtos que consomem, inclusive em relação à moradia. Por isso, há um interesse por essas soluções, que tende a aumentar. 

Outro fator é que, quando a casa já está equipada de forma sustentável, com soluções que ajudam a diminuir os custos mensais, ela se torna uma opção mais interessante. Afinal, o comprador poderá entrar e já usufruir desses serviços. 

Como a Trisul faz diferença para a sustentabilidade? 

Além do cuidado com cada empreendimento, a fim de construir edificações completas para atender a diferentes estilos de vida, a Trisul desenvolveu um Programa de sustentabilidade para fazer mais pelo meio ambiente.  

Nele, ações concretas são tomadas para criar um canteiro de obras sustentável, que traga impactos positivos tanto para a região construída quanto para seus entornos. Por exemplo, com ações como: 

  • armazenamento correto de produtos que tenham contaminantes; 
  • destinação adequada de latas de tintas; 
  • controle de ruído; 
  • uso de agregados recicláveis; 
  • monitoramento de uso de água e energia. 

Como você viu, as casas sustentáveis são construções modernas, que atendem às demandas ecológicas atuais. Além de suas várias vantagens, elas não envolvem projetos complexos ou custos muito elevados. Com isso, é possível adotar as soluções presentes nessas construções para ter um estilo de vida mais sustentável. Além disso, você pode contar com a ajuda de construtoras especializadas em sustentabilidade, como a Trisul, para encontrar um imóvel ecológico ideal. 

Quer saber as opções que temos para você? Acesse nosso site e descubra

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.