quinta-feira, abril 25

Vale a pena quitar imóvel mesmo pagando imposto de 15% e depois vendê-lo?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nem sempre pagar um imposto é um mau negócio. Tudo vai depender da rentabilidade que você conseguiria numa aplicação do seu dinheiro depois da venda. Leia e ouça a explicação de Mauro Halfeld na transcriação a seguir.

Um ouvinte pergunta….

Recentemente você comentou que se o custo total do financiamento for superior à 9% ao ano, é melhor quitar o saldo devedor da casa própria.No meu caso, a taxa de juros está em 9,11% mais custos com seguro, taxa de administração, custo de manutenção da conta do banco.

Eu estou pensando em vender o apartamento e não sei se comprarei outro imóvel, ou seja, eu teria que pagar o imposto referente ao ganho de capital, alíquota de 15%.Mesmo pagando o imposto, vale a pena quitar o apartamento?

Mauro Halfeld responde

Melhor separar a sua decisão em duas partes.

Primeira parte, eu penso que vale a pena quitar o apartamento, porque a taxa de juros, mais encargos cobrados pelo banco estão superando os ganhos líquidos que você conseguiria em uma aplicação financeira de baixo risco, então melhor quitar.

Segunda parte, a venda do apartamento é uma outra decisão e ela não depende da primeira. Eu sugiro avaliar bem o preço dos imóveis que foram vendidos recentemente na sua região para descobrir quais as reais chances que você tem de vender o apartamento no curto prazo.

E nem sempre pagar imposto é um mau negócio, tudo vai depender da rentabilidade que você conseguiria em uma aplicação do seu dinheiro depois da venda.

Depois da pesquisa você vai saber se existe alguma boa oportunidade para ser comprada no mercado de imóveis da sua cidade.

Ouça a resposta de Mauro Halfeld

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Deixe um Comentário