sexta-feira, abril 19

5 dicas para usar o seu FGTS no apartamento novo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quem não deseja ter o próprio imóvel? Pois é, é um sonho de muitos brasileiros, felizmente. E muito embora seja um sonho que vem se tornando cada dia mais real, ainda é muito difícil de torna-lo realidade, principalmente em anos de crise e recessão econômica.

Contudo, não se desespere! Ainda temos uma solução: a utilização do FGTS! Se você está empregado ou se já esteve empregado com carteira assinada, é possível recorrer ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ara comprar o seu imóvel, quitar prestações ou dar a entrada.

Condições para o uso do FGTS

O FGTS nada mais é do que um fundo que é pago pela empresa em que você trabalha. Esse fundo é depositado numa conta exclusiva na Caixa Econômica Federal, que são abertas no momento em que você é registrado na empresa.

Desde 1998 você pode utilizar o seu FGTS para conseguir financiar o próprio imóvel. Porém, algumas regras e condições devem ser observadas:

  • Você deverá ter três anos de trabalho, no mínimo, sobre o regime FGTS
  • Não poderá ter nenhum outro tipo de financiamento imobiliário pela Caixa
  • Residir ou desenvolver funções laborativas na cidade em que você pretende comprar/financiar o imóvel
  • Não ser proprietário de nenhum imóvel na cidade em que deseja comprar o imóvel
  • Observar o valor limite de acordo com o estado em que você deseja financiar: RJ, MG, DF e SP, ele não poderá passar de R$ 750 mil, já para os demais estados, o valor teto é de R$ 650 mil

Dicas para usar o seu FGTS

Quitar parte do valor das parcelas

Quando você usa o valor para quitar parte do financiamento feito, o valor que você irá pagar corresponde as últimas parcelas desta dívida. Assim, o saldo é de, no máximo, 80% das próximas 12 parcelas. Depois, você poderá repetir todo esse processo novamente.

Amortização da dívida ou pagamento total

Você pode usar o seu valor guardado para o pagamento total da dívida ou amortizar parte desta, dando adeus a uma vez por todas de pagar aluguel. Para que você o consiga realizar, o contrato de financiamento deverá ter sido feito via Sistema Financeiro de Habilitação.

Construir um imóvel

Todos já planejamos, mesmo que na nossa cabeça, a nossa própria casa, onde cada centímetro é do jeito que a gente sempre quis, não é verdade? Você pode usar o seu FGTS para tirar o seu sonho do papel e torna-lo realidade.

Contudo, nesses casos, o fundo poderá ser usado somente quando vinculado ao autofinanciamento, ou ao financiamento para construção de imóveis.

Comprar imóvel em construção

Para utilizar o seu FGTS para comprar um imóvel de construção, é preciso que a compra esteja vinculada a um financiamento que fora, outrora, concedido pelo SFH, observando outras exigências, como o autofinanciamento e demais disposições normativas.

Usar o seu FGTS para a aquisição de um imóvel é uma ótima maneira de deixar de pagar aluguel e começar a concretizar todos os seus sonhos! Gostou das nossas dicas? Se ficou alguma dúvida, pode escrever nos comentários ou entrar em contato conosco através das nossas redes sociais, como Facebook e Instagram!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Deixe um Comentário