quinta-feira, março 28

Como a composição da renda familiar te ajuda a financiar um imóvel

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

E possível imaginar quantas vezes você já sonhou com o apartamento novo. É muito comum que você já tenha até e o encontrado por aí, mas a sua renda não é o suficiente para que o banco libere o financiamento. E agora, o que será que você pode fazer?

Eis que surge a solução dos seus problemas: composição da renda familiar.

O que é composição da renda familiar?

Quando estamos diante o banco para pedir que este libere o financiamento do imóvel, ele avalia diversas coisas para ter certeza que você tem condições de arcar com as parcelas e consiga assumir a dívida que está prestes a contrair.

Um dos itens analisando se chama Comprometimento de Renda. Geralmente, os bancos permitem que você comprometa até 30% da sua renda mensal com o pagamento de mensalidades e parcelas de financiamento.  Mas suponhamos que você já tenha um financiamento de automóvel e já comprometeu a sua renda, passando a não ser o suficiente para o aceite bancário. O que você pode fazer?

Você pode promover uma Composição de Renda. Isso quer dizer que você mão arcará sozinho com as despesas do financiamento pretendido e, portanto, poderá financiar um maior valor.

Quem são as pessoas que podem compor o financiamento?

Assim como tudo, existem algumas regras para a composição de orçamento para financiamento, sendo que cada banco faz a sua própria exigência. De maneira geral, pode entrar na soma de composição de renda:

  • Tios e primos
  • Irmãos e irmãs
  • Enteados, madrasta e padrasto
  • Pais, sogros e filhos
  • Cônjuges e namorados

Não precisamos lembrar que todas as exigências que valem para você, valem também para a outra pessoa, né? Nesse caso, o comprometimento de renda dos 30% se aplica aqui também.

Há algum requisito para composição de renda?

As exigências para conseguir o financiamento valem para todos os integrantes que compuserem a renda, sem falar que esse é apenas um dos motivos, sendo que há demais análises feitas pelo próprio banco.

É importante frisar que as pessoas que entraram junto com você no financiamento imobiliário também são proprietários do presente imóvel. Então, pense com carinho e reflita com cuidado quais serão as pessoas que você irá convidar para assumir tal compromisso.

Quais vantagens de usar a composição de renda para financiamento imobiliário?

Utilização de FGTS

Quando há a composição de rendas, cada um dos componentes poderá usar o seu FGTS para o abatimento do valor total da dívida. Ele poderá tanto ser usado como entrada como para quitação de valores.

Aumento do valor financiado

Como são mais de uma pessoa responsável pela dívida, é bastante comum que o banco acabe liberando mais do que você tinha de crédito, anteriormente. Com isso, abre caminhos para que você consiga comprar um imóvel maior ou melhor localizado.

Realização de um sonho

Com a ajuda de familiares e amigos, você consegue dar um passo muito importante para sua vida: o sonho da casa própria. Esta é a principal razão pela qual a composição é tão procurada.

Antes de tomar a decisão, converse com calma e pese os lados das moedas. Ficou com alguma dúvida? Deixe com comentário que nós respondemos pra você! E se quiser olhar apartamentos que cabem no seu orçamento, acesse o site da Construtora Trisul.

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

3 Comentários

  1. Bom dia !
    Gostaria de saber como saber o valor de renda que me dê capacidade de comprar um imóvel ?
    Tipo numa renda familiar de R $ 10 mil, ou R $ 4 mil etc qual o cálculo para saber até quanto essa pessoa compra ?

  2. Essa matéria me ajudou muito mesmo e suas informações foras bem claras e por isso valeu demais. Quero voltar aqui e pesquisar mais seus conteudos. Agradeço muito.

Deixe um Comentário