quinta-feira, abril 18

Entenda como sacar das contas inativas do FGTS e como investir esse valor

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A partir do mês de março de 2017, aqueles que foram demitidos por justa causa ou então que tenham pedido demissão da empresa em que trabalhavam, até dezembro de 2015 poderão solicitar o saque o FGTS inativo.

Felizmente, não há limite de saque para os trabalhadores que solicitarem. Tais valores serão liberados conforme o mês de aniversário de cada trabalhador. Segundo uma pesquisa realizada pelo app do GuiaBolso, cerca de 1,4 mil pessoas que foram selecionadas, 44,8% investirão esse valor sacado e 33,6% utilizariam esse valor para quitar contas atrasadas, o que pela orientação de especialistas, seria uma escolha equivocada.

Essa medida fora divulgada pelo presidente do Brasil, Michel Temer ainda em 2016. Tal decisão fora promulgada com bases em injetar dinheiro na economia brasileira, a fim que movimentá-la. Não é necessidade de informar qual será o destino dado ao valor sacado.

Caso você tenha interesse, a Caixa Econômica Federal disponibiliza a consulta pelo telefone através do número 800 726 2017, pelo aplicativo do banco e pela internet no site: caixa.gov.br/contasinativas.

Dúvidas frequentes sobre o saque do FGTS Inativo

Como consigo saber se tenho uma conta inativa?

A Caixa Econômica Federal criou um portal somente para consulta, que pode ser acessado clicando aqui. Lá você irá preencher informações como PIS e CPF. Se quiser, pode consultar os valores no aplicativo do FGTS ou pela internet banking da Caixa.

Se for pessoalmente, pode se dirigir à uma agência Caixa e fazer a sua solicitação no terminal eletrônico.

Quem consegue sacar o FGTS inativo?

Qualquer pessoa que tenha pedido demissão ou sido mandada embora por justa causa, no período máximo de 31/12/2015. Segundo dados do Governo Federal, serão 10,1 milhões de trabalhadores brasileiros. Por contas inativas, será considerada aquela que é vinculada a um contrato de trabalho que já fora extinto, até o prazo limite que citamos anteriormente.

Para esclarecimento, uma mesma pessoa poderá sim ser detentora de várias contas inativas do FGTS devido a vários lugares em que trabalhou durante a vida e que fora registrada.

Tenho uma conta vinculada a uma antiga empresa, mas essa faliu. Tenho direito ao saque?

Segundo o banco, você tem direito sim. Isso porque segundo o entendimento deles, o contrato de trabalho já fora extinto. Outrossim, você poderá sacar sem complicações.

Estou no meu primeiro trabalho registrado. Tenho direito ao saque?

Não, você não terá direito ao saque das contas inativas do FGTS. Essa medida só é válida para as pessoas que estão com contas inativas, dentro dos quesitos que citamos anteriormente.

Todas as contas inativas terão valores depositados?

Infelizmente, não. Às vezes, o trabalhador já fez uso dos recursos depositados, dentro da legalidade do saque do FGTS, como por exemplo, para financiamento imobiliário.

Conferi e vi que estou dentro das condições exigidas. Posso solicitar o meu saque?

Ainda não. Você deverá consultar o calendário de saques e ver quando está previsto o seu pagamento.

Mês de aniversário Saque a partir de
Janeiro e fevereiro 10/03/2017
Março, abril e maio 10/04/2017
Junho, julho e agosto 12/05/2017
Setembro, outubro e novembro 16/06/2017
Dezembro 14/07/2017

Tem um limite disponível para o saque?

Não. Segundo estimativas governamentais, a maioria dos trabalhadores possui um salário mínimo nas contas e por isso, não colocaram um teto mínimo e nem máximo.

Saquei o meu dinheiro. O que posso fazer com ele?

Segundo os especialistas, a indicação é para quitação de contas atrasadas, evitando novo endividamento mas se não tiver dívidas o investimento em um apartamento em construção pode ser uma boa forma de investir.

Se eu não tiver dívidas, deixo o dinheiro na conta ou faço um investimento?

Segundo Alexandre Cabral, que é professor de economia do Laboratório de Finanças da FIA, o FGTS acaba perdendo seus principais ativos quando aplicado a curto prazo (de até um ano). A Letra de Crédito Imobiliário é uma das favoritas, liderando a rentabilidade financeira, dando um retorno de 11,05% ao ano seria uma ótima opção.

Outra opção seria aproveitar os grandes estoques das construtoras devido a crise para comprar um apartamento novo com bom desconto.

Quais são os horários em que as agências estão abertas para atendimento?

As agências da Caixa Econômica estão abrindo com duas horas de antecedência e, em algumas localidades, aos sábados das 9h às 15h, nas datas próximas ao saque.

Posso sacar o meu dinheiro em caixas eletrônicos?

Se você tiver um saldo de R$ 1,5 mil, você poderá sacá-lo, diretamente, do autoatendimento. Contudo, para fazê-lo é necessário ter a senha do Cartão Cidadão. Para os valores superiores a isso, além da senha será necessário, também, o próprio cartão.

Sou cliente de outro banco. A Caixa Econômica consegue transferir esse valor pra mim?

Sim, consegue! Contudo, será necessário autorizar tal procedimento na boca do caixa. A boa notícia é que o banco estatal não irá cobrar pela realização dessa operação.

O sistema não mostra todas as contas inativas. Qual é a melhor forma de eu conseguir essa informação?

Todas as contas mostradas no site feito pela Caixa mostram somente aquelas que foram contempladas na MP 763/2016. Nos demais mecanismos, como telefone, site oficial da Caixa e aplicativo você consegue extrato de todas as contas existentes.

Minha conta é inativa, mas no sistema ela consta como ativa. Como devo prosseguir?

Nesses casos de inconsistência de dados, a melhor atitude é se encaminhar para uma agência Caixa, levando os seus documentos pessoais, o comprovante de vínculo empregatício e o número de inscrição do PIS. Dessa forma, a correção será realizada e você tenha seu saldo liberado.

Eu moro no exterior. Consigo sacar o meu saldo?

Sim. Se você optar pelo recebimento em contas da Caixa, não haverá necessidade de se encaminhar até o consulado. Se você não possui sua conta nesse banco, será necessário preencher uma “Solicitação de Saque de FGTS”, levá-la ao consulado brasileiro e apresentá-la. Fora isso, também deverão ser entregues a documentação (uma cópia e a via original), que comprove tal direito. Se você não tiver conta alguma no Brasil, você ainda poderá indicar a conta de alguma pessoa de sua confiança. O recurso demora até 15 dias para ser definido.

Minha empresa não fez o recolhimento do meu FGTS. Como devo prosseguir?

De imediato, você deverá entrar em contato com a antiga empresa, solicitando a reparação. Caso não logre êxito, você poderá ir até o sindicado dos trabalhadores ou até mesmo ao Ministério do Trabalho. Segundo a Lei 8.036/90, essa competência de fiscalização e regulamentação é do Ministério do Trabalho.

Algumas opções de Investimento Imobiliário

A Trisul conta com um ótimo estoque de aprtamentos com excelentes condições, confira:

Apartamentos Novos com Ótimas Condições

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

1 comentário

Deixe um Comentário