vila-mariana-ibirapuera-diamond

30 razões Para Amar a Vila Mariana em São Paulo

Considerada uma das regiões mais desenvolvidas da cidade de São Paulo, a Vila Mariana tem tudo que o paulistano procura…Cultura, lazer, educação e beleza de sobra são apenas alguns dos atrativos de um dos bairros mais tradicionais – e ao mesmo tempo, mais contemporâneos – de São Paulo: a Vila Mariana.

O local abriga edifícios antigos, além de ruas residenciais ladeadas por pequenos sobrados que conferem uma atmosfera vintage às vias do bairro. Ao mesmo tempo, a modernidade se faz presente por meio de edifícios, tanto residenciais como comerciais, que são referências da arquitetura atual e que atraem os olhares da classe média alta. Aliás, a renda média dos moradores da região chega a ser três vezes mais alta da renda média de todo o município.

Dessa forma, motivos para amar o bairro de Vila Mariana não faltam. Veja abaixo 30 razões que vão fazer com que seu coração bata mais alto pelo bairro.

1. Perto de tudo

A Vila Mariana está apenas a 6,2 km do centro da cidade. Isso faz com que o bairro esteja muito bem localizado, facilitando a vida dos moradores que precisam se deslocar para outras partes da cidade para trabalharem ou estudarem.

O bairro também abrange parte da Avenida Paulista e Praça Osvaldo Cruz, que dão acesso a várias linhas de ônibus e as linhas verde e azul do metrô. As Avenidas Rubem Berta e Brigadeiro Luís Antônio também possuem porções pertencentes ao bairro.

Portanto, ir para qualquer lugar de uma cidade gigantesca como São Paulo fica bem mais fácil partindo de um bairro que oferece diversas alternativas de transporte.

Mapa da Vila Mariana

2. Turismo urbano: Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira, que desde a década de 1940 é responsável por preservar e desenvolver atividades relacionadas à produção audiovisual do Brasil, e que conta com um acervo de mais de 200 mil rolos de filmes, além de documentos, fotos, cartazes, livros, entre outros itens que formam amplo acervo gráfico, é uma das principais atrações do bairro.

3. Casa Modernista (também conhecido como Parque Modernista)

Inaugurada em 1930, a Casa Modernista, parte do Museu da Cidade de São Paulo, foi construída para servir de residência para o arquiteto que a projetou, o ucraniano Gregori Warchavchik e sua esposa. Contudo, a construção se tornou um símbolo da arquitetura moderna, em um momento em que o estilo art nouveau, típico do período Belle Époque, predominava.

A inauguração foi marcada por uma exposição que atraiu mais de 20 mil visitantes, permanecendo fechada para ser usada como residência. Hoje, o local é aberto para visitas e serviços educativos são oferecidos aos visitantes.

4. Galerias de arte

A Vila Mariana abriga duas galerias de artes importantes: a Galeria Quarta Parede, espaço que reúne trabalhos de artistas visuais emergentes nacionais e internacionais, e a Galeria Jacques Ardies, fundada em 1979, e que exibe trabalhos representantes da arte naif. A galeria conta com um acervo de 80 artistas que são considerados representantes do movimento de arte naif no Brasil.

5. Sesc Vila Mariana

O Sesc Vila Mariana oferece diversas atividades culturais, esportivas e de lazer para os moradores do bairro e a todos os habitantes da cidade de São Paulo. Fundada em 1997 sobre um terreno de mais de cinco mil m², a unidade do Sesc conta com duas torres: uma com 9 pavimentos e a outra com 10, um auditório com capacidade para 128 lugares, um café, estacionamento, ginásio poliesportivo, entre outros.

6. Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Criado em 1880, o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros conta toda a história da corporação. São clippings de reportagens, utensílios, fotos reunidos que formam um acervo que funciona como registro dos maiores incêndios de São Paulo.

7. Instituto Biológico

Construído em 1928 e tombado como patrimônio histórico em 2002, devido a sua imponência arquitetônica e importância na área de pesquisa para a cidade, o Instituto Biológico (IB) pretende se tornar um centro de referência nos processos técnico-científicos nas áreas de sanidade vegetal e animal, comprometendo-se com o desenvolvimento sustentável. O IB é o primeiro centro de formação de cientistas e de debate científico de São Paulo.

8. Religião

O altar ricamente adornado da paróquia Nossa Senhora da Saúde atrai casais católicos de toda a cidade para percorrerem a longa nave da igreja e se casarem lá. No entanto, o bairro conta com templos religiosos de todas as fés, como um dos templos budistas mais conhecidos na Vila Mariana e região, o Templo Tzong Kwan.

9. Colégio Marista Arquidiocesano

Fundado em 1858, pertenceu ao bairro da Luz, centro de São Paulo, até 1935, quando foi alocado para seu prédio atual, cuja construção se iniciou em 1929. Colégio que abrigava alunos exclusivamente do sexo masculino, foi somente em 1968 que estudantes do sexo feminino puderam se matricular nele. Hoje, o Marista Arquidiocesano é um dos colégios mais tradicionais da cidade.

10. ESPM

Uma das faculdades do segmento de propaganda e marketing mais recomendadas de São Paulo, a ESPM possui um campus localizado no bairro da Vila Mariana. Um prédio moderno e vistoso que recebe alunos de toda a cidade.

11. Belas Artes

O Centro Universitário Belas Artes também tem residência fixa na Vila Mariana e é referência para os alunos que procuram cursos relacionados à arte e cultura. A Belas Artes está pegada à ESPM.

12. Hora de relaxar

Para quem gosta de curtir um momento para si, o Espaço Surya é um spa cujos procedimentos são realizados com produtos feitos com ingredientes naturais e totalmente livres de conservantes. Os clientes ainda podem aproveitar o almoço vegano servido no local de terça a sábado.

13. Bairro fashionista

A Vila Mariana também é considerada um centro da moda, reunindo lojas do segmento para diversos públicos específicos: feminino, masculino, infantil e plus size. Deste último, há cerca de 10 lojas exclusivas no bairro.

Lojas para Economizar na Vila Mariana

14. Bar Jabuti

A grande concentração de centros universitários e edifícios comerciais fez com que diversos bares famosos por suas happy hours fixassem base na Vila Mariana. Alguns já estão por lá há 50 anos, como é o caso do Bar Jabuti. Apesar do ambiente despojado, a cozinha do Bar é o que mais atrai os clientes, principalmente os amantes de frutos do mar.

15. Bar Veloso

Dono da reputação de fazer a melhor coxinha caipira de Vila Mariana e região, o Bar Veloso ostenta longas filas de espera para o happy hour. Os drinks são coloridos, refrescantes e deliciosos.

16. Bar Genuíno

Localizado na Rua Joaquim Távora, a qual concentra outros bares famosos, o Genuíno se destaca pelo ambiente: o bar está em um casarão da década de 1930. O público do Genuíno é mais jovem e descolado.

17. Khan El Khalili

A casa de chá egípcia e café árabe fixou base na Vila Mariana há 35 anos e já se tornou símbolo desta cultura no bairro. O clima intimista permite que os clientes se sentem ao chão, no maior estilo egípcio, para saborear o cardápio diferenciado.

18. Pizzaria Bráz Quintal

Uma das mais famosas pizzarias da região, a Bráz Quintal (ou Quintal do Bráz) ganhou notoriedade por oferecer massas finas, crocantes que combinam sabores tradicionais e toques gourmet.

19. Pizzaria 1900

Estabelecida em um casarão que data da década de 1920, a Pizzaria 1900 possui um ambiente que remete à uma São Paulo dos tempos dos bondes. Além disso, a fachada da pizzaria é toda preservada. Uma beleza de se ver!

20. Carlitos Pizzeria

O forno a lenha desta pizzaria tradicional funciona há mais de 30 anos na Vila Mariana, entregando pizzas com recheios fartos e saborosos aos moradores do bairro e, também, os recebendo em seu salão espaçoso, porém bastante aconchegante.

21. O Forno da Vila

A inovação desta pizzaria da Vila Mariana fica por conta do forno enorme em que as pizzas são preparadas enquanto os clientes assistem os pizzaiolos criarem verdadeiras obras de artes cheias de sabor e aroma.

22. Gongo Espetos e Lanches

Para aqueles que não dispensam um bom espetinho de madrugada, a Gongo Espeto e Lanches é a melhor pedida. Seu diferencial, além de sanduíches e espetinhos saborosos, é que fica aberta até às 3h.

23. Lanchonete Ypê

Mais um estabelecimento tradicional e datado dos anos 40. A Lanchonete Ypê estendeu suas mesinhas até a calçada para que seus clientes saboreiem um delicioso chope enquanto apreciam o movimento.

24. Gibi Cultura Geek

A lanchonete combina sanduíches incríveis e um ambiente totalmente dedicado à propagação da cultura geek. Os clientes contam com hot dogs exclusivos, bebidas temáticas e até exibição de filmes do gênero.

25. Samosa & Company Indian Food

Comandado por um casal de indianos apaixonados pelo Brasil, o Samosa traz um menu rico em ingredientes marcantes para agradar aos paladares que estão em busca de algo diferente e delicioso.

26. Dr. Tchê La Parrilla de la Villa

Os melhores cortes de carnes da região da Vila Mariana podem ser saboreados na Dr. Tchê La Parrilla de la Villa. Dias de semana na hora do almoço e finais de semana são os períodos mais concorridos.

27. Trattoria Friccó

Comandado pelo chef italiano Sauro Scarabotta, a casa oferece massas com recheios artesanais. O prato mais famoso, no entanto, é o ravioloni da Dona Marisa, tradição no bairro da Vila Mariana.

28. Doçaria da Vila

Nem só de pratos principais vivem os moradores da Vila Mariana. Os melhores doces da região podem ser encontrados na Doçaria da Vila, que combina ambiente que remete ao aconchego da casa da vovó e doces incríveis que dão água na boca só de olhar. Uma das iguarias mais procuradas é o bolo de cenoura com recheio de queijo gorgonzola.

29. Bolos do Frei

A unidade da Vila Mariana traz quitutes deliciosos, com recheios e coberturas generosas. Os pedidos mais populares são o cheese cake com calda de frutas vermelhas, os cinnamon rolls e os cappuccinos do Frei, que vêm com cobertura de chocolate em pó.

30. Bowlhouse

Crianças e adultos podem se divertir como se não houvesse amanhã na pista de madeira com formato de bowl e teto retrátil. Há aulas de skate no local para os iniciantes. Uma dessas aulas é dedicada exclusivamente às mulheres. O local ainda conta com bandas ao vivo e exposições de grafites.

 

E aí? Já se apaixonou pela Vila Mariana? Conheça ótimas opções para se morar na Vila Mariana!

Ótimas Opções na Vila Mariana

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *