sexta-feira, abril 19

Qual a melhor cidade para morar em São Paulo? Confira 4 opções!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O estado de São Paulo conta com 645 municípios e é um dos mais populosos do país. Além disso, seu destaque em termos econômicos o torna uma região muito atraente para se viver, especialmente em relação a algumas localidades. Sendo assim, vale a pena conhecê-lo para descobrir qual é a melhor cidade para morar em São Paulo. 

Neste post, confira as principais vantagens de viver nesse importante estado da região Sudeste, além de conhecer 4 cidades que se destacam. Boa leitura! 

Por que morar no estado de São Paulo? 

Em 2020, a economia de São Paulo correspondeu a 31,2% do PIB brasileiro, segundo dados do IBGE. Destacando-se no setor de serviços, com 77% da participação, é um estado que concentra importantes instituições do país em setores como: 

  • educação; 
  • saúde; 
  • financeiro; 
  • serviço de informação. 

Além disso, também apresenta dados consideráveis em relação ao setor agropecuário, com algumas regiões de destaque; bem como o setor industrial, especialmente relacionado ao uso de tecnologia, como indústrias automotivas, aeronáuticas e de comunicação. Outro fator relevante é seu mercado consumidor, cuja renda 50% maior que a média nacional, representa um relevante potencial.

Somado a isso, 90% de todos os municípios de São Paulo apresentam alto IDH. É possível concluir que o estado é uma boa oportunidade para quem procura trabalho, infraestrutura e boas condições de vida, sendo assim, vale a pena conhecer algumas das melhores cidades para morar em São Paulo. 

Quais as melhores cidades para morar em São Paulo?  

Como São Paulo tem diversas cidades, pode ser até difícil definir qual é o melhor local para viver. Por isso, separamos 4 cidades em destaque, nas quais você pode encontrar excelentes condições para formar o seu lar. Veja a seguir! 

1. Santos 

Localizada no litoral, a cidade de Santos conta com cerca de 433 mil habitantes. Apresentando uma renda média de 3,2 salários mínimos, o município ocupa posição de destaque em comparação a outros do estado. Já em relação à escolarização, segundo os dados do IBGE de 2010, sua taxa era de 98,2 %. 

A cidade também se destaca por abrigar o maior porto da América Latina, tendo suas atividades econômicas voltadas para o setor pesqueiro, o comércio e o turismo. Sendo uma das cidades mais antigas do Brasil, com fundação em 1546, Santos apresenta um IDH muito alto — segundo o ranking de 2010 do PNUD —, sendo o 6º maior do país. 

2. São Paulo 

São Paulo é conhecida como o principal centro financeiro do país e é a maior metrópole do Brasil, com mais de 12 milhões de habitantes. Apresentando faixa salarial de 4,1 salários mínimos e IDH de 0,805, segundo os dados de 2010, ela se destaca não só por sua região estratégica, perto do litoral, como também por abrigar uma grande variedade de atividades econômicas e culturais.  

Afinal, destaca-se na história por ter recebido diversos imigrantes — como italianos e japoneses, no século XX —, além de atrair empresas e profissionais do exterior, que até hoje vêm à cidade trabalhar ou investir. Isso faz com que São Paulo abrigue grande diversidade em termos de lazer e experiências, bem como importantes oportunidades em setores de serviços, especialmente os mais profissionalizados.  

Além disso, embora a cidade seja bastante grande e populosa, existem áreas tranquilas e bairros valorizados, onde é possível viver com grande qualidade de vida. Por exemplo, as regiões de Itaim BibiPinheiros e Vila Madalena

3. Ribeirão Preto 

Localizada no nordeste do estado e a 315 km da capital, Ribeirão Preto é a cidade mais importante da sua região, sendo uma das mais prósperas do interior. Ocupando o 40º lugar na lista dos melhores IDHs do país, ela se destaca por uma população de pouco mais de 720 mil habitantes, com média de 2,8 salários mínimos. 

Conhecida como “Califórnia brasileira” por seu potencial, a cidade é considerada um polo tecnológico, dados os investimentos em biotecnologia, bioenergia e TI.  

Além disso, tem destaque o setor agropecuário com lavouras temporárias e responsável por atrair um dos maiores eventos da cidade, a feira internacional Agrishow — que apresenta as novidades da tecnologia no setor agrário. Por sua vez, outro setor relevante para a cidade é o de educação, com importantes instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. 

4. São Carlos 

São Carlos é outro município que pode ser a melhor cidade para morar em São Paulo para você. Localizado no centro-leste, abriga pouco mais de 250 mil habitantes e apresenta um IDH muito alto de 0,805. 

Conhecida como a capital da tecnologia e polo de educação, a cidade abriga importantes centros universitários, como os campus da USP e da UFSCAR, além de ter centros de pesquisa da Embrapa. Outro destaque é seu setor industrial, que conta com diversas multinacionais, como Faber Castell e Volkswagen, além de outras empresas de sucesso, como o Centro de Manutenção de Aeronaves da LATAM. 

Para quem gosta de eventos, a cidade também se destaca ao longo do ano com festas universitárias e ações culturais, como festivais de música. 

Como encontrar a melhor cidade para morar em São Paulo? 

Dada à sua grande diversidade, São Paulo tem várias opções de cidade para você escolher, desde grandes centros populosos, como a capital, até cidades do interior — mais tranquilas, mas com importante destaque econômico e ótimos índices de qualidade de vida

Assim, para saber qual delas é a melhor opção, vale a pena pesquisar — e se possível, visitar — cada município em potencial. Dessa forma, você poderá sentir se aquele pode ser o seu novo lar. Lembrando que, para facilitar a sua tomada de decisão, é importante contar com uma boa imobiliária, que possa dar informações de qualidade sobre a cidade e oferecer imóveis com boa infraestrutura.

A Trisul, por exemplo, conta com um grande catálogo de imóveis em São Paulo capital e outras cidades do interior. Com opções nos melhores bairros, você poderá residir com tranquilidade, aproveitando todo o potencial da melhor cidade para morar em São Paulo, a fim de construir a sua carreira e viver bem com a sua família. 

Quer saber como podemos ajudar você em cada município que atendemos? Descubra aqui

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.