sexta-feira, abril 19

Bairro Vila Prudente: saiba tudo sobre o assunto

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Localizado na zona leste de São Paulo, o bairro Vila Prudente é uma ótima opção para quem busca morar em uma região bem localizada, com infraestrutura de qualidade e inúmeras opções de serviços.

Aliás, a procura cresceu ainda mais nos últimos anos, depois da chegada do Metrô e do monotrilho. Isso acabou impulsionando a construção de novos e modernos empreendimentos no bairro, que hoje é um dos queridinhos dos paulistanos que desejam comprar um imóvel, de acordo com uma reportagem feita pela Folha.

Quer saber mais sobre a história da Vila Prudente e as vantagens de morar nesse bairro? Então, continue com a leitura abaixo para descobrir!

A história do bairro Vila Prudente

Quem vê a Vila Prudente atual como um dos melhores bairros para morar, mal consegue acreditar que a área era praticamente vazia e destinada ao pasto e ao cultivo de poucas árvores frutíferas há alguns anos. De fato, a fundação do bairro só ocorreu em outubro de 1890.

Foi nessa época que os irmãos italianos Falchi compraram terrenos no local e instalaram a Fábrica de Chocolates Falchi, a primeira da região. Foram eles que também escolheram o nome do bairro, uma homenagem a Prudente de Moraes, presidente do Brasil na época e que apoiou a iniciativa na região.

Depois disso, outras companhias também se estabeleceram e foram responsáveis pela formação de uma vila industrial.

Além da influência italiana, o bairro também é conhecido por ter abrigado imigrantes russos, lituanos, poloneses e ucranianos. A presença desses povos pode ser observada em alguns pontos da região, como a Praça da República Lituana ou o Bar do Vito, que serve cervejas e quitutes da Lituânia.

Os 4 benefícios de morar na região

Agora que você já conhece um pouco mais da história do bairro Vila Prudente, chegou a hora de entender porque é vantajoso morar na região. A seguir, confira 4 motivos pelos quais vale a pena viver por lá.

1. Comércio e inúmeras opções de lazer

Viver em uma região rica em comércio, serviços e opções de lazer facilita muito o dia a dia. Assim, você não precisa percorrer a cidade inteira para ir à farmácia ou fazer compras no supermercado, pois tudo pode ser encontrado no próprio bairro.

Um destaque da região é a padaria Cepam, considerada a maior da América Latina e localizada em um quarteirão da rua Ibitirama. Outro lugar badalado é a Santa Coxinha, local que se tornou um ponto turístico por servir uma enorme variedade do salgado.

Além da diversidade gastronômica, o bairro também dispõe de áreas de lazer. Uma delas é o parque Lydia Natalizio Diogo, ideal para quem gosta de praticar exercícios, passear com a família, fazer piquenique ou apenas curtir o contato com a natureza.

Se preferir algo mais indoor, o Central Plaza Shopping tem pista de boliche, parque de diversões, restaurantes, cinema e uma programação de exposições de arte.

Por falar nisso, outro centro comercial famoso é o Mooca Plaza Shopping, que fica próximo ao Clube Juventus e à área conhecida como Alto da Mooca.

2. Amplo acesso às vias e ao transporte público

Como dito logo no início, uma das principais razões que atraem as pessoas para morar no bairro Vila Prudente é o amplo acesso ao transporte público e às principais vias da cidade. Sabemos que morar perto do metrô é uma das maiores vantagens que alguém pode ter em São Paulo.

O processo de atração começou em meados de 2010, com a inauguração da estação Vila Prudente no mesmo ano. Ela é importante, pois faz parte da linha verde do Metrô e da linha Prata — também conhecida como monotrilho. Com a estação, ficou mais fácil para os moradores terem acesso à avenida Paulista e à zona leste.

A região ainda tem vias famosas na cidade, como as avenidas do Estado e Anhaia Melo, além das ruas do Orfanato, Ibitirama e Capitão Pacheco Chaves.

3. Infraestrutura de qualidade

Outro ponto benéfico do bairro é a qualidade da infraestrutura. Não faltam agências bancárias, correios padarias, feiras livres, supermercados e academias.

A região ainda conta com grandes hospitais públicos e privados e clínicas para a realização de exames médicos. O local também é ótimo para famílias ou casais que estão planejando ter filhos, pois lá existem diversas escolas e instituições de ensino.

4. Empreendimentos novos e modernos

Por ser uma área que atrai cada vez mais empreendimentos, o bairro Vila Prudente é uma opção excelente para quem deseja morar bem. Como os apartamentos são novos, o comprador não precisará reformar parte elétrica ou encanamento, algo bastante comum nos antigos.

Outra vantagem é que os condomínios oferecem áreas de lazer com piscina, academia, quadra, área pet, área gourmet, playground e brinquedoteca. Alguns também trazem boas soluções para o dia a dia, como lavanderia, escritórios e salão para grandes festas.

Ainda vale ressaltar que o bairro está localizado em uma das melhores regiões para comprar apartamento. Segundo reportagem da Folha, o preço do metro quadrado praticado na zona leste é de R$ 6.950, valor abaixo da média da capital paulista que é de R$ 9.078

Por outro lado, com as melhorias na parte de infraestrutura e ampliação do sistema de transporte, especialmente do Monotrilho, a expectativa é de uma grande valorização dos imóveis. Ou seja, quem comprar agora poderá ter um retorno grande do investimento no futuro.

É possível perceber que existem várias vantagens de morar na Vila Prudente. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, uma boa dica é visitar o bairro em diferentes horários, conversar com moradores da região e pesquisar bastante.

Isso é importante para verificar se o local é seguro, como é a movimentação de veículos, o fluxo do trânsito nos horários de picos e até mesmo para ter certeza se você se sente bem andando pelos arredores.

Lembre-se que a escolha do lugar para viver e onde comprar um imóvel é essencial para qualidade de vida, tanto sua quanto de sua família. Uma dica para estar bem aconselhado nesse processo, é contar com o apoio de uma imobiliária especializada como a Trisul.

Agora que você já conhece bastante sobre o bairro Vila Prudente, descubra como é feita a avaliação de imóveis e quais os aspectos devem ser observados antes de comprar um apartamento novo!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Deixe um Comentário