quinta-feira, abril 25

Confira 5 motivos para investir em ativos imobiliários!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A princípio, investir em imóveis pode parecer caro. Porém, quando você opta pelos ativos imobiliários, não só elimina a necessidade de ter altos valores como também possibilita aproveitar várias outras vantagens. 

No post a seguir, saiba o que são esses ativos e como funcionam. Veja também 5 razões para investir neles e o passo a passo antes de fazer suas aplicações. Boa leitura! 

Afinal, o que são e como funcionam os ativos imobiliários? 

Para começar a investir em imóveis é preciso entender as formas de trabalhar com esse setor. Nesse caso, você tanto pode investir de forma passiva quanto ativa. Na primeira situação, por exemplo, você adquire um imóvel que gera um determinado retorno, seja pela revenda, seja pelo aluguel. Esse valor é fixo e não se altera muito. 

Já a forma ativa é quando o investimento proporciona rendas variáveis. Dessa forma, dependendo de como anda o mercado, é possível receber mais ou menos por suas aplicações, com chances, portanto, de maior rentabilidade. É o caso dos ativos imobiliários. 

Fundo de Investimento Imobiliário 

Um exemplo deles é o Fundo de Investimento Imobiliário, no qual diversos investidores criam um fundo e cada um pode adquirir cotas. Negociadas na bolsa de valores, correspondem a: 

  • investimentos na construção de imóveis físicos; 
  • investimentos de compra e venda de imóveis; 
  • investimento em ativos de dívidas de imóveis; 
  • investimento em outros fundos.  

Além disso, esse tipo de fundo tende a funcionar de forma fechada. Ou seja, no período aberto à compra de cotas, os interessados podem negociar. Depois, só conseguiriam adquirir mais cotas ou vendê-las diretamente com outros investidores.  

Outro fator é que podem ter um valor mínimo de investimento, mas variar com o tempo. Assim, o valor pago no futuro, caso você decida adquirir mais fundos, será maior ou menor que o valor inicial. Já o rendimento pode ocorrer com a valorização das cotas e o pagamento de dividendos. Sua tributação também segue regras específicas. 

Títulos de Crédito 

Geralmente feitos por instituições bancárias, os títulos de crédito funcionam da seguinte maneira: o dinheiro investido no título é usado para financiamento de compra ou construção de imóveis. Com os juros recebidos nesse processo, a instituição repassa uma porcentagem aos investidores. É o caso, por exemplo, de: 

  • Letra de Crédito Imobiliário; 
  • Letra Hipotecária; 
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários. 

Quais as 5 razões para investir em ativos imobiliários?  

Como você viu, existem diferentes tipos de ativos imobiliários. Sendo assim, podem ser uma excelente opção para você investir, independentemente do seu perfil. A seguir, veja 5 razões para entrar nesse negócio. 

1. Segurança 

Por serem pautados em imóveis físicos, a segurança dos ativos imobiliários tende a ser bem maior do que a de um outro tipo de ativo, por exemplo, ações de empresas na bolsa de valores. 

No caso dos fundos imobiliários, por exemplo, você pode ter participação em imóveis comerciais, como shoppings, estádios e hotéis. Nesse sentido, se for um fundo com rendimentos que parte de aluguéis desses tipos de construção, é possível ter uma rentabilidade maior, além de mais segurança, pois a tendência é que ocorra menor inadimplência. 

2. Valorização 

Os ativos imobiliários com rentabilidade variável tendem a oferecer uma boa oportunidade de valorização. Assim, você pode negociar a venda de suas ações e obter mais lucro, além de reaplicá-lo em outras modalidades. 

3. Alta liquidez 

Os ativos imobiliários possuem alta liquidez. Ou seja, é possível receber seu retorno mais rápido. Por exemplo, alguns deles pagam a rentabilidade mensalmente. Outros, mesmo sendo fundos fechados, podem ser vendidos de forma descomplicada, entre os próprios investidores. 

4. Diversificação da carteira 

Independentemente do perfil de investidor, uma das melhores dicas para construir um bom patrimônio é diversificando a carteira. Por essa razão, os ativos imobiliários são excelentes alternativas, mesmo para quem só gosta de lidar com o mercado imobiliário. 

Nesse sentido, comprar um apartamento na planta e somá-lo ao investimento em diversos ativos imobiliários pode ser um melhor negócio — como o The Collection Paulista, que pode custar mais barato — que comprar um imóvel finalizado e bem mais caro. 

5. Investimento mais baixo 

Um dos maiores problemas de trabalhar com o mercado imobiliário é o valor a ser investido nos imóveis. Afinal, você precisa ter, pelo menos, uma boa entrada para fazer a compra e, a partir daí, revendê-lo ou alugá-lo.  

Sendo assim, os ativos são a solução para quem tem poucos recursos. Com isso, também é possível ampliar a sua carteira de investimentos, escolhendo diferentes tipos de negócio. 

Como começar a investir nos ativos de imóveis? 

Agora que você viu as vantagens dos ativos de imóveis, é importante conhecer os passos principais para começar os seus investimentos. Confira a seguir! 

Faça um planejamento 

Qualquer investimento exige bastante planejamento. Afinal, são os seus recursos financeiros que estão sendo aplicados. Por isso, procure: 

  • conhecer direito o mercado; 
  • entender todas as regras, ônus e bônus de cada aplicação; 
  • calcular a rentabilidade; 
  • saber seu perfil de investidor e quais investimentos atendem às suas necessidades. 

Analise a localização do imóvel 

Dependendo do investimento que você fizer ou se for mesclar um ativo com a aquisição de um imóvel físico, analisar onde ele é localizado pode fazer toda a diferença para a sua rentabilidade e valorização do empreendimento. 

Sendo assim, investigue se ele fica em uma boa região, com infraestrutura que possa interessar ao público consumidor, bem como se o bairro tem possibilidades de valorização

Acompanhe o mercado 

Existem diversos tipos de ativos e muitos tipos de imóveis. Sendo assim, acompanhar o mercado é uma boa forma de se manter atualizado e tomar decisões mais corretas, além de saber se é o momento certo para comprar ou vender um ativo. Desse modo, evita-se a perda de dinheiro. 

Conte com apoio 

Se você precisa saber quais são os melhores imóveis e bairros, além de garantir que o empreendimento é seguro e feito com qualidade, especialmente em imóveis na planta, é fundamental contar com o apoio de imobiliárias e construtoras renomadas. Assim, as chances de seu investimento darem certo serão maiores. 

Para quem não tem recursos suficientes para comprar um imóvel, os ativos imobiliários são uma excelente forma de entrar nesse mercado. Afinal, contando com vários tipos e possibilidades, com eles é possível atuar em diferentes segmentos e alcançar uma boa rentabilidade. Além disso, nada impede que você expanda sua carteira no futuro e adquira imóveis na planta ou finalizados.

Seja qual for sua opção, contar com uma boa construtora e imobiliária é uma forma de garantir que esse imóvel terá qualidade e segurança e, consequentemente, fará seu investimento valer a pena. Quer conhecer oportunidades valiosas para esses investimentos? Fale com a gente

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.