segunda-feira, abril 29

Qual a melhor opção, imóvel novo ou usado? Confira!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

No momento de escolher por uma residência, é comum ter dúvidas quanto à preferência por um imóvel novo ou usado. Adquirir uma casa ou apartamento é algo que está entre os objetivos de muita gente. Porém, para conquistá-lo, é importante contar com um bom planejamento, bem como analisar todas as possibilidades do mercado.

Quanto ao espaço novo ou usado, é interessante termos em mente que ambas as alternativas contam com vantagens e desvantagens. É preciso entender as suas necessidades, qual é a sua realidade, o que você espera do imóvel e qual é o orçamento disponível. Assim, as chances de encontrar o imóvel ideal aumentam consideravelmente.

Neste material, a gente explica um pouco mais sobre o tema. Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Vantagens de um imóvel novo

Itens de lazer

Se você busca por um espaço que tenha uma ampla infraestrutura de lazer, certamente vai gostar das opções de lançamentos de imóveis. Hoje, as construtoras se preocupam em trazer para o condomínio tudo o que o morador precisa para descansar aos finais de semana e feriados, seja com amigos ou com familiares.

Normalmente, há opções com salão de jogos, piscinas, academias completas e, até mesmo, coworkings, uma vez que o home office tem ganhado cada vez mais adeptos pelo país. Deve-se ressaltar, ainda, que os apartamentos costumam ter mais tomadas, e todas são adaptadas aos padrões do Conmetro.

Valorização

Para quem deseja adquirir um imóvel como forma de investimento, o imóvel novo é a pedida certa. Geralmente, trata-se de um patrimônio mais valorizado pelo mercado, justamente por não ter tido nenhum morador.

Customização

Se você resolve adquirir um imóvel enquanto ele ainda está na planta, as chances de personalização e customização são maiores. Afinal, é muito mais fácil fazer qualquer alteração na estrutura enquanto ela ainda está sendo construída. Sendo assim, você tem a possibilidade de residir em um espaço que tenha a sua cara e o perfil de toda a sua família.

Desvantagens do imóvel novo

Preço

Como afirmamos, ao escolher um imóvel para morar, você precisa inicialmente entender as suas necessidades e analisar quais são as possibilidades de investimento. O planejamento financeiro é um dos tópicos que deve ser levado em conta.

Quanto aos imóveis novos, é natural que eles tenham um preço maior. Corretores trabalham normalmente com o preço fechado: portanto, avalie bem essa questão antes de iniciar o investimento. Porém, lembre-se sempre de que a valorização será maior, o que faz valer a pena essa aplicação inicial.

Tamanho

Mesmo com o espaço melhor aproveitado, as plantas de um imóvel novo costumam ser menores do que de um apartamento antigo. Se você já visitou alguma residência que tenha mais de 20 anos, certamente se espantou com a largura dos cômodos, não é verdade? Porém, os espaços são mal distribuídos, o que deixa o lar com pouca funcionalidade.

Vantagens de um imóvel usado

Preço

Totalmente o oposto do imóvel novo, o preço de um imóvel usado costuma ser muito mais atrativo. Além disso, destaca-se o contexto no qual o espaço mais antigo é colocado à venda: geralmente, já existe um morador que, por algum motivo, precisa se desfazer da propriedade.

Sendo assim, é comum que eles sejam mais flexíveis com as ofertas, uma vez que, muitas vezes, há urgência quanto à venda.

Tamanho

Como afirmamos, o tamanho de imóveis usados é bem mais significativo do que o de um imóvel novo. Novamente, destacamos a necessidade de entender as suas necessidades.

Se for uma pessoa solteira e que não pretende formar família, por exemplo, esse diferencial dificilmente será motivador. Do contrário, para famílias maiores, que tenham animais e que precisam de espaço, certamente esse será um tópico decisivo para iniciar o investimento.

Desvantagens do imóvel usado

Condições do imóvel

Essa, obviamente, é uma das desvantagens do imóvel usado. Quanto mais antigo ele for, maior será a necessidade de contar com profissionais capacitados para identificar necessidades de manutenção.

Caso contrário, existem os riscos de você já estar instalado naquele local e precisar fazer alguma pequena obra, seja na parte elétrica, hidráulica ou em qualquer outro espaço.

Além disso, as paredes certamente precisarão de uma pintura. Também é comum ter manchas não apenas no apartamento, como também no condomínio. Coloque tudo isso no papel e identifique quais são as suas possibilidades.

Reforma

Esse tópico está diretamente ligado ao anterior: quanto mais avarias o espaço tiver, maior será a necessidade de uma reforma. Sendo assim, é interessante identificar se o dinheiro gasto com essa obra será superior ou não ao de fazer o investimento em um novo apartamento, concorda? Justamente por isso é essencial ter um bom planejamento.

Taxa de condomínio

É comum que, em condomínios mais antigos, tenham menos moradores. Isso contribui para que a taxa de condomínio seja mais elevada.

Outro ponto que influencia nesse sentido é que, assim como no imóvel, o espaço como um todo também será mais antigo. Sendo assim, as chances de precisar fazer alguma obra nos locais comuns são maiores, o que tende a aumentar o valor mensal da taxa.

Mesmo se você for investir no espaço para alugar, problemas estruturais, de acordo com a Lei do Inquilinato, é de responsabilidade do proprietário: precisará tirar do próprio bolso para esses pagamentos.

Áreas de lazer menores

Por fim, temos um fato contrário ao de imóveis novos: as áreas de lazer, quando existem, são menores. Ou seja, se você deseja morar em um local que oferece tudo para o seu descanso, dificilmente encontrará um imóvel usado com essas condições.

E então, tomou a sua decisão sobre imóvel novo ou usado? Para não errar na escolha, indicamos que faça uma análise das condições do imóvel e que pesquise bastante no bairro onde pretende morar.

Além disso, tenha um cuidado para não avaliar apenas o apartamento: vá até aquele local, converse com os moradores, entenda os pontos positivos e negativos da região, saiba sobre a organização do condomínio e coloque na balança todos os prós e contras do espaço pesquisado.

Por fim, o ideal é contar com profissionais capacitados que poderão auxiliar de maneira mais efetiva nesse processo. Se você deseja saber um pouco mais, entre em contato com a gente e converse com a nossa equipe!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.