sexta-feira, agosto 12

Como se planejar para sair da casa dos pais? Confira

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Sair da casa dos pais é um processo complexo. Afinal, além de exigir maturidade, também precisa de planejamento e condições financeiras. Por causa disso, não há idade certa para deixar a casa dos pais e se aventurar morando sozinho. Tanto que alguns continuam mesmo depois da juventude; a chamada geração canguru. Já para aqueles que planejam essa “aventura”, independentemente de quantos anos tenha, é importante prestar atenção a diversos detalhes. 

Neste post, confira o que é preciso para sair da casa dos pais bem preparado e sem chances de ter problemas ou sacrificar o seu estilo de vida.

Boa leitura! 

Afinal, como sair da casa dos pais? 

Se você chegou a uma decisão sobre sair da casa dos pais e se animou com as perspectivas de uma vida cheia de liberdade, precisa tomar alguns passos importantes antes de fazer tudo isso. A seguir, confira alguns deles e saiba como podem influenciar diretamente em sua vida e bem-estar! 

Defina as suas metas 

O primeiro passo antes de sair da casa dos pais é saber por que você está fazendo isso e quais são as suas metas. Seu objetivo é se mudar para ficar mais perto do trabalho? É comprar um imóvel? Ou casar em alguns anos? Não importa o que seja, definir as razões para iniciar essa nova etapa da vida pode ajudar você a entender o processo de separação dos pais e não ficar com a sensação de solidão. 

Entenda as despesas 

Engana-se quem pensa que morar sozinho é fácil. Afinal, assim como os seus pais precisaram administrar e sustentar uma casa em conjunto, você também terá que fazer o mesmo, só que sozinho. Por isso, é importante começar entendendo quais as despesas básicas de uma casa. Por exemplo: 

  • aluguel ou prestação do imóvel; 
  • condomínio; 
  • água, energia, gás e Internet; 
  • despesas com serviços, como segurança e limpeza; 
  • custos com transporte próprio ou público; 
  • compras de supermercado e farmácia. 

Esses seriam exemplos de gastos fixos. Além disso, você também precisa fazer um levantamento de quanto custa se mudar. Considerando, por exemplo: 

  • a mudança em si; 
  • a compra de móveis e itens para casa; 
  • os reparos e a manutenção que podem ser necessários.

Ou seja, pensar em tudo o que você gasta hoje e que é pago pelos pais. Entretanto, ao morar sozinho, você é quem terá que assumir isso para ter o básico ou manter o estilo de vida com o qual já tem costume. Afinal, espera-se que, ao sair da casa dos pais, os filhos sejam autossuficientes, o que significa não pedir ajuda financeira a eles. 

Economize com antecedência 

Definindo que você terá vários gastos com mudança e montagem da casa, é importante economizar. Nesse caso, montar um planejamento e poupar um bom valor de seu salário é uma das melhores formas de se preparar. Afinal, você pode negociar preços com o dinheiro em mãos. 

Programe-se para os próximos meses 

Na mesma linha de economizar para a mudança, você deve se programar para assumir os gastos dos próximos meses. Para quem tem um emprego, é preciso saber se quanto você ganha será suficiente. Caso não seja, pode ser necessário baixar o padrão. 

Procure o imóvel ideal 

Outro ponto essencial é definir o imóvel ideal. Para isso, existem várias possibilidades que você pode querer, como um apartamento de alto padrão, mas tudo vaidepender do seu orçamento. Assim, você pode contar com studios. Espaços pequenos, mas aconchegantes e com tudo o que você precisa.

Por exemplo, o Valen Studios de 20m² ou 30m² na planta, no bairro nobre de Pinheiros, pode ser ideal. Pois, além da excelente localização, também tem espaços de coworking, fitness e lavanderia, para facilitar a sua vida.

Sair da casa dos pais é o sonho de muitos jovens e não é impossível. Para isso, só é necessário um bom planejamento, ter o dinheiro disponível para mudar e montar uma casa; além de maturidade e preparo para viver sozinho. Outro ponto importante é definir o local ideal para você morar com qualidade e segurança, a fim de manter o seu estilo de vida. 

Gostou do post? Encontre o seu apartamento ideal para morar sozinho com a Trisul

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.