sexta-feira, agosto 12

O que é home equity e quais suas vantagens? Descubra

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Existem diversas opções de empréstimos no mercado, entre elas está o home equity. Apesar de não ser ainda muito comum no Brasil, há a mobilização do Banco Central para torná-lo mais acessível e conhecido. Logo, vamos adiantar o assunto e falar sobre esse tipo de empréstimo. Essa opção oferece menores taxas de juros, com a possibilidade de pagamento em um maior prazo.

Isso é feito por meio de uma garantia de pagamento, diminuindo os riscos da operação para a instituição financeira. O termo significa empréstimo com imóvel de garantia. É muito comum de ser encontrado nos Estados Unidos e na Europa. Atualmente, há grandes chances de crescimento e expansão aqui no Brasil. Visto isso, quem tem interesse em empréstimos, independentemente do fim, é importante conhecer essa opção.

Com esse objetivo, o post fala sobre os detalhes do home equity, como essa modalidade de empréstimo funciona, quais vantagens oferece e como fazer para conseguir o crédito.

Acompanhe!

O que é home equity?

O empréstimo com imóvel de garantia é a tradução para home equity. É comum encontrar esse termo em países da Europa e dos Estados Unidos, e o mesmo termo foi adotado no Brasil. O funcionamento dessa modalidade de empréstimo é a partir da oferta de um imóvel como garantia, em troca do fornecimento de crédito. Ou seja, a empresa ou pessoa cede um imóvel já quitado e em seu nome (ou razão social), para garantir que os pagamentos serão feitos até a quitação total do crédito oferecido.

De quem será a propriedade do bem durante a operação?

Enquanto o crédito não for quitado, a instituição financeira tem a posse do imóvel, isso quer dizer que a propriedade oferecida como garantia para a obtenção do crédito ficará no nome do banco ou da instituição que aprovou o empréstimo.

Isso não significa que o solicitante do crédito perderá o bem, mas que, quando terminar de pagar as parcelas, o mesmo voltará para seu nome ou razão social integralmente. Essa garantia é importante para o banco se certificar que ocorrerá a quitação das parcelas, possibilitando a diminuição dos juros, geralmente maiores que em outras modalidades de empréstimo.

Por que investir no home equity?

Investir no home equity dá diversas vantagens à pessoa ou a empresa. A primeira, e que mais difere essa modalidade das outras, são as taxas de juros mais baixas. Isso é possível por causa da garantia ofertada previamente, tornando a operação mais segura para a instituição financeira.

Outro benefício é a possibilidade de dividir em mais parcelas e deixar o prazo mais longo, tendo as parcelas facilitadas para o pagador, a quantidade geralmente varia de 24 a 240 vezes. Todas essas facilidades tornam o home equity uma forma prática de aquisição de crédito para diversos fins.

Onde o crédito pode ser aplicado?

O crédito pode ser usado para qualquer finalidade, sem necessidade de explicações. A oferta de crédito vai depender do valor do imóvel e da renda mensal do solicitante. Isso porque as parcelas não podem ser maiores que 30% da renda de quem contrata. A renda pode ser composta por até duas pessoas.

É uma maneira eficiente de conseguir crédito para diversos fins, sem pagar taxas excessivas e sem explicações da finalidade. Visto que pode ser usado para o que o solicitante desejar, como quitação de dívidas, investimento em negócios, imóveis e fundos, compra de bens, viagens, entre outras.

Como fazer o home equity?

Como falado, o primeiro passo para fazer o home equity é ter um imóvel em seu nome ou em nome da sua empresa (razão social), para oferecer ao banco ou a instituição financeira escolhida como garantia de pagamento. Isso não significa que a pessoa perderá o bem, pois ele ficará com o nome da instituição que ofereceu o crédito até a quitação das parcelas, depois voltará para o nome do proprietário com posse integral.

Quais documentos são solicitados?

As regras para obtenção desse tipo de crédito não são tão burocráticas, como outras modalidades de empréstimo. Isso porque oferece ao banco um menor risco de inadimplência. De acordo com onde será feito o empréstimo, os documentos que devem ser apresentados podem variar, porém, os mais comuns de serem pedidos são:

  • RG e CPF do solicitante, ou CNPJ se for empresa;
  • comprovante de renda de até duas pessoas;
  • comprovante de residência e do imóvel que será usado como garantia;
  • documentação do imóvel ofertado.

É importante lembrar de que as parcelas não podem ser maiores que 30% da renda fixa da pessoa que solicitar, por isso, pode ser comprovado com até duas pessoas. Uma característica desse tipo de empréstimo é a agilidade e a facilidade na transação, esse benefício torna mais acessível e simples de executar os planos para os quais o crédito estará destinado de maneira rápida. Entretanto, por mais facilitado que seja o processo, é importante analisar todos os detalhes antes de fechar o negócio, para garantir que a melhor decisão seja tomada em meio a todas as opções.

O que deve ser analisado?

A pessoa que tem interesse em adquirir esse tipo de crédito deve tomar alguns cuidados, como conferir o valor total ofertado e compará-lo com o oferecido em diferentes instituições financeiras e bancos. Não esquecendo de somar tarifas, juros e tributos de cada uma. Também, é necessário analisar o número e o valor das parcelas antes de tomar a decisão.

Assim, vemos que o home equity é uma maneira mais simples e ágil de fazer um empréstimo. Pois, nessa modalidade de crédito, é ofertado um imóvel como garantia da operação. Afinal, diminui os riscos para a instituição financeira de fornecer o empréstimo e não ser pago.

Com isso, o banco consegue trabalhar melhor a porcentagem de juros em comparação a outros tipos de empréstimo, reduzindo essas taxas. Além de possibilitar o uso do dinheiro para diferentes fins, sem necessidade de explicações do destino. Assim, o home equity é uma ótima possibilidade para quem quer um empréstimo rápido e fácil, para realizar seus sonhos.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário no post!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.