quinta-feira, abril 25

Afinal, vale a pena investir em um segundo apartamento? Descubra!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Investir em um segundo apartamento pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o seu patrimônio. Afinal, o mercado imobiliário apresenta um ótimo potencial. A pandemia do coronavírus resulta em um bom momento para investir no mercado imobiliário, combinado com uma taxa de juros mais baixa. Além disso, a compra do imóvel traz potenciais de ganho, como a valorização do bem para revenda e o aluguel.

Então, se você tem um perfil de investidor que deseja aumentar o patrimônio com uma oportunidade boa e segura, continue lendo este post. Mostraremos quando pode valer a pena investir no segundo apartamento. Acompanhe! 

O mercado imobiliário é interessante durante a pandemia

Existem motivos específicos que mostram por que pode ser bem interessante investir em um segundo apartamento durante a pandemia. Primeiramente, um mercado instável leva as pessoas a guardarem seu dinheiro. Logo, existe um reajuste dos mercados e uma queda nas vendas. Para quem planeja investir, é um momento propício para comprar. Portanto, o congelamento ou possível queda dos preços apresentam uma ótima oportunidade.

Outro fator é a facilidade do financiamento. Não somente a taxa de juros está muito baixa, mas os bancos e construtoras têm incentivo para reaquecer o setor, trazendo menos exigências e burocracias para quem quer financiar o imóvel.

Por fim, também existe a questão do aluguel. Essa é uma renda recorrente, mensal e passiva, muito valiosa para qualquer investidor. Como moradia, trata-se de uma necessidade primária que as pessoas sempre precisam, o que faz com que a demanda por um bom imóvel seja alta mesmo em tempos de crise.

A importância de investir no segundo apartamento no momento ideal

A compra de um imóvel, mesmo que seja o segundo, ainda exige bastante atenção e uma pesquisa detalhada do mercado, das oportunidades de negócio e, principalmente, das partes referentes à negociação – seja imobiliária, seja construtora ou o próprio dono do imóvel. Essa atenção é imprescindível para que todo o processo de compra ocorra de forma correta. 

Além dos itens citados acima, também é indispensável que haja um planejamento financeiro para a compra do segundo imóvel, uma vez que se trata de um investimento alto, complexo e com diversos fatores capazes de influenciar na qualidade do negócio, como as taxas de juros, condições de compra e financiamento etc.

E o que acontece quando a compra do segundo imóvel não é realizada no momento certo? 

Comprar o segundo imóvel em um momento inoportuno pode trazer prejuízos para o adquirente. Isso acontece porque as oscilações do mercado imobiliário, a exemplo da taxa Selic, podem afetar diretamente no valor da propriedade – tornando-o não tão proveitoso para o comprador.  Por conta disso, é fundamental que você elabore um planejamento financeiro e estude o mercado.

Como identificar o momento ideal de adquirir um novo apartamento

Realizar investimentos é visto sempre como algo positivo. Entretanto, é primordial que essa aplicação não atrapalhe as suas finanças. Logo, o primeiro cenário imaginável é se o segundo imóvel vai gerar alguma renda extra. Diante disso, outro fator relevante é se a propriedade tem potencial de valorização – áreas ou bairros que estão passando por melhorias públicas ou próximas dos centros comerciais, por exemplo.

As taxas de juros e as condições de pagamento são outros aspectos que influenciam na decisão de compra do segundo imóvel, dado que algumas modalidades de financiamento podem não ser tão interessantes. Além disso, também é importante atentar-se às linhas de financiamento. O Sistema Financeiro Habitacional (SFH), por exemplo, não permite a compra de um segundo imóvel. 

O reaquecimento do mercado de aluguéis é outro fator considerado no momento de optar pela compra, principalmente por indicar que o investimento terá um retorno ainda mais vantajoso. Por fim, outro motivo que indica a aquisição do segundo imóvel é se a propriedade vai gerar alguma fonte de lazer para a família. Afinal, a propriedade pode não se tornar rentável em um primeiro momento, mas não deve ser adquirida para ficar desocupada. Sendo assim, o ideal é ter algum fim para que seja proveitosa de alguma forma.

Cuidados no momento de comprar um segundo apartamento

Ainda que comprar um segundo imóvel seja bem vantajoso, é preciso tomar cuidados ao fazê-lo. Afinal, é um investimento grande e com foco no longo prazo. Como em qualquer investimento, é preciso buscar a maior garantia de um bom negócio possível para que o ROI seja alto e a aquisição valha a pena. Confia algumas dicas valiosas.

Conte com um corretor de confiança

Como na compra de qualquer imóvel, o corretor tem um papel crucial. Primeiramente, é uma profissão regulamentada, o que traz muito mais segurança para quem está comprando ou vendendo. Mas, mais importante, é a pessoa mais capaz de encontrar um imóvel que faça sentido para o objetivo de investir. A procura pelo segundo imóvel é bem diferente do primeiro e o corretor que sabe disso ajuda o comprador a encontrar o melhor investimento e não necessariamente o melhor lugar para morar.

Por exemplo, as avaliações do estado da propriedade e do valor do imóvel são ainda mais importantes. Normalmente, na compra do primeiro imóvel, os compradores não ligam tanto em pagar um pouco a mais por ele. Afinal, o maior objetivo é morar e, se o apartamento for perfeito, pagar um pouco a mais não é problema.

Enquanto a primeira compra é mais emocional, o segundo imóvel é mais uma questão de investimento, levando a um processo mais frio e calculado. Logo, a avaliação do imóvel e da propriedade devem ser ainda mais precisas.

Invista em um imóvel com perspectivas de valorização

As avaliações são importantes, pois o grande objetivo é escolher imóveis que tenham grande potencial de valorização. Afinal, essa é uma das formas de obter maiores retornos. Mesmo se não houver uma revenda imediata, o aluguel de um imóvel valioso é naturalmente mais alto.

Fique atento a todos os fatores de valorização, como aqueles localizados em bairros com potencial de crescimento. Além disso, a valorização dos imóveis é um fator que deve ocorrer naturalmente no futuro próximo, por conta da recuperação da pandemia. 

Complementando esses fatores externos, também existem fatores internos ao imóvel que podem levar a uma valorização. É possível, por exemplo, que o vendedor tenha feito uma avaliação equivocada, vendendo por menos do que o valor real; esteja disposto a diminuir o preço por ter pressa na venda; o imóvel não se encontre em perfeito estado, mas com uma simples obra fica novo em folha. É preciso avaliar cada caso para reconhecer essas oportunidades.

Considere as formas de pagamento

O investimento no segundo apartamento fica ainda melhor quando a forma de pagamento ajuda. Existem opções interessantes, que vão desde o consórcio até o financiamento. Se o primeiro imóvel já está quitado, esse processo é mais tranquilo, pois não é preciso se preocupar com o anterior. Ainda assim, mesmo se a opção for financiar, é possível financiar dois imóveis ao mesmo tempo sem problemas. Nesse caso, as dicas de como encontrar o melhor financiamento imobiliário se mantêm.

Naturalmente, você pode usar o FGTS ou o SFI, mas também é possível negociar o financiamento diretamente com os bancos. Se você já comprou o primeiro imóvel dessa forma, o segundo pode ser ainda mais fácil. Afinal, é provável que você tenha cultivado uma boa relação com o banco, pagando todas as parcelas do financiamento em dia e sem maiores problemas. Aproveite essa boa relação para negociar taxas ainda melhores.

Considere os retornos financeiros desejados

Por fim, o mais importante é que você esteja pronto para fazer um investimento em harmonia com suas expectativas. Como mencionado acima, o imóvel pode ser comprado com o intuito de gerar uma renda extra imediata ou com a valorização em mente, mais focada no longo prazo. No primeiro caso, um imóvel mais pronto em uma área mais valiosa é uma opção que faz mais sentido. Já no segundo, você tem mais tempo para deixar o imóvel se valorizar ou até fazer obras.

Além disso, é possível que esteja comprando um segundo imóvel pensando no lazer da sua família. Ele pode gerar renda extra e ainda ser uma fonte de lazer, funcionando com uma casa de praia no litoral, que é alugada durante parte do ano, mas que está disponível caso a família deseje passar férias lá. Como sempre, é o comprador quem decide o investimento ideal.

Como ficou claro, o segundo apartamento é uma opção interessante para quem quer investir e aumentar o patrimônio. Não somente a pandemia apresenta oportunidades interessantes, mas moradia é uma necessidade primária, isto é, que as pessoas sempre vão precisar. Por se tratar de um bem tangível, é um investimento relativamente seguro, mas sem abrir mão do potencial de valorização.

Como dito ao longo do artigo, comprar um imóvel é uma aquisição muito importante, principalmente devido ao seu valor. Dessa forma, é imprescindível contar com uma empresa de confiança na hora da escolha do imóvel. A TRISUL tem mais de 40 anos de experiência no setor de construção civil e conta com uma rede de profissionais capacitados, além de tecnologias de ponta e preços altamente competitivos em relação ao mercado.

Então, se você quer saber mais sobre as principais oportunidades de negócio da TRISUL, entre em contato conosco e invista no seu segundo imóvel com uma empresa de confiança no mercado.

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.