sexta-feira, agosto 12

Vale a pena investir em um apartamento mobiliado? Veja 5 vantagens!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Na hora de definir onde morar, é importante avaliar as diversas opções. Por exemplo, é possível viver em uma cobertura, um studio e até mesmo em um apartamento mobiliado. Aliás, essa opção pode ser ideal para quem não se estabeleceu em uma cidade ou ainda não sabe em qual imóvel investir a longo prazo. 

Neste post, veja o que é um apartamento com mobília e quanto pode custar. Confira também se vale a pena investir, conhecendo suas vantagens e desvantagens. Por fim, descubra como escolher o imóvel ideal para você. Boa leitura! 

O que é um apartamento mobiliado? 

Destinado a pessoas que procuram praticidade ou estão de passagem, o apartamento mobiliado tem como característica principal contar com toda a estrutura de uma casa – ou grande parte dela –, necessária para se viver. Ou seja, além de móveis essenciais, como cama e mesa, também pode incluir eletrodomésticos, principalmente fogão, geladeira e máquina de lavar. 

Por essa razão, seus preços costumam ser um pouco mais elevados que um apartamento vazio, chegando a um valor 15% maior. Mesmo assim, essa modalidade de locação tem interessado a muitas pessoas, principalmente as gerações mais jovens, que valorizam experiências e independência. 

Afinal, vale a pena investir em apartamento mobiliado?  

Se você tem dúvidas sobre a compra de um imóvel ou precisa morar de aluguel por um tempo determinado, o apartamento com mobília é uma ótima oportunidade. Confira 5 vantagens desse tipo de empreendimento! 

1. Praticidade 

Dentre as principais vantagens desse apartamento, a praticidade é uma das primeiras a se considerar. Afinal, você não precisa se preocupar com a necessidade de providenciar móveis ou medir espaços para saber se uma peça vai caber.

Além disso, muitos empreendimentos têm investido na combinação de moradia mobiliada e serviços. Isso torna possível viver em um local completo, o que garante ainda mais praticidade na rotina. 

2. Redução de custos 

Quando alguém se muda, principalmente de uma cidade para outra, grandes custos devem ser considerados. Além da compra de uma ou mais peças de mobília, existe o valor para transportar o que já se tem. 

No caso de uma pessoa que não tem nenhum móvel, como um estudante, esses gastos podem ser ainda maiores. Isso porque será preciso mobiliar o apartamento inteiro, geralmente em um prazo curto de tempo. Por essa razão, mesmo sendo um pouco mais caro, o apartamento com mobília ajuda a poupar tempo e investimentos altos

3. Móveis à disposição 

Além de poupar a necessidade de comprar e esperar a chegada de móveis novos, o fato de o apartamento ter mobília também ajuda no sentido de que tudo o que está lá dentro já foi planejado. Ou seja, as peças estão dispostas a fim de ocuparem melhor o espaço e têm o tamanho adequado. 

Fora isso, existem vários tipos de apartamento mobiliado que podem atender a diferentes orçamentos. Assim, você pode tanto encontrar imóveis completos quanto aqueles que contenham apenas algumas peças básicas, como geladeira e ar-condicionado.

4. Independência 

Para quem vai morar em determinada cidade apenas por um certo período, seja alguns anos, seja poucos dias na semana, esse apartamento tem a vantagem de oferecer independência. Dessa forma, quando o contrato acabar, não haverá nenhuma preocupação com a venda de peças, sua desvalorização ou a necessidade de fazer uma grande mudança. 

5. Morar em bons lugares 

Considerando as pessoas que costumam alugar um apartamento mobiliado, a chance de você encontrar opções em bons bairros é muito grande. Afinal, já que esse público procura otimizar sua rotina, é possível viver em regiões que oferecem mais opções de lazer e facilidades. 

E as desvantagens? 

Como todo empreendimento, antes de investir em um apartamento com mobília é fundamental considerar também algumas desvantagens.

Falta de escolha 

Em um apartamento com móveis, você pode tomar algumas decisões, como mudar os móveis de lugar. Além disso, pode até combinar com o proprietário de retirar alguma peça. Mas, no geral, terá que aceitar as escolhas feitas, algo que pode não combinar exatamente com seu estilo. 

Cuidado extra 

Como os móveis não são seus, também é preciso um cuidado extra na conservação da mobília. Se alguma peça estragar, será necessário fazer a reposição. Também pode acontecer de você alugar um apartamento em que a mobília não foi bem conservada ou algum eletrodoméstico não funcione. Nesse caso, é possível conversar com o proprietário para fazer uma substituição ou reparação, além de ter o cuidado de visitar o imóvel antes.

Falta de espaço 

Se você tem alguma mobília, deverá pensar em encaixá-la no apartamento. Sendo assim, pode correr o risco de faltar espaço para a peça ou ela pode não combinar com todo o resto. Já na situação de você ter algum item que já existe no local, precisará pensar em dispô-lo, retirar a peça que está lá ou manter as duas, o que pode não ser viável. 

Como escolher um apartamento mobiliado? 

Se você analisou a situação e ainda não sabe se vale a pena morar em um apartamento com mobília, precisa considerar alguns aspectos. Veja alguns deles a seguir! 

Considere sua rotina 

Geralmente, a rotina é um dos principais fatores para saber se vale a pena alugar um apartamento com mobília. Assim, é importante considerar: 

  • com quem você mora ou vai morar; 
  • a distância do apartamento alugado e seu trabalho ou faculdade; 
  • os benefícios do bairro e do condomínio; 
  • o seu tempo em se preocupar com a mudança e a necessidade de entrar logo no apartamento; 
  • se precisa de uma casa mais completa ou minimalista para atender às suas necessidades. 

Defina o tempo de moradia 

Outro fator para saber se vale a pena morar nesse apartamento é definir o tempo de moradia. Você está indo cursar uma faculdade apenas por alguns anos? Então, a opção pode ser ideal. Mas, se for trabalhar permanentemente em uma cidade nova, vale considerar ter sua própria casa após se acostumar com o local e o trabalho. Nesse caso, o apartamento mobiliado pode ser uma solução para apenas alguns meses.

Pense nas mudanças 

Como você viu, morar em um apartamento mobiliado envolve diferentes aspectos, sendo importante pensar nas mudanças que essa opção pode trazer. Primeiro, pode representar um acréscimo no orçamento disponível para o aluguel. Além disso, pode exigir que você se desfaça de algo que já tem. 

Contudo, a opção mobiliada traz facilidades e é ideal se você pretende se mudar com frequência, ou ainda, se deseja se preocupar apenas em carregar seus itens pessoais e, de tempos em tempos, vivenciar novas moradias. 

Alugar um apartamento é uma decisão que precisa ser pensada com cuidado. Afinal, o imóvel precisa se adequar à sua rotina e expectativas. Sendo assim, o apartamento mobiliado pode ser a opção perfeita para quem procura praticidade e poupar despesas. Isso porque, além de atender diferentes estilos de vida, garante a facilidade de viver em uma casa completa, com a independência de ir embora sem se preocupar com nada. 

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e confira mais conteúdos como este! 

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.