quinta-feira, abril 25

Apartamentos novos X antigos: vale a pena fazer a troca? Entenda!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Em seu dia a dia, ao querer construir um patrimônio e garantir segurança para o futuro, certamente surgem dúvidas sobre se vale a pena optar por apartamentos novos x antigos. Mais que isso, será que compensa trocar um pelo outro? Além desses questionamentos, muitos outros vêm à mente quando você busca um imóvel. Qual a localização mais adequada? Quais das opções disponíveis melhor atendem às suas necessidades? Quais são as unidades que trarão, de fato, um bom retorno futuramente?

Passado todo esse momento de análise, é hora de “colocar a mão na massa” e realizar as visitas necessárias para que você tome a decisão mais efetiva. Neste material, vamos explicar os benefícios de quem troca um apartamento antigo por um novo. Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Existem diferenças entre apartamentos novos e antigos?

Sim, existem algumas diferenças fundamentais que devem ser consideradas no momento em que você for realizar a troca. A seguir, selecionamos algumas das principais. Veja!

Características

Entre as características mais marcantes que diferenciam um apartamento antigo de um novo está o tamanho. Em geral, aqueles construídos há mais tempo são maiores, embora isso não signifique necessariamente uma vantagem. Os empreendimentos novos, apesar de mais compactos, são pensados levando em conta a funcionalidade para o morador e possibilitam a utilização de cada espaço, desde que você disponha de um bom profissional de arquitetura.

Ou seja, cada centímetro de sua nova residência terá alguma usabilidade por parte de sua família. Isso ocorre porque, há alguns anos, era comum que as pessoas tivessem mais filhos e houvesse mais membros em uma mesma casa. Hoje, é muito usual encontrar casais que nem queiram filhos, não é verdade? Nesse sentido, o mercado da construção civil se adaptou a essa nova realidade, sem deixar de lado as possibilidades que o local possa oferecer.

Área de lazer

Não é apenas o próprio apartamento que traz diferenças significativas quando é antigo. O espaço do condomínio também conta com algumas modificações que devem ser levadas em consideração, como a área de lazer. Em prédios mais velhos, muitas vezes ela nem sequer existe ou são pequenas (e, ainda assim, podem aumentar a taxa de condomínio).

Especialmente em empreendimentos construídos nos últimos 2 anos, a área de lazer tem sido um ponto de preocupação por parte das construtoras. As pessoas precisaram permanecer mais em suas casas devido à pandemia da Covid-19, e, com a ausência de atividades externas disponíveis, aquelas que tinham um ambiente domiciliar para usufruir nos momentos de descanso ou feriados contavam com um diferencial.

Conceitos

Normalmente, os apartamentos mais antigos não têm um conceito muito bem definido. Além disso, é comum que as plantas tenham alguns erros que incomodem os moradores, como corredores muito extensos, cozinhas pequenas, salas muito grandes e quartos menores, entre outras características. Nas construções modernas, tudo é pensado a partir das facilidades para o morador e da boa experiência que ele terá em seu novo lar.

Quais são as vantagens de trocar um apartamento antigo por um novo?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre um apartamento antigo e um novo, chegou o momento de entendermos quais são as vantagens que você poderá usufruir ao fazer essa troca. Confira!

Tecnologia

Conforme já abordamos, as construtoras pensam frequentemente na boa experiência que a pessoa terá quando se tornar uma moradora. Por essa razão, os apartamentos novos têm um investimento alto em tecnologia, desde a entrada comum até o próprio espaço da residência. Dessa forma, há mais segurança, que é um dos principais pontos analisados por quem busca um novo imóvel, especialmente em centros urbanos. Por exemplo, além do porteiro, existem diferentes maneiras de autorizar a entrada de uma pessoa nos espaços do prédio, seja por biometria facial, seja por digital.

Os apartamentos novos também contam com uma moderna instalação de câmeras de segurança. Portanto, preocupar-se com a qualidade de vida garantirá dias mais tranquilos e mais conforto quando você estiver com seus amigos e familiares ou aproveitando seu descanso.

Maior valor de revenda

No início do artigo, mencionamos sobre a atenção necessária para seu patrimônio. No caso de um apartamento novo, se houver a necessidade de revenda, certamente ele estará mais valorizado. Aqui também valem outras dicas que você pode avaliar antes de optar pelo imóvel. Existem regiões onde a construção de novos empreendimentos tende a ser naturalmente mais valorizada. Se o local ainda não for muito habitado, mas houver a construção de um shopping nas proximidades, por exemplo, o valor certamente vai aumentar ao longo dos anos, o que fará desse um importante investimento.

Menos consertos

Apartamentos antigos naturalmente apresentam a necessidade de mais consertos, o que pode se tornar um transtorno para toda a família. Afinal, reparos envolvem gastos e obras e podem até mesmo atrapalhar o trabalho e os estudos dos moradores, especialmente aqueles que estão realizando o home office em período integral, como vem ocorrendo em grande parte das empresas. Já os novos empreendimentos são construídos com materiais de última geração, além de haver o cuidado com a fiação elétrica e outros itens, o que influencia na qualidade do apartamento.

Estilo de vida mais moderno

Escolher um apartamento que tenha a preocupação com a tecnologia contribuirá para que você tenha um estilo de vida mais moderno. Entre os diferenciais que isso traz, destacamos:

  • maior conforto, uma vez que existem ferramentas que possibilitam um apartamento mais automatizado;
  • mais praticidade para seu dia a dia, nas mais distintas necessidades;
  • mais economia, pois os imóveis novos são projetados para promover economias de água e luz;
  • mais entretenimento para os moradores, entre outros.

Neste conteúdo, você pôde entender as diferenças entre apartamentos novos x antigos e as vantagens de contar com um imóvel de construção mais recente. Também conferiu alguns aspectos que devem ser analisados ao procurar uma nova residência. Para a escolha desse empreendimento, indicamos sempre buscar uma localização que atenda às suas necessidades, além de contar com profissionais competentes que mostrarão muitas alternativas de produtos que se adéquem à sua realidade e ao seu orçamento.

Deseja saber mais? Entre em contato conosco, converse com nossa equipe e tire suas dúvidas!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.