quarta-feira, abril 17

Por que morar na Vila Mariana? Aqui estão 10 motivos!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Morar em São Paulo tem uma grande vantagem: além de estar na capital mais viva do Brasil, com grandes oportunidades de curtir eventos culturais e de encontrar os melhores trabalhos, você tem à disposição bairros para atender a diferentes gostos, de acordo com a forma que preferir viver.

Na Vila Mariana, por exemplo, é possível ter a certeza de encontrar qualidade de vida, aliada a uma infraestrutura completa de serviços e comércio. Há muito mais coisas que você pode descobrir nesse bairro tão tradicional para os paulistanos. Para ajudar você na escolha por morar na Vila Mariana, reunimos aqui informações e curiosidades.

Quer conhecer os principais motivos para tomar a decisão certa e comprar o seu imóvel nesse bairro? Acompanhe a leitura!

Conheça a história da Vila Mariana

Existem, pelo menos, duas versões para contar a origem do nome Vila Mariana. Na primeira delas, a denominação viria de Maria e Anna, nomes que teriam sido unidos pelo coronel Carlos Eduardo de Paula Pettit para dar vida à localidade. A outra conta que esse seria o nome da esposa do engenheiro responsável pela construção da estrada de ferro.

O fato é que a linha férrea, que partia da Liberdade e ia até Santo Amaro, foi inaugurada em 1886 — época na qual a área começou a ser fracionada. Um ano depois, o Matadouro Municipal começou a funcionar ali, dando início ao povoamento do bairro. Hoje, funciona no mesmo prédio a Cinemateca Brasileira, da qual falaremos mais adiante.

Já o Instituto Biológico só teve sua construção concluída em 1945, com o objetivo de controlar as pragas que infestavam os cafezais na época. Agora, quem passa pela Vila Mariana logo percebe que esse bairro nobre de São Paulo é um dos melhores lugares para viver na capital, contando com muitos espaços dedicados a gastronomia, cultura, pesquisa e a esportes.

Veja 10 motivos para você pensar em morar na Vila Mariana

A Vila Mariana tem localização estratégica em São Paulo: na Zona Sul, bem pertinho do centro da capital. É uma região onde vivem pessoas com renda média superior à maioria da população e, por isso, é considerado um bairro nobre.

A seguir, veja alguns motivos para morar na Vila Mariana!

1. Opções de qualidade de vida e lazer

Nada define melhor as qualidades de morar na Vila Mariana que essa informação: é lá que fica o Parque Ibirapuera. Nele, você pode visitar o Museu de Arte Moderna, a Bienal, o Museu de Arte Contemporânea, a Oca (de Oscar Niemeyer), aproveitar a tranquilidade do Pavilhão Japonês e do Jardim de Esculturas.

Poderá simplesmente caminhar, correr, andar de bicicleta e praticar seu esporte preferido. Portanto, quem deseja bem-estar, contato com a natureza e um clima agradável, sabe que esse pode ser o lugar perfeito para viver. Além disso, o bairro ainda preserva ruas arborizadas e praças para receber as famílias, com parquinhos e bancos para aproveitar os dias de clima bom em São Paulo.

2. Acesso e mobilidade urbana

Morar na Vila Mariana é, também, garantia de que terá tranquilidade em relação à mobilidade urbana. Além de ficar próximo ao centro e às principais avenidas, onde estão localizadas grandes empresas (entre elas, Vergueiro, 23 de Maio, Paulista e Lins de Vasconcelos). O bairro ainda conta com estações de metrô e diversas linhas de ônibus que ligam a região ao restante da cidade. Opções de deslocamento não faltam aos seus moradores.

3. Infraestrutura de serviços e comércio

O bairro Vila Mariana reúne o melhor de morar em uma região tranquila e segura, com condomínios residenciais completos, e uma infraestrutura de serviços e comércios. Não é à toa que a região está em constante desenvolvimento — há muitos prédios sendo construídos em suas ruas — e com crescente valorização no mercado imobiliário.

Não faltarão opções de estabelecimentos para atender às suas necessidades básicas, como supermercados, farmácias, padarias, bancas de revistas, escolas, lojas, correios e muitos outros. Além disso, você estará perto do Shopping Vila Mariana, do Shopping Metrô Santa Cruz e da Galeria Paraíso.

Para quem procura atrações culturais, a Cinemateca é endereço certo. Lá, você poderá participar de eventos e mostras especiais voltadas aos apaixonados por cinema. Também, é possível conhecer obras de artistas nacionais na Galeria Quarta Parede.

4. Variedade em gastronomia

Falar sobre viver em São Paulo sem mencionar as opções gastronômicas pode ser considerado um crime, não é mesmo? Na Vila Mariana, o que não faltam são restaurantes, bares, lanchonetes e bistrôs. Muitas outras atrações para quem gosta de se alimentar bem fora de casa. Prova disso são os estabelecimentos na Rua Joaquim Távora, um dos pontos mais visitados no bairro pelas pessoas que procuram por um bom restaurante.

5. Cultura italiana

A Vila Mariana oferece várias opções de passeios culturais, por exemplo, eventos musicais e espetáculos teatrais por um preço acessível. O bairro conta com a Cinemateca Brasileira, composta por salas planejadas para pessoas que amam o cinema. Além disso, são promovidas mostras com curadoria impecável, mais de 200 mil obras internacionais e nacionais.

O Centro Cultural tem programação variada para diversão e aprendizado, bons preços e entradas gratuitas para literatura, dança, teatro e oficinas de música. A sua biblioteca tem um bom acervo de discos, documentos e livros, assim como maravilhosas opções de artes visuais. O Museu e o Centro Universitário Belas Artes fazem exposições de design, arquitetura e arte contemporânea.

O acervo é repleto de atividades interativas, arquivos históricos, criações culturais contemporâneas, coleções de desenhos, pinturas e esculturas para a apreciação do público. A cultura desse local foi formada por imigrantes italianos que residem em suas ruas, com negócios interessantes, fábricas de cerâmica, açougues, armazéns, padarias etc.

6. Educação privilegiada

Quem decide residir na Vila Mariana tem acesso à educação, sendo que a maioria de seus moradores têm o Ensino Médio completo. Uma pequena parcela das pessoas dessa região é analfabeta, já que há diversas instituições de ensino disponíveis, entre as quais estão as mais bem estruturadas do nosso país.

Entre as principais instituições situadas na Vila Mariana estão o Colégio Bandeirantes, o Liceu Pasteur ou Colégio Marista e o Colégio Benjamin Constant. Já aquele que deseja cursar o Ensino Superior terá acesso ao Centro Universitário Belas Artes, à Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e à Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

7. Atividades ao ar livre

O Parque do Ibirapuera está localizado nessa região, oferece um excelente espaço, com enorme área verde e é o mais procurado da América do Sul. Nele, é possível praticar diversos tipos de esportes, visto que conta com pistas de cooper, quadras poliesportivas, estações de aparelhos para atividades físicas, vias específicas para patins, skate e bicicletas.

Esse ambiente é usado por vários grupos de pessoas que praticam exercícios funcionais, todos os dias. O seu visual é perfeito, constituído por um enorme e belo lago, que inspira o desenvolvimento de hábitos saudáveis. O parque oferece exposições do Museu de Arte Contemporânea (MAM) e da Oca, shows no auditório, entre outros eventos.

8. Rotinas diárias

Nas ruas da Vila Mariana são realizadas feiras para a venda de verduras, legumes e frutas frescas. Também, é possível encontrar barracas de caldo de cana e pastel, onde é possível encontrar amigos e vizinhos para estreitar laços ou colocar as conversas em dia. A região ainda abriga aves, peixes, borboletas, répteis, mamíferos e anfíbios.

9. Infraestrutura hospitalar

No bairro Vila Mariana, você encontrará ótimas clínicas, laboratórios adequados e bons hospitais para atender às suas demandas médicas. A infraestrutura é completa com atendimentos no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital do Rim, Hospital Santa Cruz e Hospital do Servidor Público Estadual.

10. Segurança

Essa região tem os mais baixos índices de criminalidade da cidade, ou seja, oferece maior segurança a seus moradores e visitantes. O bairro é um dos mais seguros da cidade, sendo que dificilmente ocorrem crimes violentos, como homicídios, latrocínios etc. Com isso, a qualidade de vida e o conforto estão garantidos nesse lugar.

Descubra o imóvel certo para você

Ficou convencido de que morar na Vila Mariana pode ser a opção certa para você? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores empreendimentos construídos nessa região, para escolher a sua nova casa.

Axis Vila Mariana

Esse é o condomínio feito para as pessoas que desejam morar sozinhas ou para os casais que ainda não pretendem ter filhos. Fica pertinho do Parque Ibirapuera, com acesso muito facilitado às vias que levam a todas as regiões da cidade.

Domy Vila Mariana

Domy também é ideal para quem procura o primeiro apartamento ou ter um imóvel como investimento. Está localizado entre as estações de metrô Ana Rosa e Paraíso, a cinco minutos da Avenida Paulista e bem perto do Ibirapuera.

JT 230 Vila Mariana

Se você quer viver pertinho dos restaurantes e bares mais badalados do bairro, pode preferir esse empreendimento localizado na Joaquim Távora, próximo das estações de metrô Vila Mariana e Ana Rosa. Seu destaque fica por conta da área de lazer.

Omni Ibirapuera

Essa é uma opção para quem quer estar pertinho do Ibirapuera. O Omni fica na esquina mais valorizada da Vila Clementino. Nele, você encontra os charmosos e modernos estúdios, além de apartamentos com uma ou duas suítes. Melhor que isso: fica próximo da estação Hospital São Paulo.

State Ibirapuera

Outra escolha para quem gosta de frequentar o parque é o State Ibirapuera, que oferece imóveis com uma ou duas suítes e a opção de pé direito duplo no living. Localizado na rua Estado de Israel, o acesso à estação de metrô Hospital São Paulo-Vila Clementino é bem rápido.

Entendeu por que é interessante morar na Vila Mariana e o motivo pelo qual esse pode ser o lugar perfeito para você? Saiba que é um dos bairros mais recomendados para quem busca qualidade de vida e conforto em São Paulo. Nele, você encontrará tudo o que precisa para o seu bem-estar e tranquilidade.

Pensa em investir em imóveis na cidade? Deixe aqui o seu comentário e as suas dúvidas sobre o assunto!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.